Buscar

Questão discursiva de escultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Leia a citação a seguir: 
“O termo assemblage é incorporado às artes em 1953, cunhado pelo pintor e gravador francês Jean Dubuffet (1901-1985) [...]. O trabalho artístico [neste caso] visa romper definitivamente as fronteiras entre arte e vida cotidiana; ruptura já ensaiada pelo dadaísmo, sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp (1887-1968) e pelas obras Merz (1919), de Kurt Schwitters (1887-1948)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo325/assemblage. Acesso em 21 de fev. 2017. 
Levando-se em consideração a citação acima e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a assemblage, explique o que é esse tipo de escultura, descrevendo os materiais utilizados em sua produção e as ações empregadas em sua produção.
Questão 2
Considere o seguinte trecho de texto: 
“Um fato capital na obra de Archipenko e da maior significação para a escultura contemporânea despontará, todavia, desde os primeiros anos na década de 1920: a renúncia aos corpos plenos que constituem a herança da estatuária de outrora. É ele o primeiro escultor a ter tido a ideia de perfurar o bloco monolítico e a dar aos vazios o valor plástico dialético equivalente aos cheios, uma das inovações essenciais que permite o progresso linguístico dessa arte em nosso tempo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANINI, W. Tendências da escultura moderna. São Paulo: Cultrix, 1971. p. 105. 
Com base neste trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais descreva sucintamente as principais características que mudaram os rumos formais da escultura no início do século XX.
Questão 3
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Ao utilizar cimento, madeira, pregadores, papel, plástico, conchas, sucata industrial, o artista do século XX às vezes assemelha-se mais a um sucateiro do que a um escultor clássico. Calder, quando criança, pegava do chão tudo o que encontrava e guardava nos bolsos: pedaços de barbante, rolhas, arames”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHAND, Pierre. O Trabalho dos Escultores. São Paulo: Melhoramentos, 1995. p.24. 
As principais técnicas trabalhadas tradicionalmente na escultura (fundição, entalhe, modelagem) praticamente deixaram de ser utilizadas no início do século XX. Os materiais modernos e contemporâneos se distinguem totalmente das obras feitas em pedra, metal e madeira, utilizados anteriormente na história da escultura. Considerando a descrição dada e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais explique, de modo sucinto, a passagem do uso dos materiais e técnicas tradicionais para os meios contemporâneos.
Questão 4
Considere o trecho a seguir: 
“Desde a pré-história todas as técnicas da escultura já existiam, ao contrário da pintura, cujos progressos foram ocorrendo ao longo dos séculos. Desde os tempos mais remotos os homens sabiam trabalhar a terra, a pedra e a madeira. Somente bem mais tarde, no entanto, aprenderam a fundir o metal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHAND, Pierre. O Trabalho dos Escultores. São Paulo: Melhoramentos, 1995. p. 3. 
Considerando o trecho de texto dado e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, defina o que é escultura e descreva os três processos por meio dos quais se produz uma escultura.

Outros materiais