Buscar

AVALIANDO 1 CIVIL II


Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
		Assinale a alternativa que contemple exclusivamente obrigação propter rem:
	
	
	
	
	
	o dever que tem o servidor da posse de exercer o desforço possessório e o dever de pagar as cotas condominiais.
	
	
	a hipoteca e o dever de pagar as cotas condominiais.
	
	 
	a obrigação que tem o proprietário de um terreno de indenizar o terceiro que, de boa-fé, erigiu benfeitorias sobre o mesmo.
	
	
	a obrigação de indenizar decorrente da aluvião e aquela decorrente da avulsão.
	
	
	
		2.
		Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	A obrigação de pagar o condomínio é considerada um ônus real.
	
	 
	O vínculo jurídico é considerado o elemento abstrato ou imaterial das obrigações uma vez que é o liame que une o sujeito ativo ao sujeito passivo, conferindo ao primeiro o direito de exigir do segundo uma determinada prestação.
	
	
	A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, tratando-se, portanto, de dever jurídico originário, como é o caso do dever de indenizar.
	
	
	A obrigação se refere a um dever de realizar uma prestação, portanto, é dever jurídico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda.
	
	
	A servidão é uma espécie de obrigação 'propter rem' uma vez que limita a fruição e o domínio da propriedade.
	
	
	
		3.
		Constitui exemplo de vínculo obrigacional em que há débito de uma pessoa, mas responsabilidade de outra, a dívida
	
	
	
	
	
	decorrente de compra e venda.
	
	
	decorrente de jogo.
	
	 
	do inquilino, paga pelo fiador.
	
	
	prescrita.
	
	
	
		4.
		3) Relacione a obrigação híbrida com o seu respectivo conceito: 1- Obrigação propter rem 2- Ônus real 3- Obrigação com eficácia real ( ) Sem perder seu caráter de direito a uma prestação, transmitem-se e são oponíveis a terceiro. ( )São obrigações que limitam o uso e gozo da propriedade. ( ) São as que estão a cargo de um sujeito, à medida que este é proprietário de uma coisa, ou titular de um direito real de uso e gozo dela. Assinale a sequência correta:
	
	
	
	
	
	3 1 2
	
	
	1 2 3
	
	
	2 1 3
	
	 
	3 2 1
	
	
	
		5.
		O direito das obrigações emprega o vocábulo obrigação no sentido técnico-jurídico de:
	
	
	
	
	
	Submissão a uma regra de conduta, cuja autoridade é reconhecida ou forçosamente se impõe;
	
	
	Qualquer espécie de vínculo ou de sujeição da pessoa;
	
	
	Qualquer dever jurídico preexistente;
	
	
	Dever jurídico sucessivo, decorrente da violação de um dever jurídico originário.
	
	 
	Vínculo jurídico de conteúdo patrimonial, que se estabelece de pessoa a pessoa, colocando-as, uma em face da outra, como credora e devedora;
	
	
	
		6.
		Relacionado ao conceito de obrigação formulado pelos autores, é CORRETO dizer:
	
	
	
	
	
	É um direito subjetivo absoluto de uma pessoa impor à coletividade que respeite o seu nome, a honra e a dignidade.
	
	
	É um direito subjetivo absoluto porque trata das relações que se estabelecem entre as pessoas sobre uma coisa (ius in re), e todas as demais pessoas ficam sujeitas a respeitá-lo;
	
	
	É um direito subjetivo relativo porque permite a uma pessoa exigir a prática de certa conduta de toda a comunidade (erga omnes);
	
	 
	É um direito subjetivo relativo porque é o poder de uma pessoa de exigir de outra a prática de certo comportamento em decorrência de um fato específico;
	
	
	É um direito subjetivo absoluto porque permite a uma pessoa exigir de outra certo comportamento;
	
	
	
		7.
		Segundo a legislação civil, o adquirente do imóvel em condomínio edilício responde pelos débitos condominiais, ainda que anteriores à data de sua aquisição. Nesse contexto, a referida obrigação denomina-se
	
	
	
	
	 
	obrigação propter rem ou obrigação híbrida.
	
	
	obrigação com ônus pessoal.
	
	
	obrigação eficacial
	
	
	obrigação natural.
	
	
	
		8.
		Raimunda vendeu seu apartamento para Pedro em 10 de setembro de 2007. No mês passado, foi o adquirente surpreendido com a cobrança de cotas condominiais referentes aos meses de julho, agosto e setembro. Insurgiu-se o atual proprietário porque os débitos não foram contraídos por ele, mas sim pela antiga condômina. Diante disso, marque a alternativa correta relativa à solução do conflito narrado:
	
	
	
	
	
	Ninguém é devedor porque o condomínio não poderia ter autorizado a venda sem que tivesse ocorrido o pagamento anteriormente.
	
	
	A dívida deve ser cobrada de Raimunda, na medida em que apenas o sujeito passivo pode ser compelido a atender ao interesse econômico do sujeito ativo.
	
	
	Pode o condomínio exigir o pagamento integral tanto de Raimunda quanto de Pedro, considerando a solidariedade existente entre ambos.
	
	
	O pagamento deve ser rateado entre Raimunda e Pedro, pois se trata de obrigação divisível, a qual comporta fracionamento entre os sujeitos, sem que tivesse ocorrido o pagamento anteriormente.
	
	 
	O devedor é Pedro porque, como a obrigação incide sobre a coisa, o sujeito passivo é o titular do direito real, no caso, o adquirente da unidade condominial.