Buscar

Apresentação Gesso Resíduos Sólidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Eduardo Domingues da Silva
Matéria: Meio Ambiente
Eng. Prof. Claudio Scheidt Guimarães
	Os Resíduos sólidos são gerados por quase todas as atividades humanas. A produção de resíduos faz parte do cotidiano do ser humano. 	Não se pode imaginar um modo de vida que não gere resíduos sólidos. 
Com a implantação de programas que permitem a reutilização desses materiais, através da reciclagem possibilitando a voltar e servir de matéria prima obedecendo os critérios das NBR.15114-NBR.15116 a redução dos resíduos descartados no meio ambiente é nítida.
CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental ou Certificado de Aprovação para Destinação de Resíduos Industriais, ele é um instrumento que aprova o encaminhamento de resíduos industriais aos locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados e autorizados pela CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
	A NBR 10004 (ABNT, 2004) classifica os resíduos quanto aos seus potenciais riscos ambientais em Classe I – perigosos, Classe II A – não perigosos e não inertes, e Classe II B – não perigosos e 
Inertes, onde até então o gesso não era classificado, por fazer parte da Classe C matérias sem tecnologia ou aplicabilidade economicamente viável.
	Para tentar mudar este cenário e diminuir o impacto da logística da distribuição do produto, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) reclassificou o gesso e o inseriu na Classe B, ou seja, de resíduo reciclável – conforme a resolução n° 431, de 24 de maio de 2011.
	Para efetivar esta classificação do gesso, foi necessário promover um modelo experimental para a reciclagem do resíduo (Gesso), que constituiu de acordo com a pesquisadora, (Sayonara Pinheiro) nas fases de moagem e calcinação (tratamento térmico de sólidos, capaz de promover transformações fisioquímicas como a eliminação de substâncias voláteis neles contidas (p.ex., dióxido de carbono de carbonatos, água de argilas, matéria orgânica de materiais diversos), a produção de óxidos (p.ex., a obtenção de cal a partir de carbonato de sódio), a pulverização etc.). 
	Os ciclos de reciclagem provam, segundo a engenheira, que o gesso da construção civil pode ser totalmente sustentável. “Pode-se utilizar o resíduo do gesso em diversos ciclos de reciclagem, que é uma das diretrizes da sustentabilidade no setor. 
	Além disso, evita a extração da matéria-prima de fabricação do gesso, que é a gipsita”, (sulfato hidratado de cálcio monoclínico) complementa Pesquisadora Sayonara Pinheiro.
VÍDEO
Extração Gipsita
Reciclagem do gesso e função na fabricação de cimento Portland.
	O cimento Portland foi criado por um construtor inglês, Joseph Aspdin, que o patenteou em 1824. Nessa época, era comum na Inglaterra construir com pedras de Portland, uma ilha situada no sul desse país. Como resultado da invenção de Aspdin se assemelhava na cor e na dureza a essa pedra de Portland, ele registrou esse nome em sua patente. É por isso que o cimento é chamado cimento Portland. 	O gesso tem como função básica controlar o tempo de pega, do cimento o início do endurecimento do clínquer moído quando este é misturado com água, para inicio da reação.
VÍDEO
Gesso / Cimento Portland 
	O presente trabalho norteia a reciclagem reutilização do gesso, inicialmente sendo incorporada ao cimento e recentemente com parceria junto a empresas de fertilizantes que consome o gesso como fonte de micronutrientes secundários Ca e S (Cálcio e Enxofre) em fertilizante granular misto. 
VÍDEO
Gesso reutilizado na Agricultura
Conclusão:
	Esse resíduo (Gesso) descartados em aterros sanitários ou em casos mais graves em locais não licenciados, traz um grande problema ao Meio Ambiente, por ser um material tóxico que libera íons Ca2 e SO4 ( Cálcio e Enxofre ) que alteram a alcalinidade do solo e contaminam o lençol freático. 	O gesso hoje é um resíduo reciclável, Classe B, conforme a resolução n° 431, de 24 de maio de 2011, possibilitando retorno financeiro com o reaproveitamento, talvez em um futuro próximo até mitigar os impactos causados pelo descarte indevido deste resíduo ao Meio Ambiente. 
OBRIGADO PELA ATENÇÃO 
FIM!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais