A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
APOL FISICA E MATEMATICA nota 100

Pré-visualização | Página 3 de 3

A força elétrica entre os corpos é função do meio, das cargas elétricas e da distância entre as cargas, sendo o seu módulo proporcional ao quadrado dessa distância e ao produto das cargas elétricas.
	
	B
	A força elétrica depende das cargas elétricas e da distância entre elas, sendo o seu módulo proporcional ao produto das cargas e ao inverso do quadrado da distância entre essas cargas.
	
	C
	A força elétrica entre os corpos é função do meio, das cargas elétricas e da distância entre elas e cresce com o aumento do quadrado da distância entre as cargas.
	
	D
	A força elétrica depende do meio e aumenta com o produto dos módulos das cargas elétricas e com o quadrado da distância entre elas.
	
	E
	A força elétrica entre os corpos depende do meio em que se encontram as cargas e é proporcional ao produto dessas cargas e ao inverso do quadrado da distância entre elas.
Questão 4/5 - Física e Matemática: Aproximações 
Analise o fragmento de texto a seguir:
“A Matemática utilizada na Física possui uma semântica diferente daquela ensinada pelos professores de Matemática. Essa defesa é fundamentada em três dimensões: 1) os estudantes têm dificuldade de mapear/traduzir conceitos dos cursos de Matemática para os cursos de Física; 2) existem diferenças ontológicas entre a matemática ensinada nos cursos de Matemática e a matemática necessária nos cursos de Física; e 3) os estudantes acham que existe uma diferença entre a ‘Matemática das aulas de Física’ e a ‘Matemática das aulas de Matemática’ (essa afirmação é baseada na análise das falas dos próprios estudantes). Para ilustrar essa situação, vejamos a lei de Ohm dada por U=R.iU=R.i, onde U é diferença de potencial, R é a resistência elétrica e i é a corrente elétrica; e a correspondente relação matemática que pode representar essa lei física é dada por y=kxy=kx.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, jul. 2009. p. 192-193.
De acordo com o texto-base Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico, sobre o papel da matemática no ensino de física, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
(  ) Graficamente é possível representar a função linear y=kxy=kx como uma reta que passa pela origem e possui inclinação k, dada por tgα=ktgα=k, onde αα é o ângulo formado entre a reta e o eixo x.
(  ) x tradicionalmente representa a variável independente, y a variável dependente e k a constante de proporcionalidade.
(  ) Na Física, a separação entre variáveis dependentes e independentes é unívoca, ou seja, a tensão sempre será a variável dependente e a resistência e a corrente as variáveis independentes.
(  ) Na Física, só é possível obter a tensão se for medida a corrente elétrica.
(  ) Na Física, só é possível obter a corrente se for medida a tensão.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F – F
	
	B
	V – V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F – V
	
	D
	V – V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – V – V
Questão 5/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O processo da modelagem matemática é bastante complexo e constituem diversas etapas que devem ser executadas de forma sequencial, desde o momento em que se tem a clareza do problema até aquele momento em que o problema é resolvido e a solução é validada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem matemática. Book August, 2002, p. 26.
De acordo com o texto-base Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, sobre Modelagem Matemática, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
I. É uma atividade essencialmente laboratorial onde se processa a obtenção de dados.
II. É o procedimento que deve levar à formulação dos modelos matemáticos.
III. O modelo matemático é obtido quando se substitui a linguagem natural das hipóteses por uma linguagem matemática coerente.
IV. É o processo de aceitação ou não do modelo proposto – nesta etapa, os modelos, juntamente com as hipóteses que lhes são atribuídas, devem ser testados em confronto com os dados empíricos, comparando suas soluções e previsões com os valores obtidos no sistema real.
V. Alguns fatores ligados ao problema original podem provocar a rejeição ou aceitação dos modelos. Quando os modelos são obtidos considerando simplificações e idealizações da realidade, suas soluções geralmente não conduzem à previsões corretas e definitivas.
(III ) Resolução
(IV ) Validação
( I ) Experimentação
(V )  Modificação
( II  ) Abstração
Assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	A
	I – IV – II – III – V
	
	B
	III – I – V – IV – II
	
	C
	V – I – IV – II – III
	
	D
	II – V – III – IV – I
	
	E
	III – IV – I – V – II
“Um exemplo é a fórmula matemática que representa energia de um corpo e é dada por : , sendo E – energia, m – massa e v – velocidade A matemática como estruturante do conhecimento físico, assinale a alternativa que corresponde à descrição correta da fórmula 
matemática mo tr ada ac i ma. C ORRE TA LE TRA A 
A ener gia d o c orpo de pen de d a massa e da ve loci dade, s endo pr oporc ional à ma ssa e ao 
quadrado d a ve loci dade.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.