Buscar

RESUMO FONTES DO DIREITO PAULO NADER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Direito 
Discentes: Eliane Oliveira Lima,
Wermerson Georgio A Guimarães
Disciplina: Introdução Ao Estudo Do Direito
NADER, Paulo. Introdução Ao Estudo Do Direito: Fontes Do Direito. 33ª ed. Rio de Janeiro – 2010.
Fontes do Direito são as várias maneiras de buscar o surgimento de uma norma jurídica e princípios gerais da ciência do direito, entre elas, temos as fontes materiais, fontes formais e fontes históricas.
Fontes Históricas: Tendo em vista que o Direito estar em constante transformação para poder se manter em sincronia com as transformações sócias, Paulo Nader diz que a fonte histórica do Direito contém muitas ideias permanentes que se conservaram presentes na ordem jurídica, pois através dela é possível entender o início das modernas instituições jurídicas: à época, local, e as razões que determinaram a sua formação. Segundo o autor, a necessidade de fazer uma buscar recente ou mais aprofundada das concepções originais é de extrema importância, não apenas para memorizar o Direito, mas também para melhor entender a compreensão dos quadros normativos atuais. Nader afirma que, a Dogmática Jurídica desenvolve seu estudo em função do ordenamento vigente, e deve buscar sempre um subsídio nas fontes históricas, como o retorno dos estudos do Direito Romano, fonte do Direito Ocidental, vislumbrando a experiência no que exista de positivo ou negativo e que possa influir tanto na elaboração de uma norma, quanto na sua posterior aplicação.
Fontes Do Direito Material: Está diretamente ligada aos fatos sociais, pois na medida em que os problemas emergem na sociedade envolvendo o homem, esses acontecimentos fornecem ao legislador elementos necessários a formação dos estatutos jurídicos, dando origem aos dispositivos válidos, sendo assim, todas as autoridades, pessoas, grupos e situações, influenciam a criação do direito em determinada sociedade. Dessa forma, o autor deixa claro que as fontes materiais não são uma vontade arbitrária apenas do querer do legislador, mas uma criação que vem através do querer social.
Fontes Formais: No ordenamento jurídico brasileiro é vista como principal fonte do direito usada na aplicação da justiça no caso concreto. As fontes formais, são as leis escritas utilizadas pelo poder judiciário na aplicação da justiça para solucionar conflitos de interesses existentes em sociedade. Vale ressaltar, que para um processo jurídico constituir uma fonte formal, ele necessita de um poder para criar o Direito, ou seja, terá que criar órgãos que possuem a capacidade de criar regras de conduta social, como o nosso ordenamento é regido pelo Civil Law, a Lei é a principal forma do Direito no país, o que significa que as principais fontes do Direito adotadas são as leis de texto, as quais são criadas através do poder Legislativo, órgão competente para poder elaborá-las.

Outros materiais