Buscar

AV2 ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	
	 1a Questão (Ref.: 205902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O médico prescreveu para a Sra SBv, de 60 anos, internada na unidade de Hematologia, uma bolsa de concentrado de hemácias. Ao receber o sangue do serviço de hemoterapia, o enfermeiro, na pressa, não fez a conferência do rótulo da bolsa com a prescrição médica e com o nome da paciente e assim iniciou a infusão do hemocomponente. Após 10 minutos de infusão, o paciente apresentou reação transfusional. Foi verificado que o nome da paciente, bem como o tipo de sangue, que constava no rótulo da bolsa não era da paciente SBv. Analisando os fatos acima, e considerando os aspectos éticos e legais do enfermeiro. Descreva a Inobservância do dever cometido pelo profissional ?
		
	
	Gabarito: Imprudência
		
	
	 2a Questão (Ref.: 114332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após ser constatada a morte encefálica de J.M.A.C, de 21 anos de idade, vitima de arma de fogo, o médico plantonista chama a família e comunica o diagnóstico. Ao Enfermeiro do plantão é solicitado que fale com a família sobre a doação de órgãos e tecidos. Durante a entrevista o representante legal faz varias perguntas sobre  a morte de seu parente e sobre esse diagnóstico de morte encefálica. A lei permite ao Enfermeiro dar essas informações? Justifique.
		
	
	Gabarito: Sim, ela poderá dar essa informação. A resolução COFEN 292/2004 e clara ao facultar ao Enfermeiro o direito de fornecer informações e esclarecer sobre o diagnostico de morte encefálica.
	
	 3a Questão (Ref.: 614302)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde então, passou a designar os preceitos doutrinários relativos às diversas profissões ou situações sociais. Modernamente, fala-se em deontologias particularizadas, conforme o campo profissional que se aplica, especificamente, a um conjunto de normas de conduta. A palavra deontologia foi usada pela primeira vez por:
		
	
	livro Deontology or Science of Studant, em 1834. Sebastian Ruts
	
	Eduartd Benthan, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1837.
	
	Jeremy Morgam, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1833.
	 
	Jeremy Benthan, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1834.
	
	John Benthan, em seu livro Deontology or Science of Studant, em 1834.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 113771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tomando por base o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, é correto afirmar que:
		
	
	o enfermeiro deve conter um adulto enfartado que se recusa a ser submetido a um cateterismo cardíaco, desde que o médico tenha prescrito o procedimento e decidido realizá-lo mesmo sem o consentimento do paciente.
	 
	o enfermeiro deve evitar falta cometida por imperícia, imprudência ou negligência;
	
	o enfermeiro deve desligar o respirador, antecipando a morte de uma paciente em estágio terminal de câncer, visando evitar um sofrimento inútil;
	
	o enfermeiro exerce a profissão com relativa autonomia,reconhecendo que deve se subordinar às decisões médicas, conforme legislação recentemente aprovada;
	
	o enfermeiro não pode ser responsabilizado, durante o seu plantão, por negligência ou imperícia cometida por auxiliar de enfermagem do seu setor;
	
	 5a Questão (Ref.: 719367)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As estratégias para prevenir, minimizar ou corrigir os problemas identificados na consulta refere-se:
		
	 
	planejamento da assistência.
	
	consulta de enfermagem.
	
	avaliação da assistência.
	
	prescrição de enfermagem.
	 
	rotinas de enfermagem.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 634332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
		
	
	Quando não conste a assinatura do responsável;
	
	nenhumas das anteriores
	
	Deve administrar medicações aprovadas pelo programa de saúde da família - tuberculose e hanseníase
	
	Por não concordar com o tratamento prescrito para o paciente.
	 
	Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente.
	
	 7a Questão (Ref.: 114016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O COFEN em sua resolução de nº 200/ 97 que dispõe sobre a atuação dos profissionais de enfermagem em hemoterapia e transplante de medula óssea, estabelece como uma das competências desse profissional, ¿Promover e difundir medidas de saúde preventivas e curativas através da educação de doadores receptores, familiares e comunidade em geral, objetivando a saúde e segurança dos mesmos¿. A quem o Enfermeiro deve destinar essas medidas de saúde?
		
	
	somente aos receptores
	
	à família e comunidade em geral
	
	somente aos doadores
	 
	aos doadores, receptores, família e comunidade em geral
	
	 8a Questão (Ref.: 186675)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Resolução 300/ 2005 ¿. A lei se destina principalmente para a atuação de enfermagem. Determina um conceito para o atendimento de pacientes/clientes, visando a qualidade da assistência profissional de Enfermagem, que contempla a frase abaixo. Marque a opção correta.
		
	
	Define as atividade do enfermeiro no tratamento de paciente submetidos as quimioterapia em oncologia
	
	Dispõe sobre a atuação do enfermeiro na clínica médica e na sala de recuperação pós-anestésica.
	 
	Dispõe sobre a atuação do profissional de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar.
	
	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde do homem, e saúde da criança.
	 
	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde coletiva
	
	 9a Questão (Ref.: 189477)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Quando não há casos confirmados ou suspeitos de maus tratos a crianças, adolescentes e idosos, existe a obrigação legal de romper com segredo profissional.
	 
	A informação sobre o estado de saúde é direito do paciente, há um compromisso do profissional e do serviço de saúde para com o usuário em não negar informações a este, porém a terceiros pagantes (empregador, seguro de saúde, autoridade policial) caso solicitem estas informações só poderá ser fornecida com o Consentimento do paciente, representante legal ou da família, em caso de falecimento.
	
	Se não houver pedido de informação nos casos de apuração de crimes relacionados à prestação de socorro médico ou de omissão de socorro, homicídio ou lesão corporal causados por integrantes da equipe de saúde, o estabelecimento e os profissionais estão obrigados a revelar as informações necessárias.
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	 10a Questão (Ref.: 186609)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional, configurado pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexos nos campos técnico, científico e político. A Enfermagem Brasileira, face às transformações sócio-culturais , científicas e legais, entendeuter chegado o momento de reformular o Código dos Profissionais de Enfermagem. Sobre o código de Ética dos profissionais de Enfermagem, O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em Enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	É de responsabilidade dos profissionais de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
	 
	Constitui em direito dos profissionais de enfermagem negar assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência
	
	Constitui em direito dos profissionais de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
	
	Constitui em responsabilidade e dever do profissional de Enfermagem comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
	
	É proibido aos profissionais da enfermagem promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições.

Outros materiais