Buscar

Leg Comerc - AD2 2013-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Atividade a Distância – AD2 2013.1
Disciplina: Legislação Comercial
Aluno: 
Procure na internet, ou em qualquer outro meio a que você tenha acesso, o contrato social cujo tipo societário seja de uma companhia fechada.
Cite a fonte onde encontrou o contrato.
Diante do contrato social de companhia fechada escolhido por você, responda às seguintes indagações:
1. O que é o estatuto de uma companhia fechada?
R.: O estatuto é a definição do objeto de modo preciso e completo podendo a companhia ter por objeto participar de outras sociedades cujas ações pertencem somente aos acionistas constantes no estatuto social e cujo estas não são negociadas no mercado de ações, sendo este estatuto as regras firmadas entre os acionistas para o funcionamento da sociedade.
2. Qual a denominação da companhia que você buscou na atividade?
R.: DA SARAIVA E SICILIANO S.A.
3. Qual o objeto social da companhia que você buscou na atividade?
R.: A Companhia tem por objeto social a indústria e o comércio de livros e publicações em geral, bem como a compra e venda de artigos de papelaria, utensílios e materiais de escritório, artigos escolares, brinquedos e produtos afins, CD-ROMs, gravações de áudio e vídeo, equipamentos eletrônicos, computadores e seus programas, suprimentos de informática, artigos e equipamentos de fotografia, bem como os serviços de processamento de material fotográfico, de composição e impressão gráfica em geral, de lanchonete, de comercialização de ingressos para espetáculos públicos de qualquer gênero, de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, além da atividade de correspondente bancário na prestação de serviços de recepção e encaminhamento de propostas de emissão de cartões de crédito, bem como recebimentos e pagamentos de valores relacionados a
essas operações, podendo exercer tal objeto, integral ou parcialmente, também por recepção e transmissão de dados por meios elétricos, eletrônicos, óticos e
magnéticos, com exploração de comércio eletrônico.
4. Como é composto o capital social dessa companhia?
R.: O capital social da Companhia é de R$ 296.317.430,78 (duzentos e noventa e seis milhões, trezentos e dezessete mil, quatrocentos e trinta reais e setenta e oito centavos), dividido em 193.052.608 (cento e noventa e três milhões, cinquenta e duas mil, seiscentas e oito) ações ordinárias, todas nominativas e sem valor nominal.
As ações podem ser representadas por certificados ou títulos múltiplos, devendo os títulos e certificados de ações ser assinados por 02 (dois) Diretores. A cada ação ordinária corresponde o direito a um voto nas deliberações da Assembléia Geral.
A Companhia está autorizada a aumentar seu capital social, independentemente de prévia reforma estatutária, em até 5.000.000 (cinco milhões) de ações, podendo, assim, chegar a 198.052.608 (cento e noventa e oito milhões, cinquenta e duas mil, seiscentos e oito) ações emitidas.
Dentro do limite do capital autorizado, poderá a Companhia, por deliberação do
Conselho de Administração, aumentar o capital social, mediante a emissão de novas ações para subscrição. Nesta hipótese, competirá ao Conselho de Administração fixar as condições de emissão e subscrição, inclusive preço e prazo para integralização e prazo para o exercício do direito de preferência dos acionistas, que não será inferior a 30 (trinta) dias contados da data de publicação do aviso correspondente.
5. Essa companhia tem conselho de administração? Se a resposta for positiva, como ésua composição?
R.: O Conselho de Administração é órgão de deliberação colegiada e será composto de 03 (três) membros, designados Conselheiros, todos acionistas, residentes no País, eleitos pela Assembléia Geral, com mandato de 01 (um) ano, sendo permitidas reeleições sucessivas.
O Conselho de Administração, em reunião conjunta de seus membros, designará o seu presidente, que convocará e presidirá suas reuniões, e um vice-presidente, que o substituirá nos seus impedimentos ou ausências eventuais.
Fonte: http://www.saraivari.com.br/port/perfil/estatuto_livraria.asp

Outros materiais