Buscar

Avaliando Aprendizado 1 Direito Civil I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603484293)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da eficácia da lei no tempo e no espaço, assinale a opção CORRETA.
		
	 
	Em razão da denominada ultratividade da norma, mesmo revogado, o Código Civil de 1916 tem aplicação às sucessões abertas durante a sua vigência, ainda que o inventário tenha sido proposto após o advento do Código Civil de 2002.
	
	Caso uma lei cujo prazo de vigência não se tenha iniciado seja novamente publicada para correção de erro material constante da publicação anterior, o prazo da vacatio legis será contado a partir da primeira publicação, salvo se outra data nela vier expressa.
	
	No que se refere à eficácia espacial da lei, o ordenamento pátrio adotou o sistema da territorialidade moderada, de forma a permitir a aplicação de lei brasileira dentro do território nacional e, excepcionalmente, fora, sem, contudo, admitir a aplicação de lei estrangeira nos limites do Brasil.
	
	O direito brasileiro veda o denominado efeito repristinatório das normas, mesmo que previsto expressamente, de modo que uma lei nova não pode prever a recuperação da vigência de lei já revogada.
	
	A contagem do prazo para a entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância deve ser feita nos termos da regra geral do direito civil, de modo a se excluir a data da publicação da lei e se incluir o último dia do prazo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603488529)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação à personalidade e à capacidade da pessoa natural, analise as assertivas abaixo. I. Uma pessoa com dezesseis anos pode ser interditada. II. Os atos jurídicos praticados por absolutamente incapaz são anuláveis. III. A emancipação acarreta a antecipação da maioridade. IV. Pela teoria concepcionista, o nascituro já tem personalidade jurídica antes do nascimento com vida. V. Os pródigos são relativamente incapazes, de modo que podem praticar, validamente e sem assistência, atos que não envolvam a administração direta de seus bens. Está correto o que se afirma APENAS em:
		
	
	B) I, III, IV e V.
	 
	E) I, II e III.
	 
	C) I, IV e V.
	
	A) I, III e V.
	
	D) II, IV e V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603393259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV - Exame de Ordem 2014.2) Maria Clara, então com dezoito anos, animada com a conquista da carteira de habilitação, decide retirar suas economias da poupança para adquirir um automóvel. Por saber que estava no início da sua carreira de motorista, resolveu comprar um carro usado e pesquisou nos jornais até encontrar um modelo adequado. Durante a visita de Maria Clara para verificar o estado de conservação do carro, o proprietário, ao perceber que Maria Clara não era conhecedora de automóveis, informou que o preço que constava no jornal não era o que ele estava pedindo, pois o carro havia sofrido manutenção recentemente, além de melhorias que faziam com que o preço fosse aumentado em setenta por cento. Com esse aumento, o valor do carro passou a ser maior do que um modelo novo, zero quilômetro. Contudo, após as explicações do proprietário, Maria Clara fechou o negócio. Sobre a situação apresentada no enunciado, assinale a opção correta.
		
	
	Maria Clara sofreu coação para fechar o negócio, diante da insistência do antigo proprietário e, por isso, pode ser proposta a anulação do negócio jurídico no prazo máximo de três anos.
	
	O negócio efetuado por Maria Clara não poderá ser anulado porque decorreu de manifestação de vontade por parte da adquirente. Dessa forma, como não se trata de relação de consumo, Maria Clara não possui essa garantia.
	
	O pai de Maria Clara, inconformado com a situação, pretende anular o negócio efetuado pela filha, porém, como já se passaram três anos, isso não será mais possível, pois já decaiu seu direito.
	 
	O negócio jurídico efetuado por Maria Clara pode ser anulado; porém, se o antigo proprietário concordar com a diminuição no preço, o vício no contrato estará sanado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603469725)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência, salvo disposição em contrário (LINDB). Havendo disposição em contrário, ocorre:
		
	
	Revogação
	
	Derrogação
	 
	Repristinação
	
	Anulação
	
	Ab-rogação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603314310)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O art. 1º do Código Civil prescreve que toda pessoa é capaz de direitos e obrigações na ordem civil. Assim:
		
	 
	o texto consagra a chamada capacidade de gozo ou de direito;
	
	o texto apenas se refere à legitimação para os atos da vida civil;
	 
	o texto se refere à capacidade civil.
	
	o texto consagra a chamada capacidade de exercício ou de fato;
	
	o texto se refere à capacidade cognitiva.

Continue navegando