Buscar

Resumo pra AV1 de Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Didática - caminhos para que o ensino atinja o ensino-aprendizagem de forma ativa e significativa. Objeto de estudo da didática - processo de ensino e aprendizagem . Formação academica – mais preocupado em aprender, saber das coisas. 
O professor deve respeitar a individualidade do aluno. 
Onde tem processo de ensino aprendizagem tem Didática. Didatica tem objetivo, conteúdo, metodologia, avaliação, referencia (cientifica). Tem td isso na musculação e outros esportes.
Ensino médio – aluno + preocupado com o ciclo final da Ed. Básica, preocupado com passar no vestibular, ou num concurso de ensino médio, e a preocupação com a escola de ensinar o convívio da sociedade.
Signo – é algo q sofre impacto e armazenamos , ou algo q acontece e retemos o conhecimento, a experiência, a imagem (Signo = Significado). É saber o porque estamos estudando algo e onde aplicaremos. 
Formação acadêmica inicial – sair da faculdade com a visão ampliada do objeto de estudo, a Ed. Física pra depois se especializar. 
Corpo e movimento (C.M.) Dimensões – quais são as características do corpo : Motriz, Anatomia-Fisio-Biol-Bioq, Social, Psico, Cultural, Antropol, Economico, Geografico, Politico. 
O movimento humano é uma vertente da Ed. Física, mas ñ é a única importante na Ed. F., o restante das C.M tb são importantes. 
motriz – agilidade, flexibilidade, volume corporal
Anatomia-Fisio-Biol-Bioq : endorfina e seretonina liberadas no treino / Social – presença conversando, relação social, desfocando de problemas / Questões Psico e sociais – (relação com parceiros de equipe, ex: vôlei) atrapalham o rendimento motriz / Geografia – pode interferir na fisiologia do atleta podendo levar a óbito, como no centro oeste, q por ser região seca deixa o sangue + denso podendo infartar. / Economica – investimento q traz benefícios, senão traz aborrecimentos.
Com a fisiologia comprometida a motricidade tb será prejudicada. 
Teoria e Prática – ambas são importantes, ñ há hierarquia entre elas. A prescrição precisa ter base teórica científica, há quem só reproduza, “instruções”, qd só existe resposta pronta, sem explicações dos “porquês”. O mesmo acontece qd usa um aparelho q foi desenvolvido pra uma determinada alavanca, com base na biomecânica, porem de forma incorreta, ex; fazer glúteos no leg 45
Elementos da didática – saber ensinar, metodologia cientifica, pedagogia (reunião de métodos e técnicas pra ensinar), arte de construção do conhecimento, planejamento/sistem., pontualidade, relação prof. x aluno. 
A didática estuda – aprendizagem e ensino 
A didática é importante pq estamos em um curso de professores pra ensinar e aprender. 
A didática precisa de interpretação dependendo do contexto, os elementos da didática vão sofrer alterações dependendo do contexto, q esse nesse contexto exige leitura, e conhecimento da disciplina específica em q se ensina. Ex. futebol de alto rendimento exige fisiologia, social, fundamentos, etc. Diferente do futebol de rua q é lúdico, e exige conhecimentos de relações interpessoais, interação, já o futebol pra criança exige maturação, regras, ensinar habilidade de dar atenção e prestar atenção. O futebol juvenil no Goiás ensina iniciação esportiva. O processo de ensino e aprendizagem existe nas 3 vertentes porem a “pegada”, ou seja a didática é diferente, há um outro contexto. Se o contexto é diferente a didática é diferente. 
“Brasileiros ñ são educados pra pensar e sim, reproduzir” – os cursos geralmente ñ são procurados pra entender o funcionamento da estrutura e sim pra pegar um aula pronta e reproduzir. De tanto reproduzir acham q está apto a ensinar. Estamos acostumados a uma cultura de reprodução. 
Construção de identidade relacional – prof. x aluno, a construção de afinidades ou repulsa, as vezes há quebra de uma má impressão, e assim se reconstrói a identidade relacional. As vezes é preciso investigar o pq do aluno ñ se identificar com o professor, fazendo perguntas de foro íntimo. 
Os conhecimentos científicos , seja psicológicos, é importante e diferencia de quem só reproduz exercícios/treinamento. Estrutura psíquicas q interferem na aprendizagem. (ex. Bebe q ñ tem a figura do homem como referência boa, e terá um prof. homem, travando nessa relação). Muitas vezes é preciso identificar o problema e buscar na teoria como resolver na prática. Interpretação de contextos. 
Alteridade – capacidade de se colocar no lugar do outro e se sentir como o outro se sente. 
Os detalhes q dão os desníveis entre o profissional de destaque e os q ficam pra trás. O mercado ñ quer o cara q é muito bom em uma única coisa, tem q ter diferenciais (dimensões humanas – psico, social, etc..) Precisamos nos preocupar com um conjunto de coisas.
Didática instrumental – é um conjunto de procedimentos e técnicas q o professor deve dominar pra promover o ensino eficiente. É a operacionalidade do processo q constitui a preocupação central. Ligada a didática reprodutiva.
Didática fundamental – como, pq e para q. D. F. é concebida como um saber de mediação e garante sua especificidade pela preocupação com a compreensão do processo ensino-aprendizagem e a busca de intervenção na prática pedagógica. Elabora a reflexão a partir da análise de experiências concretas, procurando trabalhar continuamente a relação teoria-prática. Ela preocupa-se com o como, para que, e porque, realizar a prática pedagógica, e esses 3 elementos só tem sentido qd desenvolvidos de forma articulada. Ligada a didática de emancipação.
Reprodução x Emancipação – na emancipação há domínio do conteúdo, faz tomar decisões sobre o conteúdo e aula. O pensamento emancipado ta vinculado ao ato de prescrever. Ex.: interpretar a finalidade da natação pra um aluno dentro do seu contexto , assim será prescrito o seu treino. Já a reprodução ñ há domínio do conteúdo , conhecimento científico, é um trabalho de reprodução de técnicas. 
A E.F. ñ pode prescrever sem ciência, comunicação e interpretação. Ex.: treino específico pra um obeso diferente de um pra hipertrofia. Orientação de como executar o treino, um olhar apurado do que cada aluno precisa. Na emancipação qd há algo errado busca-se na ciência onde está o erro. Há apropriação científica do que se trata. 
D.I. e D.F.: As duas são cientificas e tem elementos da periodização, tem técnicas, fundamentos e objetivo. As duas trabalham com a especificidade, q são os fundamentos, regras, técnicas e táticas, porem a DI é restrita a especificidades, mas tem conhecimento cientifico restrito a modalidade que ele trabalha (luta, dança, esporte), tem conteudo, já a DF alem das especificidades considera as dimensões do ser humano, corpo e movimento, social, motriz, religião, psicológico.. Ex. aluno magro q vai treinar durante horário de marombeiros q praticam bullyin, prof. interfere com conhecimentos psicológicos, ñ permitindo. 
As duas didáticas tem avaliação, objetivo, metodologia, conteúdo, referência, o que difere elas não são os elementos da didática, e sim o contexto.
Ex. Natacao, trabalha adaptação, processos de aprendizagem do craw, costas, peito e borboleta, princípios físicos da água e regras. A DF trabalha td isso mais as dimensões. A DI ñ tem essas dimensões. Ex. Pressao psico q leva o atleta a ñ ganhar a competição , a DF perceberá isso considerando a dimensão psicologica, a DI continuara trabalhando a natação preocupado com a técnica sem ter percebido o real motivo.
Ex.: atleta erra a falta, a DI percebera só a falta através da técnica, a DF percebera o “medo” , nervosismo, insegurança, pressão, q induziu ao erro, ou outro aspecto que contribuiu pro erro. A DI ñ percebera isso. A DF percebe alem do jogo. 
A DI é ligada a pedagogia tecnicista, tradicional e todas as outras, preocupadas com o gesto técnico, priorizando a técnica. A DF só entra nela a pedagogia critico social. 
Didática multicultural – é qd a escola propaga o respeito a diversidade, buscando estratégias onde as diferenças culturais possam existir de forma democrática, incorporando nas práticas pedagógicas as diferençasculturais. 
Cultura – conjunto de hábitos, valores e atitudes. Ñ existe alguém sem cultura, e sim culturas (jeitos) diferentes. 
Multicultura (MC) – O Brasil é multicultural, pela cultura de origem indígena, que mesmo dentro dela há culturas indígenas diferentes, mais a cultura vinda dos europeus, africanos e japoneses, q vieram pro brasil. 
Cultura sertaneja – GO,MG,MT ; Cultura do samba – RJ 
Interculturalismo (IC) – qd as culturas entram em contato se influenciam mutuamente. Ex. filho do Leandro q nasceu fora, mas foi influenciado pela musica de Goiás. O Educador físico precisa ter uma gama de conhecimento sobre outros assuntos q não serão do universo da EF pra conversar com o aluno. O 1º impacto de conceito de cultura aparece na aula no momento de relação prof. e aluno. Ex.: Idoso q busca academia pra intergracao social, o educador precisa saber conversar com ele, interagir, isso é a compreensão das dimensões. Entender a E.F. e ter uma visão ampliada. Então o professor precisa ter um conhecimento sobre a cultura do aluno, seus hábitos. Precisa haver respeito pelas diferenças e pelas afinidades. E.F. atrelada ao todo (DF) nas questões culturais, fisiológicas, psico. 
A escola Marxista – Justiça Social – trabalha a E.F. dentro das questões de preconceito 
Industria Cultural – forcação de barra q a mídia faz pra vender algo, pra uniformizar. Ela discute essas questões de alienação. Ex.: iphone (pobres), se endividar por algo q ñ precisa é alienação. 
No Brasil qto + se aumenta a titulação (mestrado, dout.) mais o profissional se distancia da “escola” indo pra universidade. O Brasil está na DF. 
Todas as pedagogias cobram técnica
Tradicional – Reprodutora, Excludentes, Prioriza a qtd em prol da qualidade. Ñ considera as dimensões. Ex.: prof. ñ libera um aluno por luto. Transmissão de conteúdo e memorização. 
Aluno – é passivo, ñ estimula a pensar, só recebe conhecimento. 
Relação pro. X aluno - Relação vertical, prof. acima do aluno, prof. centro do saber.
Metodologia – vinculada a prescrição de exercícios. 
Função Ed. Fisica – reprodução de exercícios. 
Avaliação – baseada apenas em padrões motrizes ou quantitativos. Faz o q o prof. mandou. 
Tecnicista – Reprodutora, Excludentes, Prioriza a qtd em prol da qualidade. Busca proficiência técnica mais q a tradicional. Ex.: O Bernardinho ñ é tecnicista pois ele considera as dimensões. 
Aluno – é passivo, ñ estimula a pensar, só recebe conhecimento.
Metodologia – proeficiência técnica, movimentos perfeitos, prescrição de exercícios. 
Relação Aluno x prof – é vertical tb. O professor ñ ouve o aluno, ele q sabe de td e o aluno ñ sabe nada. 
Função E.F. – reprodução de exercícios 
Avaliação – mediante e restrito a resultados motores, só avaliar o positivo e negativo pelo grau de acerto, e ñ pelo comprometimento.
Libertadora – Intermediaria, Inicio do rompimento com os sistemas tradicionais. o conhecimento é passado pro aluno mediante a sua compreensão q o conteúdo é importante pro seu desenvolvimento. Se muda o comportamento, aquilo cria sentido. O prof. media a experiência q o aluno tem com uma cara de ciência e aplica ao conteúdo. 
Relacao prof x aluno – Relacao horizontal, há dialogo através de vivencias, o prof preocupa com o aluno. Prof. é mediador do conhecimento
Aluno – ativo no conhecimento, ele questiona
Metodologia – atividades q valorizam o dialogo, cooperação e socialização, trabalho de grupo. 
Avaliação – ñ é pontual com provas, é processual, no processo vai apontando as falhas. 
Escola Nova - Intermediaria, Inicio do rompimento com os sistemas tradicionais
Aluno – interventor do processo, indo a laboratório (campo, museu, visita técnica), ele pega o conceito e vê na pratica. 
Prof – mediador do processo. 
Metodologia – prescreve exercícios valorizando experiências dentro e fora da escola. Coloca em pratica o conteúdo. 
Avaliacao – baseada nas experiências vividas pelos alunos. 
Construtivista –Qualidade, Saberes Contextualizados. Vínculo dos saberes com a realidade social. Privilegia a coletividade em prol da individualidade. Tem mais D.F.. Tem entendimento e considera elementos político (ligado a intencionalidade e efetivação do conhecimento, ex.: dentro da política de intenção de prescrever um medicamento), social e filosófico (a interpretação do ser no mundo). Entende q a educação é uma construção social do conhecimento. Inteligência coletiva, isto é, rompe o individualismo pois há participação de todos. 
Nesta ñ vem nada pronto como na tradicional q pega um questionário e decora, aqui trabalha numa perspectiva coletiva. 
Aluno – participa ativamente do processo de construção social da aprendizagem Ex.: a partir de um exemplo dentro do conteúdo . 
Relacao prof x aluno – Há dialogo, é uma construção coletiva , ñ parte de quem sabe mais . 
Metodologia – ñ da o caminho pronto, ele faz o aluno pensar. 
Avaliacao – processual vinculada qualitativamente aos conteúdos e objetivos de aprendizagem. 
Crítico social – Qualidade, Saberes Contextualizados. Vínculo dos saberes com a realidade social. Privilegia a coletividade em prol da individualidade . ñ se aplica a qualquer esporte, a ñ ser se aparecer, ex.: preconceito. Trata desigualdades sociais (preconceito, educação, corrupção). Discute essas questões dentro e atraves do esporte, sendo a E.F. uma interface pra discutir isso. O esporte ñ é de alto rendimento e sim de questões sociais. Ex.: briga entre alunos com algum preconceito inserido, o prof. se intera dos problemas sociais do aluno e procura ajudar, como encaminhar um aluno pra psicólogo.
Função E.F. – tratar as desigualdades. 
Relacao prof x aluno – relação horizontal. 
Metodologia – 
Tanto a Construtivista qto a Critico social o conteúdo é importante mas ñ só ele, principalmente qd fala de conduta do professor. 
Competencias – Saber (conceito) – conteudo. Entendimento do conceito. Ex.: Emagrecimento saber o conceito Saber fazer (procedimento) – saber o q fazer com o conceito. Procedimento é o q será prescrito mediante ao q parece (contexto). Tomar atitude + adequada. Ex.: prescrever o exercício sabendo o q fazer com o conceito. Saber ser (atitude) – dentro do contexto. Ex.: aluno carente com problema psicológico, encaminhar. Ex.: Tomada de decisão + adequada. Concurseiro q precisa deslocar 25m de natação pra passar no concurso + ñ precisa aprender os nados e as técnicas perfeitas e sim diminuir atritos e manter-se na superfície. Saber ser professor (atitudes), dimensões, conhecer a contextualização pra tomar atitudes. 
Ser professor ñ é só saber o conteudo. Ex.: se tiver aluno gestante, deficiente, prof. precisa aprender a individualidade, a contextualização, precisa dialogar, troca entre prof. e aluno. 
Elementos do diagnóstico ou sondagem : Contexto; Público alvo; Infraestrutura; Gestão Adm./Pedagógica. 
Elementos do diagnóstico é o momento q acontece a prescrição do exercício. Sessão privilegiada para a máxima coleta de informações sobre o seu aluno, atleta, ou cliente, e a estrutura que está inserido. Ex.: Anamnese e avaliação física.
A prescrição do exercício é o objeto da E.F. sobretudo da musculação. Se ñ tem elementos do diagnóstico ñ há como montar um plano de aula. Os elementos do diagnóstico traz segurança do q prescrever, metodologia q utilizará.
Público alvo – quem vai trabalhar 
Contexto – informações sobre a modalidade q se trabalhará. Inclui exames, anamnese, testes de esforços submáximo. 
Infraestrutura – conhecer onde vai acontecer a aula, os materiais, ex.: se tem bola, cone, em caso de futebol. 
Gestão ADM – apoiar o evento (aula), dar suporte ao prof..
Gestão Pedagógica – métodos e técnicas utilizadas pra montar a aula. Ex.: aula no mês das mulheres. O q será eito de diferencial nesse dia. O aluno precisa sentir uma mudança nessa aula em relação as aulas diárias. 
Identificação do planejamento de aula – local, data, horário, qtd de aluno, nome do prof., modalidade (musculação), tempo de aula, informações importantes (ex.: aluno especial).
Plano de aula, treinoou intervenção (diário) ; 
Elementos do plano de aula: identiicação e elementos operativos. 
Elementos do planejamento - Elementos operativos: tem como função articular o conjunto de saberes envolvidos na montagem da aula com a prática pedagógica. (Pega a teoria e coloca na prática). A prática pedagógica é o conjunto de conceitos, procedimentos e atitudes q o prof. deverá reunir pra a intervenção nos processos de ensino e aprendizagem.
Objetivos (alunos) – é uma ação intencional estruturada pelo prof. em conjunto com o aluno q determinará um percurso a ser seguido. O objetivo no plano de aula é do aluno, mas quem faz a prescrição é o prof.
Conteúdos: conjunto de saberes a ser trabalhado na aula
Metodologia: sessão de planejamento de aula onde descreveremos detalhadamente todas as atividades/exercícios, seu volume, sua intensidade, sua duração e demais elementos importantes na descrição . 
Materiais/Infraestrutura: o q vai utilizar na aula e onde (ex.: sala de dança com tais materiais...)
Avaliação: etapa de checagem dos objetivos da aula. Essa ação deverá ser contemplada por indicadores suficientes pra coleta de informações.
Referência: todo e qualquer aporte científico utilizado pra montagem da aula.

Outros materiais