A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Apol 2 FÍSICA MATEMATICA E APRÓXIMAÇÕES NOTA 100

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material Apol 2 FÍSICA MATEMATICA E APRÓXIMAÇÕES NOTA 100 - página 1
Pre-visualização do material Apol 2 FÍSICA MATEMATICA E APRÓXIMAÇÕES NOTA 100 - página 2
Pre-visualização do material Apol 2 FÍSICA MATEMATICA E APRÓXIMAÇÕES NOTA 100 - página 3

Apol 2 FÍSICA MATEMATICA E APRÓXIMAÇÕES NOTA 100

Apol 2: Física e Matemática: Aproximações NOTA 100
Questão 1/5 - Física e Matemática: Aproximações
 “O processo da modelagem matemática é bastante complexo e constituem diversas etapas que devem ser executadas de forma sequencial, desde o momento em que se tem a clareza do problema até aquele momento em que o problema é resolvido e a solução é validada”.
De acordo com o texto-base Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, sobre Modelagem Matemática, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
I. É uma atividade essencialmente laboratorial onde se processa a obtenção de dados.
II. É o procedimento que deve levar à formulação dos modelos matemáticos.
III. O modelo matemático é obtido quando se substitui a linguagem natural das hipóteses por uma linguagem matemática coerente.
IV. É o processo de aceitação ou não do modelo proposto – nesta etapa, os modelos, juntamente com as hipóteses que lhes são atribuídas, devem ser testados em confronto com os dados empíricos, comparando suas soluções e previsões com os valores obtidos no sistema real.
V. Alguns fatores ligados ao problema original podem provocar a rejeição ou aceitação dos modelos. Quando os modelos são obtidos considerando simplificações e idealizações da realidade, suas soluções geralmente não conduzem à previsões corretas e definitivas.
(   ) Resolução
(   ) Validação
(  ) Experimentação
(  )  Modificação
(   ) Abstração
Assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	A
	I – IV – II – III – V
	
	B
	III – I – V – IV – II
	
	C
	V – I – IV – II – III
	
	D
	II – V – III – IV – I
	
	E
	III – IV – I – V – II CORRETA
Questão 2/5 - Física e Matemática: Aproximações
 “Nos livros de Física, as leis ou conceitos, geralmente, são expressos por meio de fórmulas matemática. Um exemplo é a fórmula matemática que representa a energia de um corpo e é dada por: E=12mv2 , sendo E – energia, m – massa e v – velocidade”.
De acordo com o texto-base A matemática como estruturante do conhecimento físico, assinale a alternativa que corresponde à descrição correta da fórmula matemática mostrada acima.
	
	A
	A energia do corpo depende da massa e da velocidade, sendo proporcional à massa e ao quadrado da velocidade. CORRETA
	
	B
	A energia do corpo é função da metade da massa e da metade da velocidade ao quadrado, sendo proporcional à massa m e ao quadrado da velocidade v.
	
	C
	A energia do corpo depende da massa ou da velocidade, sendo proporcional à massa m e à velocidade v.
	
	D
	A energia do corpo é uma função quadrática da velocidade, sendo metade da massa  a constante de proporcionalidade.
	
	E
	A energia do corpo é uma função independente e com constante de proporcionalidade igual ao produto da metade da massa pela velocidade ao quadrado do corpo.
Questão 3/5 - Física e Matemática: Aproximações
	
	A
	A resolução de problemas relaciona uma Matemática mais dedutiva, menos experimental com a Matemática forma
	
	B
	A resolução de problemas privilegia a aplicação de fórmulas e a execução de estratégias previamente formuladas.
	
	C
	Na resolução de problemas, exige-se pouco esforço cognitivo dos alunos, ao possibilitar que os conceitos e princípios matemáticos fiquem mais compreensivos para eles.
	
	D
	A resolução de problemas permite a representação do problema (desenhos, esquemas, diagramas) que é, quase sempre, diferente da representação da solução (regras, fórmulas, algoritmos). CORRETA
	
	E
	A resolução de problemas é uma metodologia que privilegia o individualismo do aluno no processo ensino-aprendizagem.
 “A resolução de problemas, como metodologia de ensino da Matemática, pode fazer com que os conceitos e princípios matemáticos fiquem mais compreensivos para os estudantes uma vez que eles serão elaborados, adquiridos, investigados de maneira ativa e significativa. É a apropriação compreensiva do conteúdo, pois é uma Matemática mais qualitativa em destaque”.
De acordo com o texto-base Resolução de problemas nas aulas de Matemática, em relação à resolução de problemas como metodologia de ensino da Matemática, assinale a alternativa correta.
Questão 4/5 - Física e Matemática: Aproximações
 “Galileu Galilei, físico e astrônomo, nasceu na cidade de Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1.564. Em 1.574, é enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, até que, em 1.581, seu pai o matriculou como estudante de medicina na Universidade de Pisa, mas, depois de ter-se iniciado em matemática, astronomia e física por conta própria, abandona o curso de medicina”.
De acordo com o texto-base A matemática como estruturante do conhecimento físico, assinale a alternativa que está associada à ideia concebida por Galileu em relação à Matemática.
	
	A
	A matemática é a própria Natureza, em essência.
	
	B
	A matemática é uma mitologia grega.
	
	C
	A matemática é uma linguagem direta de interpretação da natureza. 
CORRETA
	
	D
	A matemática é uma linguagem analógica dos fenômenos naturais.
	
	E
	A matemática é uma linguagem empírica dos fenômenos naturais.
Questão 5/5 - Física e Matemática: Aproximações
 “Nos livros de Física, as leis ou conceitos, geralmente, são expressos por meio de fórmulas matemáticas. Um exemplo é a fórmula matemática que representa a lei de Coulomb e dada, em módulo, por: F=14πε0q1q2r2,F=14πε0q1q2r2,   sendo FF – a força, q1q1 e q2q2 – as cargas elétricas dos corpos, rr – a distância entre eles e ε0ε0 é a constante de permissividade elétrica do meio em que se encontram os corpos”.
De acordo com o livro-base Matemática e Física: aproximações assinale a alternativa que corresponde à descrição correta da fórmula matemática mostrada acima.
	
	A
	A força elétrica entre os corpos é função do meio, das cargas elétricas e da distância entre as cargas, sendo o seu módulo proporcional ao quadrado dessa distância e ao produto das cargas elétricas.
	
	B
	A força elétrica depende das cargas elétricas e da distância entre elas, sendo o seu módulo proporcional ao produto das cargas e ao inverso do quadrado da distância entre essas cargas.
	
	C
	A força elétrica entre os corpos é função do meio, das cargas elétricas e da distância entre elas e cresce com o aumento do quadrado da distância entre as cargas.
	
	D
	A força elétrica depende do meio e aumenta com o produto dos módulos das cargas elétricas e com o quadrado da distância entre elas.
	
	E
	A força elétrica entre os corpos depende do meio em que se encontram as cargas e é proporcional ao produto dessas cargas e ao inverso do quadrado da distância entre elas. CORRETA