A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
simulado manu mental

Pré-visualização | Página 2 de 2

é a:
		
	
	Amnésia Retrógrada;
	 
	Amnésia Anterógrada;
	
	Amnésia Global;
	
	Amnésia Lacunar.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308937256)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a reforma psiquiátrica, é incorreto afirmar:
		
	
	No Brasil, a reforma psiquiátrica é um processo que surge mais concreta e principalmente a partir da conjuntura da redemocratiza ção, em fins da década de 1970, fundado não apenas na crítica conjuntural ao subsistema nacional de saúde mental, mas também, e principalmente, na crítica estrutural ao saber e às instituições psiquiátricas clássicas, no bojo de toda a movimentação políticosocial que caracteriza esta mesma conjuntura de redemocratização.
	
	Os serviços criados para substituir à atenção manicomial, os chamados serviços substitutivos, podemos citar os CAPS geral, infantil e álcool e drogas, as residências terapêuticas, hospitais -dia, unidades de acolhimento a usuário de álcool e drogas, consultórios na rua, entre outros.
	 
	A lei 10.216/2001 visa à desinstitucionalização dos pacientes com transtornos mentais graves, protege os direitos dos familiares e regulamenta a internação involuntária.
	
	Está sendo considerada reforma psiquiátrica o processo histórico de formulação crítica e prática que tem como objetivos e estratégias o questionamento e a elaboração de propostas de transformação do modelo clássico e do paradigma da psiquiatria.
	
	O contexto que culminou com o movimento de Reforma psiquiátrica brasileira foram as denúncias de fraude no sistema de financiamento dos serviços e, denúncias do abandono, da violência e dos maus-tratos a que eram submetidos os pacientes internados nos muitos e grandes hospícios do país. Em defesa a isso, foi criado o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), que liderou os acontecimentos que fizeram avançar a luta até seu caráter definidamente antimanicomial.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.