Buscar

Direito Constitucional

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL 16/02/17
Direitos fundamentais
Direitos Fundamentais é um rol de direitos e garantias para a cidadão e uma limitação ao poder do Estado. É como uma evolução da nossa sociedade. 
1. Introdução:
1.1 Conceito: os direitos fundamentais expressam os valores supremos da ordem constitucional que legitimam a transferência do poder do povo ao Estado. Tais direitos servem de parâmetro para aferição do nível de democracia de uma sociedade visto que quanto mais extensos e arraigados no ordenamento jurídico de um Estado mais democrática será a sociedade. 
1.2 Finalidade: Garantir os direitos e deveres da sociedade e uma limitação do poder do Estado. 
1.3 Art.16° D.D.H.C
2. Acepção os direitos fundamentais 
a) Acepção formal 
I. Dos direito e deveres individuais e coletivos 
II. Dos direitos sociais
III. Da nacionalidade 
IV. Dos direitos políticos 
V. Dos partidos políticos 
b) Acepção Material 
Art. 5°,2 § Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. 
São direitos fundamentas independentemente de sua designação formal aqueles que conferem os direitos subjetivos ás pessoas possuindo uma estreita relação com princípio da dignidade da pessoa humana na medida em que fundamentalidade desses direitos consiste na pretensão de garantir aos seus titulares uma existência digna conforme os ditames da justiça social.
3. Direitos Humanos X Fundamentais
Os direitos Humanos são universais e ilimitados, direitos que são inerentes a nós, que nascem antes mesmo da nossa existência não precisam ser positivados não estar previsto na CF como os fundamentais 
a) Humanos: Traduzem-se nas condições inerentes ao ser humano. São direitos de índole filosófica advindo de bases jusnaturalistas não possuindo como característica a positivação em uma ordem jurídica constitucional, mas estando presentes em documentos de índole internacional. 
 b) fundamentais: Os DF não fogem de sua essência (direitos Humanos) porém possuem a particularidade de estarem inseridos no texto constitucional de um Estado devido a sua importância para a organização da sociedade. Podem ser limitados pois são assegurados na medida e que cada Estado os estabelece.
CONSTITUCIONAL 17/02/17
 Direitos fundamentais X garantias Fundamentais
Quanto maior o rol de direitos fundamentais maior será democrática a sociedade.
Garantias servem para assegurar o direito.
Remédios constitucionais: Habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, ação popular e mandado de injunção, todos são garantias fundamentais
Desde 1.200 já tínhamos direitos fundamentais.
Direitos: São normas declatórias dos bens da vida ou seja aqueles direitos essencialmente ligados a condição humana. Ex. vida, propriedade, educação, moradia...
Garantias: São instrumentos através dos quais assegura-se a efetividade dos direitos fundamentais. Ex. remédios constitucionais.
DIREITOS
GARANTIAS
5°, XV
5; LXVIII
5;III, 1° PARTE
5; III,2° PARTE
2. Teoria do 4 status de Jelinek – cai na prova coloca o indivíduo contra o Estado.
Conceito: Jelinek preceitua com essa teoria que o indivíduo do Estado moderno ira necessariamente contrapor-se a este de 4 formas distintas afim de garantir a execução de seus direitos públicos sendo elas:
Status passivo ou “subjectiones”:
Subordinação: este status tem o condão de subordinar o indivíduo a deveres de obrigações advindas do poder estatal sob pena de quando seu descumprimento sofrer uma sansão, aqui a palavra-chave é subordinação, o que cabe lembrar que tal subordinação deriva da lei e não da vontade unilateral do governante
Status negativo ou de liberdade: aqui o indivíduo dotado agora de personalidade impõe em face do Estado restrições a intervenções em seu rol de direitos individuais pois a autoridade estatal é exercida sob homens livres.
Direitos da personalidade
Status positivo ou civitatis: Pode e deve o indivíduo cobrar do Estado prestações positivas que possibilitem a satisfação de suas necessidades sendo em regra tais prestações de cunho social. 
Walfare State- Estado de bem-estar social.

Continue navegando