Buscar

Gabarito AP1 MTPT 2017 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO PRESENCIAL – AP1
Período - 2017/1º
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo
Docente: Elis Regina Barbosa Angelo
Tutoras: Caroline Brito e Ana Cruz
Nome: ___________________________________________________________________
Data: ____________________________________________________________________
Gabarito
Questão 01: Existem diversas formas de conhecer o mundo, de gerar conhecimento sobre ele. Tendo isso em vista, relacione cada uma das formas de saber com suas respectivas características (1 ponto):
	(1) Conhecimento mítico
	( 4 )
	Baseia-se no pensamento e no raciocínio, sendo exclusivo do ser humano.
	(2) Conhecimento teológico
	( 2 )
	Baseia-se na fé, apresentando verdades indiscutíveis e inquestionáveis.
	(3) Conhecimento técnico
	( 5 )
	Baseia-se nas experiências fisiológicas, sendo comum a humanos e animais.
	(4) Conhecimento intelectual
	( 3 )
	Baseia-se na operacionalização, no saber fazer. 
	(5) Conhecimento sensorial
	( 1 )
	Baseia-se na intuição, derivando da crença na existência de modelos sobrenaturais.
Questão 02: O homem tem necessidade de conhecer e de explorar o meio em que vive. O senso comum, o bom senso, a arte, a religião, a filosofia e a ciência são formas de saber que auxiliam o homem a entender o mundo e a orientar suas ações. Tendo isso em vista, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem (2 pontos):
	( V )
	O senso comum é o conhecimento adquirido por exigências da vida cotidiana; fornece condições para o agir, todavia é um conjunto de concepções fragmentadas, recebidas sem crítica e, muitas vezes, incoerentes, tornando-se, assim, fonte de preconceitos.
	( V )
	O bom senso, ao contrário do senso comum, apresenta-se como uma elaboração refletida e coerente do saber; em vez da aceitação cega de determinações alheias, pelo bom senso o sujeito livre e crítico questiona os valores estabelecidos, e decide pelo que se revela mais sensato ou plausível.
	( V )
	A ciência caracteriza-se como um sistema de conhecimentos, expressos em proposições gerais e objetivas sobre a realidade empírica; é um conhecimento construído por um processo de raciocínio rigoroso e metodicamente conduzido, baseado na experiência, permitindo explicar, prever e atuar sobre os fenômenos.
	( F )
	Religião e filosofia são duas formas antagônicas de interpretação da realidade; a filosofia, unicamente com o raciocínio lógico-formal, busca entender apenas o mundo natural e o humano; a religião ocupa-se apenas da razão.
	( V )
	O conhecimento filosófico caracteriza-se como um saber elucidativo, crítico e especulativo; como elucidativo, visa a esclarecer e a delimitar conceitos e problemas; como crítico, nada aceita sem exame prévio e reflexão; como especulativo, assume a atitude teórica e globalizadora, que envolve os problemas em uma visão total.
Questão 03: Os dados coletados e a forma com que serão tratados definem a escolha do método científico adequado à pesquisa que se quer fazer. Tendo isso em vista, relacione as sentenças abaixo com os métodos indutivo ou dedutivo (2 pontos):
Método dedutivo
Método indutivo
	( 2 )
	Método empirista, que considera a experiência como base para o conhecimento. 
	( 1 )
	Utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, em que a análise parte de uma situação geral para uma particular, na forma de um silogismo. Ex: Todos os homens morrem. João é um homem. Logo, João é mortal.
	( 1 )
	Método racionalista, que pressupõe a razão como única forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro.
	( 2 )
	Parte da observação de casos particulares da realidade concreta, na busca por uma lei geral. Ex: O ferro conduz eletricidade. O ferro é metal. O ouro conduz eletricidade. O ouro é metal. O cobre conduz eletricidade. O cobre é metal. Logo, os metais conduzem eletricidade.
Questão 04: Defina problema de pesquisa e hipótese, relacionando os dois conceitos (2 pontos).
Um problema de pesquisa é aquele que não possui resposta imediata, necessitando de respostas organizadas a partir de um processo investigativo. O problema é uma questão que pode ser respondida por meio da pesquisa e sua formulação requer conhecimento teórico. Os problemas surgem de questões de natureza prática, na percepção de alguma dificuldade teórica, ou da frustração de expectativas. Toda pesquisa inicia-se com a formulação de um problema e tem por objetivo a sua solução). Um problema é a mesma coisa que definir questões não resolvidas, passíveis de tratamento científico. A hipótese é uma suposição que fazemos na tentativa de responder ao problema da pesquisa. Não pode ser uma opinião, mas uma afirmação advinda de bases sólidas fundamentadas cientificamente.
Questão 05: Defina tema e objeto de pesquisa, relacionando os dois conceitos (2 pontos).
O tema é o ponto de partida da pesquisa e envolve a seleção do fato, fenômeno ou assunto a ser investigado. Ele é o contexto de onde se escolhe o objeto. É necessário delimitá-lo, tornando-o mais específico, para se chegar ao objeto. O objeto de pesquisa em Turismo é, dentro do tema pro​posto, a imagem central que se quer compreender, ou seja, ao relacionarmos o tema, o problema e suas relações, um objeto é foco central para a investigação. A escolha do tema e a sua delimitação, podem ser feitas a partir de uma revisão da literatura, que é pesquisar o que já foi estudado e publicado sobre o assunto em questão.
Questão 06: Considere os excertos abaixo, extraídos do livro “Sociedade de Esquina”, de William Foote Whyte, que realizou o trabalho de campo de sua pesquisa de doutorado durante quatro anos em uma comunidade pobre de Boston. 
Quando o pesquisador está instalado numa universidade, indo ao campo apenas por poucas horas de cada vez, pode manter sua vida social separada da atividade de campo. Lidar com seus diferentes papéis não é tão complicado. Contudo, se viver por um longo período na comunidade que é seu objeto de estudo, sua vida pessoal estará inextrincavelmente associada à pesquisa.
***
Arenberg também discutiu comigo a questão dos métodos de pesquisa de campo, enfatizando a importância de observar as pessoas em ação e escrever um relatório detalhado sobre os comportamentos concretos, totalmente isento de julgamentos morais.
***
Meus dias com os Martini eram assim: acordava por volta das nove horas e tomava café. (...) Depois de comer, voltava para o quarto e passava o resto da manhã, ou a maior parte dela, datilografando as notas que havia tomado sobre os acontecimentos da véspera. Almoçava no restaurante e então ia para a esquina. Usualmente voltava para jantar no restaurante e depois saía para a noite. 
Assinale a abordagem metodológica descrita pelo autor (1 ponto):
( ) pesquisa-ação
( ) história de vida
( x ) observação participante
( ) estudo de caso

Outros materiais