Buscar

relatorio parcial outubro 2016

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO COMERCIAL
 
LUIZ ADRIANO CAMARGO	RA 1240459318
 FABIANO SOLA RA 0127502428
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
PROINTER IV
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: 
SOROCABA /SP
2016
 01
SUMÁRIO
1 - APRESENTAÇÃO ..................................................................02
2 - LOGOTIPO ..............................................................................03
2.1 - A ESCOLHA DO NOME .................................................... .03
3 - LAYOUT DO ESTABELECIMENTO .................................... 04
3.1 - PORTFÓLIO ........................................................................ 04
4 - LOCALIZAÇÃO .....................................................................05
5 - BREVE HISTÓRICO .............................................................. 06
6 - VISÃO ......................................................................................07
6.1 - MISSÃO ................................................................................07
6.2 - VALORES ............................................................................ 07
6.3 - PRINCÍPIOS ........................................................................ 07
6.4 - OBJETIVOS ...........................................................................07
7 - FATORES CHAVE OU CRÍTICOS DE SUCÉSSO ............08
8 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ..................................09,10
9 - BALANÇO PATRIMONIAL ...................................................11
9.1 - ESTATISTICAS DE VENDAS ............................................11
9.2 - POLÍTICAS COMERCIAIS .................................................11
9.3 - POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS ...........................11
9.4 - POLÍTICA DE PRODUÇÃO ....................................................11
10 - VIABILIDADE MERCADOLÓGICA .......................................12
11 - VIABILIDADE TÉCNICA ........................................................13
12 - VIABILIDADE ADMINISTRATIVA E ORGANIZACIONAL ...14
13 - VIABILIDADE FINANCEIRA .................................................15
14 - VIABILIDADE COMERCIAL ....................................................16
15 - RESUMO ...................................................................................17
16 - CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................18
17 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................19 
1-Apresentação. 02 
A área comercial que nos últimos anos passara por diversos tipos de modificações, por motivos de atender melhor a demanda de clientes e suas mais variadas necessidades e desejos.
Com o aumento da competitividade entre as empresas fez com que se fossem criados setores de gestão de novas estratégias de marketing, aperfeiçoamento no setor produtivo sejam eles de produtos ou de serviços, o controle nos padrões de qualidade novos fluxos nas informações gerenciais com o propósito de controle de desperdício de tempo e matéria prima.
Na antiguidade o comércio funcionava de maneira diferente, uma respectiva pessoa notava seu excedente fossem eles quaisquer tipos de pertence, desde objetos a animais e os trocavam por algo de seu interesse com outra pessoa que assim como tal tinha seu excedente e precisava de algo para si, sem o envolvimento de valor monetário.
As empresas investem rios de dinheiro para descobrir uma antes das outras para que lado vai pender as novas necessidades e desejos dos consumidores com o único intuito de atender melhor, primeiro e sempre.
 Vamos utilizar em nosso projeto de viabilidade comercial uma empresa de prestação de serviços de lava rápido, (CLEAN CAR) lava rápido, limpeza e impermeabilização de veículos. 
 
 03
2 - Logotipo do Estabelecimento.
 
2.1 - A Escolha do Nome.
A escolha do nome da empresa teria como principal causa a preocupação com a necessidade de que os clientes em potencial pudessem imaginar que haveria algo de diferente naquela empresa, que não seria apenas mais uma empresa de limpeza veículos, preocupada simplesmente na limpeza de carros mais sim com a não poluição do meio ambiente com os resíduos dessa prestação de serviços.
A lava- jato (CLEAN CAR,) lava rápido, tem como proprietário o Sr Victor, que pede que seja apresentado apenas com seu primeiro nome, informa que sua empresa esta registrada na junta comercial como uma empresa individual, a fim de contribuir com a pesquisa de campo, abrindo assim suas instalações internas. 
 
 
 04
3 - Layout do Estabelecimento.
3.1 – Portfólio. 
 
 
 05
4 - Localização.
A organização tem sua localização de funcionamento em uma avenida de grande movimento da região oeste da cidade sentido bairro centro, em uma região de grande crescimento populacional e com grande fluxo de pessoas por se tratar de uma via de acesso para outros bairros ao redor. 
Mesmo não se tratando de uma região próximo ao centro da cidade a região conta com vários comércios do tipo padarias, supermercados, postos de combustível, salões de beleza, farmácias entre outros.
Sendo um local de fácil acesso a rodovias de ligação com regiões de indústrias, de campo e urbanas, tornando o trabalho de marketing mais interessante quanto a quantidade de possíveis consumidores do serviço prestado pela empresa
 06
5 - Breve Histórico.
De acordo com o proprietário, o ramo de limpeza de veículos, com o passar dos tempos, devido ao encarecimento das fontes de energia a que se utiliza, se tornou um ramo de atividade onde se misturavam os sentimentos de necessidade de trabalho juntamente com a crise hídrica e encarecimento do fornecimento de energia elétrica.
Em sua maior parte do contingente de funcionários a empresa conta com pessoas de ordem operacional, quando na maioria das vezes o proprietário tem seu dia a dia cuidar dos afazeres da empresa do tipo contato com clientes, entrega de veículos prontos entre outras funções de origem administrativa com poucas pessoas para o trabalho de ordem administrativa, de marketing e contatos com empresa para prospecção de novos clientes.
Sabendo que o marketing trata se de um processo social necessário, feito de pessoas para pessoas onde os valores das empresas são passados a seus clientes e clientes em potencial que são os que podem vir a ser novos clientes. 
A empresa tem como base de tecnologia a manual por se tratar de uma prestação de serviços de limpeza interna e externa de veículos, tendo também como algumas outras fontes de tecnologia em outros setores da empresa, como tecnologia as fundamentais tipas elétricas para o funcionamentode equipamentos, as de comunicação, os telefones fixos e celulares para contatos com seus clientes. 
Tem como base a busca da Sustentabilidade Ambiental, utilizando-se de tecnologias limpas, de reciclagem de materiais descartáveis de maneira inteligente, trocando a utilização de produtos químicos nocivos por produtos naturais e biodegradáveis, sendo ecologicamente corretos, minimizando os aspectos ambientais.
A empresa tem como sua clientela, pessoas físicas proprietários de veículos, empresas de pequeno e médio porte que possuem suas frotas de veículos automotores, motociclistas particulares e oficinas que prestam seus serviços de mecânica em geral que como cortesia a seus clientes entregam seus veículos com o defeito sanado e limpo.
 
 07
6 - Visão.
Ser referencial de qualidade de lavagem limpeza e conservação de veículos sempre com foco na sustentabilidade e economia de água.
6.1 - Missão.
Buscando sempre a excelência em qualidade nos serviços prestados levando a comodidade e segurança aos clientes sempre pensando no meio ambiente.
6.2 - Valores.
- Qualidade. 
- Respeito.
- Comodidade e segurança.
- Sustentabilidade.
- Economia recursos naturais. 
6.3 – Princípios.
- Transparência comercial.
- Respeito ao consumidor e ao meio ambiente e seus recursos naturais. 
- A certeza que a satisfação de seus clientes é a base da sustentabilidade e crescimento comercial da empresa.
6.4 - Objetivos.
- Ser referência comercial como Empresa Sustentável.
- Não ser a maior, mas a melhor em qualidade de atendimento no setor em que atua. 
 08
7 - Fatores Chave ou Críticos de Sucesso.
- A percepção dos clientes a respeito da utilização de produtos naturais e biodegradáveis em seus veículos.
- Um custo mais elevado na aquisição de produtos naturais.
- A imagem que a empresa passa a seus consumidores no que diz respeito a sustentabilidade.
- A responsabilidade de manter a longo prazo o nível de relacionamento e a imagem de empresa sustentável.
- A confiança adquirida pela empresa no inicio da relação comercial com seus clientes se manteve com o passar dos tempos, pois a sobrevivência da empresa depende da satisfação de seus clientes. 
- A empresa a partir de sua estratégia de marketing mesmo que fraca em atrair novos clientes, consegue fidelizar os adquiridos.
- O desafio de mesmo não sendo a maioria dos casos, o cliente está sempre presente na execução do serviço prestado e o valor percebido no ato da entrega deve satisfazer a expectativas do cliente pois do contrário esse processo pode ser nocivo para a organização.
- Ter um bom relacionamento com funcionários, clientes, fornecedores mantendo assim um desempenho eficaz na produtividade.
- O lançamento de novo sistema de seguro contra chuva que faz com que seus clientes possam voltar a estabelecimento sem ter que pagar nada caso ocorra uma mudança climática no prazo de 24 horas após o trabalho concluído, dando assim mais segurança aos clientes. 
- As pessoas não compram produtos, compram satisfação de necessidades e realização de desejos, e com a opção de retrabalho gratuito existe o aumento de custos significativos com relação ao tempo e produtos aplicados. 
 
 
 09
8 - Planejamento Estratégico. 
 Divergindo da atitude da maiorias das empresas de que a atitude de conquistar novos clientes é mais importante do que a manutenção de seus já existentes, a empresa mencionada não possui uma área de marketing para a prospecção de novos clientes e empresas para a busca de novas oportunidades de negócio, restando somente a manutenção dos já existentes, tendo como novos clientes a pouca minoria por indicação pelo fato de prestar um serviço com qualidade e confiança, uma vez que é importante que a empresa observe o público que deseja atingir para direcionar suas ações no sentido de conquistar e principalmente manter e fidelizar novos clientes.
- Tomando como referência que os clientes estão cada vez mais difíceis de serem agradados, estando cada vez mais exigentes e abordados por uma quantidade maior de concorrentes dispostos a oferecer produtos e serviços iguais ou superiores, destacamos a falta de uma política de marketing mais eficiente para a prospecção de novos clientes com a menção de aumentar as oportunidades de novos negócios.
- Uma vez que para McKenna (2002) não basta ter o foco no cliente, mas sim considerar o foco do cliente também direcionamos aos consumidores uma pesquisa de mercado a fim de obter dos clientes suas preferências com relação ao tipo de serviço prestado pela organização.
- Como afirma cobram (2000) com o conhecimento de valor percebido seria possível trabalhar melhor a estratégia de comunicação com seus clientes inibindo assim a atuação da concorrência.
- Com o entendimento do conhecimento de Alrecht e Bradford (1992), o principal motivo para conhecer melhor o cliente é o de criar diante dos concorrentes um fator de diferenciação, com isso implementamos em nosso plano viabilidade comercial a atribuição de oferecer a cada tipo de cliente um serviço especifico, não diferenciado apenas pelo seu valor monetário más sim focar no cliente de limpeza interna de banco de couro a limpeza dos bancos em couro, para os clientes de limpeza externa com lubrificação o serviço de limpeza externa e lubrificação e assim por diante.
- Tornando possível tal procedimento pois com a utilização do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) possibilitaria se saber quem seriam seus respectivos 
 10
Clientes e os melhores, com o marketing de relacionamento estreitaria a relação comercial entre tomador e prestador de serviços a um nível de confiança e lealdade.
- Com o pensamento de Kotler (2010), sabemos que não é correto atribuir ao marketing como sinônimo de venda mas sim de principal atribuição da empresa para atingir novos clientes e conquistar a confiança dos já adquiridos, e que o marketing tem a tarefa de criar prover e fornecer bens e serviços a clientes sejam eles físicos e jurídicos, com isso novas práticas de divulgação seriam implantadas, com a utilização do Mix de Marketing, o composto de marketing, carros de som, propagandas na internet, na rádio, panfletagem nos sinais de trânsito, incluindo a contratação de novos profissionais de venda os chamados missionários pois são aqueles que fazem a divulgação do produto ou serviços que desenvolveriam um trabalho para o fortalecimento do mercado b2b junto as empresas de pequeno e grande porte, oficinas lojas de veículo para oferecer os serviços prestados pela empresa.
Sabendo das forças externas e internas sofridas pela empresa tais decisões foram tomadas, mesmo com a ciência de que o mercado externo não encontra no momento seus melhores resultados, a captação e fidelização de novos clientes se tornara muito importante para a organização. 
- Com a utilização do marketing de relacionamento que para Kotler (2000), estabelece sólidas ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes reduzindo o tempo e o dinheiro investido nastransações, fazendo que as transações fossem mais rotineiras e não mais de tempos em tempos fazendo com que a organização trabalhe de maneira eficiente e satisfaça o cliente, e que proporcione para a empresa uma capacidade de obter lucro e continuar no mercado relacionando se com seu consumidor satisfeito.
 11
9 - Balanço Patrimonial.
A empresa não disponibilizou para nossa pesquisa o balanço patrimonial e demonstrativos de resultados financeiros dos últimos cinco anos.
9.1 - Estatística de Vendas.
A empresa não disponibilizou para nossa pesquisa os documentos de estatísticas de vendas de produtos ou serviços dos últimos cinco anos. 
9.2 - Políticas Comerciais.
A empresa não disponibilizou para nossa pesquisa os documentos de políticas comerciais dos últimos cinco anos.
9.3 - Políticas Recursos Humanos.
A empresa não disponibilizou para nossa pesquisa os documentos de políticas de recursos humanos. 
9.4 - Políticas Produção. 
A empresa não disponibilizou para nossa pesquisa os documentos de políticas de produção. 
 12
10 - Viabilidade Mercadológica. 
Trata se de uma área de marketing de simplicidade, e com a utilização da propaganda boca a boca, panfletagens, folders, internet e cartões, que podem trazer resultados significativos para a organização. 
A empresa tem como produto a prestação de serviços de higienização interna e externa de veículo, ou seja, um produto de fácil aceitação no mercado, sendo que a maioria dos clientes em potenciais tem como característica o zelo e o cuidado pelo próprio patrimônio. 
 Como mercado-alvo as empresas de pequeno e grande porte, e também qualquer indivíduo que possua um veículo e necessite de limpeza do mesmo, que por se tratar de uma das frotas que mais cresce no mundo seja a de veículos o equilíbrio entre oferta de serviços e demanda continua sendo favorável à criação e o crescimento do setor.
Por se tratar de um mercado de prestação de serviços de fácil acesso a informalidade, uma vez que a política de crescimento do país e sua oferta de empregos não vão bem, cresce o número de lavadores de veículos informais que atendem a domicílio, que por outro lado podem trazer resultados negativos ao consumidor pois na maioria desses casos o valor percebido pelo cliente nem sempre o leva a uma satisfação do desejo esperado por falta de treinamento técnico específico do prestador de serviços autônomo. 
Sendo assim o estudo nos leva a crer que o setor quando bem trabalhado no que se refere a divulgação e marketing tem uma grande viabilidade mercadológica. 
 13
11 - Viabilidade Técnica. 
As informações levantadas externas e internamente na organização nos mostraram que para que a implantação de setores direcionados à venda, pós venda contatos comerciais, armazenamento de informações comerciais de clientes entre outras, seriam necessários investimentos em contratação e treinamento de pessoas, investimento em máquinas e equipamentos de informática, máquinas de cartões de crédito e débito e um investimento maior em publicidade, levando se em conta que a empresa conta com espaços físicos capazes de receber a instalação de tais equipamentos sem maiores custos estruturais, tornando assim viável a aprovação técnica do projeto. 
 14
12 - Viabilidade Administrativa e Organizacional. 
O estudo mais voltado a parte administrativa e organizacional nos mostrou uma empresa focada no bom atendimento e na qualidade prestada a seus clientes, e com o respeito ao meio ambiente e seus recursos naturais.
Certas atividades do setor produtivo que apresentavam irregularidades haveriam de ser sanadas, posturas organizacionais com relação a quem faz o que, quem seria responsabilizado por determinada função e soluções de pequenos problemas que se apresentavam no decorrer de determinadas atividades, ou seja, a maneira de diagnosticar causas situacionais, e estudar as causas de problemas administrativos, a fim de favorecer uma estrutura organizacional de clima aperfeiçoado, eficiente e eficaz. 
 
 15
13 - Viabilidade Financeira. 
Sabendo que o custo de se conquistar novos clientes seria cinco vezes maior de que o de manter os já fidelizados, seria motivo de reprovação para qualquer projeto de implantação ou ampliação organizacional. 
 Vimos que os custos fixos, são aqueles que os valores não se alteram, independentemente da quantidade de matéria prima utilizada na produção de produtos ou na execução de serviço, tais como locação de imóvel pago para a execução do mesmo, já os variáveis são os que se alteram na produção unitária de cada produto, porém se modificam tanto para maior quanto para menor de acordo com a quantidade de produtos produzidos, viabilizando assim o projeto e que os custos diretos estão atribuídos a cada unidade de produtos ou serviços produzidos diretamente.
 Ao utilizarmos o custo total que é aquele que também é conhecido por (CT), que significa a soma dos custos variáveis (CV) mais os custos fixos (CF), onde temos então: CT=CF+CV, em função de fazer com que os processo de industrialização, comércio e prestação de serviços andem dentro de padrões e metas de custeio gerando benefícios as instituições, financeiramente vimos que nossa pesquisa de viabilidade teria êxito.
 
 
 16
14 - Viabilidade Comercial. 
 
 17
15 - Resumo da Situação Levantada. 
 18
16 - Considerações Finais. 
 19
17 - Referências Bibliográficas.

Continue navegando