Buscar

Relatório Ponto de Fulgor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA DO PETRÓLEO I
	CURSO
	Engenharia de Petróleo
	TURMA
	3003
	DATA
	03-04-2017
	GRUPO
	
	TÍTULO
	Ponto de Fulgor do Óleo BPF
	OBJETIVOS
	Determinar o Ponto de Fulgor do Óleo BPF
	
	
	INTRODUÇÃO
	
Ponto de fulgor é a temperatura mais baixa na qual um composto se vaporiza em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável com o ar, pelo contato com uma chama. No entanto, a combustão não prossegue, porque nessa temperatura a quantidade de vapor ainda é insuficiente para isso.
É o parâmetro mais importante utilizado para determinar o potencial dos perigos de fogo ou explosão de um líquido Os demais parâmetros estabelecem seus valores baseados somente no estado de gás ou vapor da substância, enquanto que o ponto de fulgor estabelece a temperatura mínima em que uma substância se torna inflamável independente do estado Essa importância fica evidenciada, pois os órgãos reguladores internacionais elegem esse parâmetro como fator primário de classificação da inflamabilidade das substâncias químicas.
	MATERIAIS E REAGENTES
	
Pensky Martrens (vaso fechado)
Vaso padrão 
Tampa com agitador 
Aquecedor com banho de ar e cúpula
Óleo BPF
	PROCEDIMENTOS
	
Verificar, inicialmente, se o aparelho esta em condições de uso, isto é, todas as peças estão em ordem e sem vestígio de combustível usado em teste anterior. 
Encher o vaso padrão com o combustível em estudo até o traço interno de referência.
A temperatura escolhida de acordo com o provável ponto de fulgor do combustível.
	RESULTADOS E DISCUSSÃO
	
Deu-se inicio ao procedimento ligando o aparelho a tomada, aguardou-se aproximadamente 20 minutos até que o ajuntamento dos vapores do liquido tornou-se satisfatório para inicio de uma combustão, neste evento obteve-se uma espécie de clarão na superfície do removedor, a mesma encerrada instantaneamente. Deste modo afirmou-se que o tal produto derivado do petróleo, possui ponto de fulgor a uma temperatura de 80°C, ou seja, esta é a mínima temperatura na qual o produto em contato com uma fonte externa de calor, torna-se inflamável. 
	CONCLUSÕES
	
Sendo o ponto de fulgor a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor, concluiu-se que a determinação deste ponto é de grande importância para que se estabeleçam condições seguras de transporte e armazenamento de substâncias voláteis. Exemplificando, viu-se que se o ponto de fulgor do líquido analisado encontra-se à temperatura de 80°C, isto significa que este líquido não deve ser manipulado ou transportado em condições de temperatura mais alta que esta, podendo ocasionar uma explosão e sérios danos materiais.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	
https://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/viewFile/206/188
http://www.engquimicasantossp.com.br/2016/09/o-que-e-ponto-de-fulgor.html

Outros materiais