Buscar

Aula 02 Teste de conhecimento 04 Biofisica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201603628209)
	Fórum de Dúvidas (6)       Saiba (0) 
	
	O cristalino se situa atrás da íris e é uma lente biconvexa que orienta a passagem de luz até a retina. Está cercado por fluidos na parte anterior e posterior. Na parte anterior, há uma câmara preenchida pelo humor aquoso, enquanto que na parte posterior, há uma câmara preenchida com um líquido viscoso e transparente chamado de humor vítreo. Com a chegada da idade, o cristalino pode perder a sua transparência normal, dificultando a visão, é o que chamamos de:
		
	
	daltonismo.
	
	glaucoma.
	
	miopia.
	
	catarata. 
	
	cegueira.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603710748)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (0) 
	
	Dentre algumas características da X, estão o fato de não ser pigmentada, de ser avascular, de apresentar epitélio não queratinizado, de conter fibras nervosas amielínicas e de apresentar formato convexo que possibilita que a mesma desempenhe importantes funções ópticas. A letra X refere-se à:
		
	
	esclerótica
	
	conjuntiva
	
	córnea
	
	retina
	
	íris
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603710750)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (0) 
	
	Geralmente ocorre quando há uma diferença entre as curvaturas corneanas, levando à dificuldade de enxergar uma reta em determinada posição e não em outra. A sentença destaca um caso de:
		
	
	catarata
	
	miopia
	
	presbiopia
	
	astigmatismo
	
	hipermetropia
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603051526)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (0) 
	
	O ser humano capta a luz através do olho, um órgão esférico extremamente complexo que em pessoas adultas atinge cerca de 24 mm. O olho é composto por três camadas, ou túnicas: Assinale (v) para a alternativa correta.
		
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que alimentam o olho, e a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível. 
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, constituída por vasos sanguíneos mas que não alimentam o olho.
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, não transparente e nem fotossensível
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, transparente e fotossensível. 
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, com função não definida ainda.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603047504)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (0) 
	
	Quando envelhecemos o cristalino se torna maior, mais espesso e menos elástico. Com isso seu poder de acomodação diminui drasticamente. Um indivíduo por volta dos 60 a 70 anos praticamente não consegue acomodação do cristalino e é necessário o uso de lentes bifocais (para perto e para longe). Essa condição é chamada de:
		
	
	Emetropia
	
	Astigmatismo
	
	Miopia
	
	Hipermetropia
	
	Presbiopia
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603628217)
	Fórum de Dúvidas (6)       Saiba (0) 
	
	Os cones são as células capazes de distinguir as (X). Eles são (Y) sensíveis à luz e fornecem uma imagem mais nítida, rica em detalhes. No olho humano encontramos três tipos de cones: um que se excita com a luz vermelha, outro que se excita com a luz verde, e o terceiro que se excita com a luz (Z). Em relação ao contexto do parágrafo, as letras X, Y e Z podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	
	imagens, mais, azul.
	
	cores, menos, amarela.
	
	cores, menos, azul.
	
	imagens, menos, violeta. 
	
	imagens, mais, laranja.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603628354)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (0) 
	
	A visão funciona assim: a luz que chega ao olho atravessa a córnea, o humor aquoso e a pupila, e chega ao cristalino, que direciona os raios de luz até a retina, onde se forma uma imagem invertida do objeto focalizado. Entram então em ação as células receptoras, ou seja, os (x) e os (y), que enviam impulsos nervosos ao (z), que por sua vez os envia ao (w). A imagem que chega ao cérebro é então interpretada, de modo que a imagem, antes invertida, seja vista na posição correta. Em relação ao parágrafo, as incógnitas (x), (y), (z) e (w), podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	
	melanócitos, cones, nervo oculomotor, cérebro.
	
	melanócitos, bastonetes, nervo óptico, cerebelo.
	
	cones, bastonetes, nervo oculomotor, cerebelo.
	
	cones, bastonetes, nervo óptico, cérebro.
	
	bastonetes, cones, nervo trigêmeo, mesencéfalo.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603068738)
	Fórum de Dúvidas (5 de 6)       Saiba (0) 
	
	Atrás do cristalino encontramos um líquido com a composição parecida do plasma sanguíneo, o humor aquoso. São papeis importantes desta estrutura líquida:
		
	
	responsável por filtrar o excesso de luz que chega aos nossos olhos.
	
	o humor aquoso é o mesmo desde o nascimento não possuindo nenhum papel para o funcionamento da visão
	
	responsável pela formação correta da imagem, ele apresentam capilares que levam o oxigênio para a córnea e a íris
	
	responsável pela oxigenação e nutrição do olho, por isso ele é drenado várias vezes ao dia.
	
	esta estrutura por ser líquida não interfere na formação da imagem e o seu mal funcionamento não provoca nenhuma doença.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais