Buscar

Relatório Quimica p I Teor de alcool na Gasolina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA DO PETRÓLEO I
	CURSO
	Engenharia de Petróleo
	TURMA
	3003
	DATA
	28-03-2017
	GRUPO
	
	TÍTULO
	Teor de Álcool na Gasolina
	OBJETIVOS
	Determinar a densidade e o teor de álcool na gasolina, verificando se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.
	
	
	INTRODUÇÃO
	
A gasolina é um derivado de petróleo constituído por hidrocarbonetos aromáticos, olefínicos, naftênicos, parafínicos e isoparafínicos, mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, sendo em sua maioria saturados,(somente com ligações simples) e com cadeia carbônica contendo de 5 a 11 átomos de carbono. A faixa de ebulição é compreendida entre 30 e 215 oC. Além dos hidrocarbonetos, a gasolina contém em menor quantidade produtos oxigenados, compostos de enxofre e nitrogênio e certos metais. A formulação da gasolina pode demandar a utilização de diversas vertentes dos processos de refino do petróleo. No Brasil, a gasolina disponibilizada nos postos revendedores possui como composto oxigenado o álcool etílico anidro combustível (AEAC), sendo o teor de álcool especificado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e biocombustíveis – ANP. O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares. São definidos e especificados cinco tipos de gasolina para uso em veículos automotores. Todos devem atender às especificações estabelecidas pela Portaria ANP nº 309/2001. Gasolina comum tipo A, Gasolina Premium tipo A, Gasolina comum tipo C, Gasolina aditivada tipo C e Gasolina Premium tipo C.O. Este experimento visa analisar o teor de álcool na gasolina.
	MATERIAIS E REAGENTES
	
Gasolina
Cloreto de Sódio
Proveta volumétrica de 100 mL com tampa
Balança eletrônica de precisão BG 2000
Becker de 250ml
Funil
Pipeta Volumétrica 3ml
	PROCEDIMENTOS
	
Primeiro procedimento: Determinar a densidade da gasolina.
Com a balança analítica, pesou-se a proveta usada para armazenamento do fluido no experimento, primeiramente vazia obtendo-se 72,76g e logo após com a quantidade de 50ml de gasolina, obtendo-se 109,79g. 
Então, tendo-se os dados necessários deu-se inicio aos cálculos que consistiam primeiramente na subtração da massa da proveta cheia, pela massa da proveta vazia, não foi necessária a conversão de medidas já que todas estava na mesma escala, então dividiu-se a massa do fluido por seu volume e obteve-se a densidade como mostram os cálculos abaixo:
Proveta com fluido: 109,79g –
Proveta sem fluido: 72,76g
Subtraindo esses valores temos a massa total do fluido = 37,03g
Calculo da densidade: Ρ = m/v então Ρ = 37,03g / 50ml Ρ = 0,7406 g/cm³
Segundo procedimento: Determinar o Teor de Álcool na Gasolina.
Colocou-se 50mL de gasolina comum em uma proveta de 100mL, preparou-se uma solução 10% M/V de 5g de cloreto de sódio e completou-se com água até alcançar 48ml. Aguardou-se por 15 minutos até q houvesse a separação do álcool obtivendo os seguintes resultados:
Volume de Gasolina inicial 48ml
Volume de Gasolina Final 36ml
Álcool 12ml
Então calculou-se a porcentagem de álcool:
18 ---------- 100
12 ---------- x
X= 25%
Constatou-se que o volume total de álcool na gasolina é de 25%.
	RESULTADOS E DISCUSSÃO
	
Considerando-se o volume da mistura água/álcool, e o volume de álcool na gasolina, temos a equação : teor de AEAC foi calculado utilizando-se a seguinte equação: AEAC = [(A – 50) x 2] +1 Onde: A = volume final da camada aquosa, em mililitros; -50 = subtração do volume inicial da camada aquosa; x 2 = duplicação da variação de volume da camada aquosa, para que o mesmo seja expresso em porcentagem; +1 = acréscimo ao resultado final, devido à redução de volume da fase aquosa, que ocorre na interação intra-molecular entre a água e o álcool. Suponha que o volume inferior (água) resultou em 62ml na proveta: 1 – Lembrando que você colocou 50ml de água e você acabou de encontrar 62ml, significa que o aumento da solução aquosa foi 12ml; 2 – O resultado é 12ml, ou seja, o aumento (A) da camada aquosa foi de 12ml 3 – Multiplica 12 x 2 = 24, soma 24 + 1 = 25. Este é o teor alcoólico que poderá ter uma variação de -1 a +1. Nota: O Percentual de álcool na gasolina é fixado pelo Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de acordo com a Lei 10.203 de 22/02/2001. Assim é necessário ficar atendo para as mudanças destes percentuais.
	CONCLUSÕES
	
Os resultados obtidos na análise físico-químicas realizadas nas amostras de gasolina “C” mostraram que o teor de álcool anidro combustível está em conformidade com as especificações em vigor da ANP. Portanto, os combustíveis apresentaram bons requisitos de qualidade para serem utilizados em veículos automotores. A partir da análise, pode-se concluir que a gasolina não está adulterada, pois a sua concentração é de 25%, e a concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP (Conselho Nacional do Petróleo), deve estar entre 18 % e 27%.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	
http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/3/5199-17417.html
http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2339/1/MD_ENSCIE_III_2012_74.pdf

Outros materiais