Buscar

PETIÇÃO/INCOMPETENCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO/RJ.
Autos do Processo nº: 1234987889/2011 (CN J-123456789010.2011.4567)
LORENA ANTUNES, já qualificada nos autos da ação de cobrança que lhe move CAPITU DE ASSIS, vem por seu Advogado, nos termos do art. 336 do Código de Processo Civil, apresentar CONTESTAÇÃO, pelas razoes de fato e de direito a seguir expostas. 
I. BREVE RELATO DOS FATOS:
A Requerida foi acionada em ação de cobrança, ajuizada em Vitória ( 1ª Vara Cível), domicilio da credora, Capitu de Assis. Trata-se de inadimplemento contratual, no qual não há titulo executivo. Ocorre que a Requerente reside no Rio de Janeiro/RJ.
II. DAS PRELIMINARES 
II. I. INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA
	Inicialmente, cumpre salientar que o Juízo para o qual a presente ação foi dirigida, é absolutamente incompetente para o exame e processamento da causa.
	Ocorre que a Requerida é empregada da Requerente e a importância que se reclama em pagamento a titulo de empréstimo, nada mais é do que adiantamento salarial resultante de relação empregatícia. 
	Conseguintemente, por se tratar de questão disciplinada na consolidação das leis do trabalho, o Juízo competente para apreciação do litigio é a Justiça do Trabalho por meio de uma das suas Varas Trabalhistas, e não o Juízo Cível.
	Por tais motivos, o Requerido pede a Vossa Excelência, que se digne a acolher a presente Arguição de Incompetência remetendo, assim, os autos ao Juízo competente, que, no caso, é o da Justiça do Trabalho e a condenação da Requerente no que tange as custas processuais. 
II. II. INCOMPETÊNCIA RELATIVA
A Requerente promoveu a presente demanda com a finalidade de receber quantia alegada como inadimplida.
Ocorre que, foi distribuída na comarca de Vitória/ES, sendo que a Requerida reside, conforme documentos anexos, na comarca do Rio de Janeiro/RJ.
Diante disso, como se vê, há vício claro e evidente na presente demanda conforme, art. 46, caput do Código de Processo Cível vigente, vejamos:
Art. 46. “ A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicilio do réu”.
Portanto, requer que os autos sejam remetidos para a comarca competente para apreciação da lide.
III. DO MÉRITO
Não obstante, com base no princípio da eventualidade, insurge-se contra a pretensão formulada pela requerente, para que o mérito sejam os pedidos julgados improcedentes, conforme fundamentação à seguir.
IV. DO PEDIDO
Diante do exposto, requer:
Preliminarmente, sejam reconhecidas as arguições de incompetência absoluta e relativa e que os autos sejam remetidos ao juízo competente.
Caso afastadas as preliminares, no mérito, o reconhecimento da inexistência do inadimplemento.
A condenação da Requerente no ônus da sucumbência.
Provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente pelos documentos ora juntados aos autos.
		 Termos em que, pede deferimento.
		 Rio de Janeiro/RJ, 18 de Novembro de 2016
		 Pontes de Miranda
			 OAB/RS 3.523

Outros materiais