A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
APOL FISICA E MATEMATICA nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 3

Simulados: 100			17/03/17
Física e Matemática: Aproximações 
Questão 1/2 - Física e Matemática: Aproximações 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No ensino da Física, a linguagem matemática é muitas vezes considerada como a grande responsável pelo fracasso escolar. É comum professores alegarem que seus alunos não entendem Física devido à fragilidade de seus conhecimentos matemáticos. Para muitos, uma boa base matemática nos anos que antecedem o ensino de Física é garantia de sucesso no aprendizado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino da Física. v. 19, n. 1, p. 88-108, ago. 2002, p. 88-89. 
Relacione o texto acima às discussões desenvolvidas no texto-base A matemática como estruturante do conhecimento físico e assinale a alternativa correta.
	
	A
	A afirmativa apresentada não é correta, pois a Física é uma ciência independente da Matemática.
	
	B
	A afirmativa apresentada é uma conclusão preliminar, pois a questão necessita de uma análise estrutural do conhecimento e do papel da Matemática no ensino de Física.
	
	C
	A afirmativa apresentada é correta, pois saber Matemática é uma condição necessária e suficiente para entender a Física.
	
	D
	A afirmativa apresentada não é correta, pois é a Matemática que depende da Física.
	
	E
	A afirmativa apresentada é correta, pois o saber físico é constituído a partir do saber matemático.
Questão 2/2 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o extrato de texto a seguir:
“Se a matemática é a linguagem que permite ao cientista estruturar seu pensamento para apreender o mundo, o ensino de ciências deve propiciar meios para que os estudantes adquiram essa habilidade. [...] não se trata apenas de saber Matemática para poder operar as teorias físicas que representam a realidade, mas saber apreender teoricamente o real através de uma estruturação matemática”. (grifo nosso)
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, jul. 2009. p. 190. 
De acordo com o texto-base Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico, em relação ao papel da matemática no ensino de física, assinale a alternativa que está de acordo com a citação acima.
 
	
	A
	É preciso ensinar os alunos a pensar matematicamente quando se deparam com problemas de Física e não apenas saber aritmética, álgebra ou geometria.
	
	B
	Saber matemática implica saber apreender o real através de uma estruturação matemática.
	
	C
	A matemática, como linguagem, não permite a compreensão do real por meio do pensamento estrutural matemático.
	
	D
	A linguagem matemática que permite ao cientista estruturar o pensamento na apreensão do mundo, corresponde às operacionalizações aritméticas, algébricas ou geométricas.
	
	E
	O ensino de ciências deve propiciar meios para os alunos adquirirem as habilidades de operacionalizações aritméticas, algébricas e geométricas.
0:09:29
Questão 1/2 - Física e Matemática: Aproximações 
Leia o extrato de texto a seguir:
“O cotidiano está impregnado dos saberes e fazeres próprios da cultura. A todo instante, os indivíduos estão comparando, classificando, quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que são próprios à sua cultura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTO, Adilson Oliveira do Espírito; SILVA, Francisco Hermes Santos da. A contextualização: uma questão de contexto. Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do VIII ENEM – Comunicação Científica, p. 5. 
De acordo com o texto-base A contextualização: uma questão de contexto, em relação ao texto acima, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O texto mostra os saberes matemáticos que podem ser contextualizados no cotidiano do aluno.
	
	B
	O texto mostra que os instrumentos materiais e intelectuais utilizados podem ser contextualizados.
	
	C
	O texto mostra diversas situações que envolvem ações cognitivas e, portanto, podem ser contextualizadas no cotidiano do aluno.
	
	D
	O texto mostra os conhecimentos matemáticos que devem ser ensinados no cotidiano do aluno.
	
	E
	O texto mostra o ensino contextualizado no cotidiano do aluno por meio dos saberes e fazeres da cultura.
	0:10:14
Questão 2/2 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o extrato de texto a seguir:
“Quando se procura refletir sobre uma porção da realidade, na tentativa de explicar, de entender, ou de agir sobre ela – o processo usual é selecionar, no sistema, argumentos ou parâmetros considerados essenciais e formalizá-los através de um sistema artificial: o modelo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem matemática. Book August, 2002, p. 20. 
De acordo com o texto-base Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, em relação ao Modelo Teórico, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O modelo teórico será sempre construído em torno de um modelo objeto com um código de interpretação.
	
	B
	Ele deve conter as mesmas características que o Modelo Objeto, isto é, deve representar as mesmas variáveis essenciais existentes no fenômeno.
	
	C
	Um modelo epidemiológico (sistema de equações diferenciais) que considera o grupo de infectados como sendo homogêneo é um exemplo de um modelo teórico.
	
	D
	Um desenho para representar o alvéolo usado pelas abelhas é um exemplo de um modelo teórico.
	
	E
	Suas características predominantes são: a estabilidade e a homogeneidade das variáveis.
	
	
	Questão 1/2 - Física e Matemática: Aproximações 
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A contextualização é um elemento cada vez mais presente nas avaliações oficiais e nos livros didáticos, como ocorre com o ENEM/Matemática e os livros indicados pelo Plano Nacional Livro Didático – PNLD do MEC”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTO, Adilson Oliveira do Espírito; SILVA, Francisco Hermes Santos da. A contextualização: uma questão de contexto. Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do VIII ENEM – Comunicação Científica, p. 5. 
No texto-base A contextualização: uma questão de contexto, os autores mostram várias possibilidades de se fazer um ensino de matemática contextualizado, em relação a uma dessas possibilidades, o que pode ser uma matemática contextualizada no tempo e no espaço? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Uma contextualização com a física.
	
	B
	Uma contextualização com a geografia.
	
	C
	Uma contextualização com o cotidiano.
	
	D
	Uma contextualização com a história da Matemática.
	
	E
	Uma contextualização com a história das ciências da natureza.
Questão 2/2 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento se texto a seguir:
“Em relação ao papel da Matemática no ensino de Física, a habilidade estruturante desempenha uma função muito importante, pois diz respeito à formulação do pensamento matemático, à problemática ou o conhecimento em questão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n.2, p. 190, jul. 2009. 
De acordo com o texto-base Habilidades Técnicas Versus Habilidades

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.