Trabalho de Psicologia - falo ou nao falo
5 pág.

Trabalho de Psicologia - falo ou nao falo


DisciplinaPsicologia Geral e Jurídica116 materiais2.443 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Trabalho de Psicologia
Acadêmica: Caroline Meith
CAPÍTULO 01
Breve resumo do capítulo
Todo o ser humano possui emoções, que são demostradas com maior ou menor intensidade dependendo da forma com que atingem cada pessoa. Essas emoções fazem despertar em cada um os mais diversos tipos de sentimentos, sentimentos esses que podem ser bons ou ruins. Outro fato a respeito das emoções e suas consequências é a forma com que cada sujeito lida com ela e se expressa. 
É mais do que correto expressar as opiniões e sentimentos, mas mais importante do que isso é a maneira como se faz. Para ter maior segurança sobre os sentimentos que devemos ou não compartilhar para com os outros, é interesse além de observar alguns passos ser uma pessoa assertiva, assim, tudo fica mais claro e mais fácil de ser entendido. 
O que pode determinar se o sujeito vai ou não continuar falando e expressando suas emoções são as consequências que essa demonstração trará para sua vida, por exemplo, se ao falar de forma assertiva foi acolhido e bem ouvido e ouve melhora para ele o comportamento em relação a expor os sentimentos tendem a aumentar, porém, se ocorrer rejeição da parte do ouvinte o comportamento tende a ser inibido. 
Ser assertivo é difícil e depende de muitos fatores, deve ser uma vivencia diária e não apenas uma experiência de alguns dias, para ser verdadeiramente assertivo não devemos ter a intenção de com isso manipular as pessoas, pois, uma vez feito isso, apenas provamos o contrário: que não somos assertivos. 
Existe algum aspecto nesse capitulo que se identifica com alguma característica sua? Justifique.
Sim. A busca por saber quando demostrar ou não o que sinto e o que penso. Qual a melhor forma e quando é o melhor momento para se expressar o que sente. A busca pela assertividade como forma de melhorar o convívio social e além de ter o entendimento dos outros ser entendida também. 
O que você pode tirar de útil desse capitulo para seu crescimento pessoal?
Procurar utilizar a assertividade como meio de melhorar o ambiente em que estou inserida na sociedade e a forma como lido com as pessoas em todos os tipos de realçaõ interpessoal. 
CAPÍTULO 2
Breve resumo do capítulo
A falta de assertividade pode trazer para o cotidiano uma série de desgastes e más consequências, fazendo com que uma pessoa seja a opressora e a outra por fatos alheios a sua vontade torna-se a oprimida, diminuída e desvalorizada. 
Essa inassertividade pode ser gerada por uma série de fatores e como consequência muitas vezes a pessoa não consegue falar o que precisa e o que sente e não consegue dizer não para as mais diversas tarefas que lhe são atribuídas, que vão desde coisas pequenas como atos de grande importância e responsabilidade, não é incomum esse desrespeito que os outros tem para com ela torne-se um desrespeito dela própria. 
O inaptidão a dizer NÃO pode ser gerada através de convívio com pessoas que também não diziam não, ou por experiências que o sujeito traz consigo desde criança. Normalmente essas pessoas passivas tem medo da rejeição, não se sentem capazes ou até mesmo se veem como vítimas, tudo isso são frutos de pensamento negativos, que geram essa insegurança. 
Para superar esse trauma algumas dicas podem ser seguidas, mas assim como a assertividade, essa busca por maior segurança em si próprio deve ser um exercício contínuo. A primeira base que deve se estabelecer é reconhecer os seus limites e saber até onde é capaz de aguentar determinada situação. Para falar o que se quer é preciso atentar-se para alguns sinais que nos são dados, pois, dependendo da forma e do local como os pontos são expostos podem aumentar ou diminuir a probabilidade de ser atendido. Outra dica é começar por situações não tão complexas, para ir tendo o controle aos poucos.
Existe algum aspecto nesse capitulo que se identifica com alguma característica sua? Justifique.
Acredito que não pois me julgo ser uma pessoa que sabe dizer não quando necessário e sem dificuldades me expresso como quero e preciso. 
O que você pode tirar de útil desse capitulo para seu crescimento pessoal?
Buscar melhores maneiras para conseguir aceitação e entendimento do que eu procuro quando expresso sentimentos ou opiniões acerca de determinado assunto. 
CAPÍTULO 6
Breve resumo do capítulo
Não é novidade que existem os mais diversos tipos de comportamento e que determinadas pessoas conseguem se destacar mais do que outras. Esse destaque pode acontecer de uma forma natural, onde quem tem assertividade de impõe sobre a pessoa insegura, ou de forma forçada quando uma pessoa agressiva precisa menosprezar os demais para ter destaque.
Para quem é não assertivo, com certeza é um grande sofrimento viver dessa forma, mas a boa noticia é que o comportamento não é determinado pela genética, ou seja, ao longo do tempo podemos mudar nossa forma de ver o mundo e de nos comportarmos diante de situações específicas. 
Para isso precisamos seguir alguns passos que podem melhorar nosso convívio social. O primeiro passo é ter consciência de que somos capazes de sermos a mudança que necessitamos, depois precisamos identificar em que situações \u2018deixamos a desejar\u2019, começar aos poucos selecionando um comportamento não assertivo para muda-lo, observar os modelos que queremos atingir, nos propormos a treinar e conforme formos conseguindo selecionar outros comportamentos para colocarmos em prática. 
Existe algum aspecto nesse capitulo que se identifica com alguma característica sua? Justifique.
Sim, pois apesar de normalmente saber me impor sobre assuntos que domino e que são do meu interesse, as vezes falta domínio quando se trata de assuntos relacionados a outras pessoas e não consigo impor minha vontade ou fazê-los respeitar.
O que você pode tirar de útil desse capitulo para seu crescimento pessoal?
Colocar em prática os seis passos a serem seguidos. 
CAPÍTULO 13
Breve resumo do capítulo
A personalidade de cada pessoa pode determinar a forma como ela lida com situações que lhe são impostas. À um assertivo por exemplo, que sabe a hora certa de falar, como falar e o que falar, quando exposto um problema procurará resolvê-lo da melhor forma possível.
Porém, se este mesmo problema for apresentado a uma pessoa passiva, provavelmente não será solucionado, devido a falta de iniciativa. Há ainda um extremo que é a pessoa agressiva, ou seja, provavelmente ao dar esse mesmo problema para essa pessoa resolver, alguma coisa no decorrer do processo pode dar errado, pois o agressivo não mede consequências e não sabe a melhor forma de agir. Por isso é importante ser assertivo. 
A frequência do comportamento depende de como sua emissão é aceita, podendo gerar fatores favoráveis, desfavoráveis ou nulos. Em relações de hierarquia é comum vermos o chefe se sobrepor aos subordinados e não raramente de forma agressiva. Acontece, que todo o bom trabalho feito em equipe precisa além da qualidade do resultado a qualidade do convívio entre as pessoas que realizarão o trabalho.
Por isso, em uma empresa é importante que a assertividade seja passada desde os cargos mais elevados até os subordinados, para que isso resulte em um trabalho em equipe agradável e de qualidade, não terá reflexo apenas no produto final, mas para cada uma das pessoas e para seu convívio. 
Para ser capaz de fazer a diferença ou fazer certo o que lhe foi pedido, o funcionário precisa de liberdade para expor suas opiniões, lembrando aqui que devem ser expostas de maneira assertiva, bem como ao ouvinte, deve encorajá-lo a ser assim e acolher suas opiniões. 
Existe algum aspecto nesse capitulo que se identifica com alguma característica sua? Justifique.
Sim, em alguns momentos me vejo como passiva, pois por algum fator me vejo impossibilitada de expressar minhas opiniões e compartilhar minhas ideias, talvez, um pouco disso seja o medo da reprovação. 
O que você pode tirar de útil desse capitulo para seu crescimento pessoal?
Em um trabalho em equipe é necessário a colaboração de todos, e ser assertivo
Merielle
Merielle fez um comentário
Eu queria esse livro para download... alguém pode disponibilizar aqui??
3 aprovações
Carregar mais