Buscar

PROINTER PARCIAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE ITATIBA
CURSO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
MARCOS ROBERTO CORREA
RA 1029471671
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia
PROINTER II
 TUTOR EAD Rafael Gustavo Di Luciano Quirino
 ORIENTADOR EAD Alexandre Merguizo
ITATIBA / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (POLO DE ITATIBA) 
CURSO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos cursos Superiores de Tecnologia em Logística
Tema: Projeto Experimental viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental
O Projeto interdisciplinar aplicado a Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina de Direito Empresarial, Processos Gerenciais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Tecnologias de Gestão. para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa. Sob a Orientação do Professor – Tutor Presencial – Alexandre Merguizo.
ITATIBA / SP
2015 
APRESENTAÇÃO
O crescimento desordenado da população e o mau uso dos recursos naturais causaram vários impactos ambientais, sociais e econômicos ao longo dos anos, para minimizar tais problemas, foram desenvolvidos projetos mundiais contendo conceitos que orientam as organizações a praticar uma gestão responsável. A relação que cada organização tende a manter com a sociedade, deverá ser transparente, sendo necessária uma comunicação para divulgar, tornar público e dar ênfase à responsabilidade social e as áreas de atuação da organização para com todos os envolvidos (stakeholders: clientes, consumidores, fornecedores, funcionários, acionistas) com a empresa para o desenvolvimento sustentável do seu negócio e da sociedade, preservando os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras proporcionando diversos benefícios para sociedade e as organizações.
Anteriormente, as intervenções corporativas eram realizadas através de assistencialismo e filantropia, a responsabilidade social não pode mais ser vista e discutida somente como uma forma de filantropia ou ações comunitárias interessadas. A prática da responsabilidade social deve ser encarada atualmente como uma forma criativa e inovadora de gestão empresarial, ligada aos objetivos estratégicos, inserida na estrutura organizacional das empresas e fazendo parte de seu orçamento anual. Porém, na atualidade, as corporações investem seus próprios recursos em projetos de interesse público não mais apenas através da prática da filantropia, mas também por meio de ações voluntárias, planejadas e assessoradas, a fim de transformar a precária realidade ambiental, econômica e social para melhor qualidade de vida dos cidadãos. Assim, as empresas são impulsionadas a adotar novas posturas diante de questões ligadas à ética e à qualidade da relação empresas/sociedade. Estas questões influenciam as tomadas de decisões e tornam-se necessárias algumas mudanças nas dinâmicas de mercado e no padrão de concorrência e competitividade.
INTRODUÇÃO
A preocupação crescente com a preservação do meio ambiente e com a melhoria na qualidade dos alimentos faz com que principalmente a indústria alimentícia busque mecanismos que visem a garantia de crescimento sustentável, aliando o progresso econômico financeiro à não agressão ao meio ambiente. Um dos principais mecanismos utilizados é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) cuja função principal é garantir que a organização exerça rigoroso e constante controle sobre possíveis danos ambientais ocorridos, em todas as etapas do processo de produção, começando pela aquisição da matéria prima, a qualidade na produção, destinação dos produtos e dos seus resíduos, a fim de que, tendo o controle de toda a situação, possam ser tomadas as medidas necessárias e adequadas para reduzir e controlar os impactos ambientais introduzidos pelo empreendimento. Num cenário de leis ambientais cada vez mais rigorosas, a indústria de Alimentos não terá alternativa que não seja aderir às mudanças e implantar uma política ambiental. 
1. 1 Levantamento de Campo
A Mavalério iniciou suas atividades em 1969 fundadas por Sr. Mário Valério, com propósitos de fazer desta uma grande empresa alimentícia. Iniciou com os produtos de condimentos (aromas de baunilha, canela, cravo, cominho, noz-moscada e pimenta), inicialmente no Bairro no Brás/SP. 
Em 1979 a família Bettin compra a Mavalério para proporcionar um crescimento na área de guloseimas.
Nascem novas marcas “Mil Cores”, “Chocogiros”, “Snoow Sugar”, “Choco Power Ball” com produtos de confeitos!
A Mavalério é uma empresa brasileira, fundada em 1969 já com a vocação para os negócios no segmento de doces e confeitos. Ao longo de todos esses anos, vem crescendo e inovando, oferecendo ao mercado interno e externo, os mais diversos e saborosos produtos, o que contribuiu para a empresa se tornar a maior indústria fabricante de confeitos decorativos da América Latina. 
Atualmente, a Mavalério está instalada numa área de mais de 22.000m2, sendo 15.000m2 de área construída entre produção, administração e logística e a diferença reservada para futuras ampliações. Com essa estrutura, consegue atender seu plano estratégico de desenvolvimento e compromisso, focado na comercialização de produtos de alta qualidade.
E todo esse trabalho tem sido feito com muita dedicação e atenção, pois o compromisso maior da Mavalério é continuar sempre presente nos doces momentos da vida de seus colaboradores, clientes, consumidores e parceiros.
A Empresa atua fortemente no mercado de exportação e está presente em mais de 20 países como Estados Unidos, Chile, Equador, Argentina, Coréia, Ilhas Fiji, Japão, entre outros. Além de ser uma das mais importantes indústrias do segmento em operação no Brasil, e, reconhecidamente, a maior produtora de confeitos alimentícios da América Latina, a experiência da Mavalério em outros mercados, possibilita desenvolvimentos que atendam à diferentes culturas e demandas, com alto padrão de qualidade, para representar com excelência a indústria brasileira em outros mercados.
1.2 Nome do Negócio.
Indústria de Produtos Alimentícios Mavalério Ltda.
1.3 Razão para a escolha do nome
O nome foi escolhido pelo fundador da empresa Sr. Mario Valério. Por isso MAVALERIO. – MA ( abreviação do nome) e Valério ( Sobrenome ) 
1.4 Nome dos Proprietários
Sr. Geraldo Bettin. 
Sr. Renato Bettin. 
Sr. Gino Bettin.
1.5 Pontos Fortes
1. É uma empresa nacional que opera no mercado brasileiro há mais de 40 anos
2. Atua fortemente no mercado de Exportação presente em mais de 20 países
3. É considerada a maior empresa produtora de confeitos alimentícios da América Latina.
1.6 Pontos Fracos
1. Apesar do tempo de atuação no mercado nacional, não é tão reconhecida em outras cidades dos pais.
2. A empresa não possui Sistema de Gestão Ambiental, em tempos modernos em que a preocupação com o meio ambiente é primordial é necessário desenvolver um projeto e estimular a consciência ambiental.
1.7 Breve Histórico
Em 1969 no bairro Bom Retiro, bairro tradicional da capital Paulistana, nasce a Indústria de Produtos Alimentícios Mavalério Ltda., que industrializava e empacotava especiarias como cravo, canela, orégano, pimenta do reino, entre outros. Deu-se inicio a uma historia de sucesso.
Em 1979 com uma visão empreendedora os irmãos Geraldo, Renato e Gino assumem a direção da empresa, começam a escrever uma nova pagina dessa historia.
A sede da Mavalério e Transferida para a cidade de Diadema, Município da Grande São Paulo. Com o crescimento da empresa e a exigência do mercado, percebeu-se a necessidade de aumentar a capacidade de produção dos itens já fabricados, e de investir na produção de confeitos de açúcar.
1986 começa a internacionalização da Mavalério com o inicio de Exportação para os EUA e países do Mercosul.Foi inaugurada em 2005 na cidade de Itatiba SP a nova unidade, construída com tecnologia de ponta e padrões de internacionais de qualidade e equipadas com linhas de alta tecnologia de produtividade. Atualmente a Mavalério conta com mais de 15.000 m² de área construída entre produção, administrativo e logístico.
Esse novo pólo industrial encontra-se estrategicamente entre as principais rodovias estaduais e federais do país, tais como Rodovia dos Bandeirantes, Dom Pedro, Anhanguera e Fernão Dias, facilitando a logística no recebimento de matérias primas e o escoamento de toda a produção e agilizando as entregas.
Foram comemorados em 2009 os 40 anos de fundação da empresa com lançamento de novos produtos no mercado consumidor.
Em 2014 foi desenvolvida a nova Logomarca em comemoração a 45 anos da empresa, 2014 foi um ano muito especial para a Mavalério, pois a empresa comemora 45 anos de trabalho, onde o ingrediente principal tem sido a satisfação de seus clientes. Líder na produção de confeitos na América Latina, continua uma historia cheia de doces momentos, sempre comprometidos com a qualidade e excelência 
1.8 Fundamentos da Empresa
Missão
“Oferecer aos nossos clientes produtos diferenciados, com valor agregado e líderes em qualidade, superando as expectativas dos consumidores finais e gerando sempre os melhores resultados para a empresa, colaboradores e parceiros comerciais.”
Visão
“Ser reconhecida pelos nossos clientes, parceiros comerciais e colaboradores como uma indústria alimentícia de classe mundial.”
Valores
Respeito às pessoas, comunidade e meio ambiente.
 Foco no cliente e no mercado.
 Busca pela excelência
Trabalho em equipe.
 Ética e transparência nas relações.
Aprimoramento tecnológico.
Prontidão para mudanças.
1.9 Fatores Chaves e Críticos de Sucesso
Os Fatores Críticos de Sucesso da Mavalério são:
A Localização
Produtos de Qualidade
Atendimento de Qualidade
Foco no Cliente e consumidor Final
Limpeza do Ambiente (5s)
Politica de segurança de alimentos
Compromisso com os Colaboradores
Treinamento e capacitação dos seus colaboradores
2. PRODUTO / SERVIÇO
Nome: Chocolate em Pó Solúvel
Matérias – Primas necessárias à produção: Aroma idêntico ao natural de chocolate / Cacau em Pó Alcalino
Fluxograma do Processo
3. Politica Ambiental
3.1 Processos produtivos em relação à questão ambiental.
É perceptível que o processo produtivo, tem forte impacto em relação ao meio ambiente, seja ele na utilização de agua que no final do processo se mistura aos efluentes e produtos químicos, ou nos resíduos industriais que são gerados ao longo do processo de produção.
A Mavalério vem investindo em programas de sustentabilidade e preservação ao meio Ambiente fazendo o gerenciamento de seus resíduos sólidos e líquidos (ETE, Coleta Seletiva, Reaproveitamento dos resíduos industriais).
A empresa possui um programa de controle e redução do consumo de recursos naturais (Energia Elétrica, Gás natural e GLP e Água), através de sistemas de captação de energia solar, redução na utilização de produtos químicos nos tratamentos de águas industriais, ações para redução do consumo de água.
Hoje a empresa possui um sistema para reuso de água da chuva, e tem 60% de resíduos alimentícios que são transformados em ração animal.
A Mavalerio vem trabalhando na conscientização contínua de seus colaboradores através de palestras e promovendo eventos anuais sobre o meio ambiente.
Em 2012 a empresa foi matéria no Jornal do Meio Ambiente do Estado de SP, como Destaque na Preservação Ambiental.
A Mavalério conta com o departamento de P&D ( Pesquisa e Desenvolvimento) para ações de forma minimizar o impacto ao meio ambiente.
IMPLANTAÇÃO DO SGA
	Diante do estudo acima exposto confirma a convicção da implantação de um sistema ambiental na empresa Ind. Produtos Alimentícios Mavalério Já em condições ideais para crescimento e expansão. Numa etapa inicial os proprietários vão atuar diretamente na negociação com os sócios, estabelecendo as mudanças depois da integração do sistema. O diferencial da empresa será o compromisso na implementação do sistema a toda a equipe, além das políticas conscientização com o meio ambiente. 
CONCLUSÃO
Muitas das organizações que tinham somente ações filantrópicas, até bem pouco tempo, hoje por uma questão estratégica e até mesmo de sobrevivência, estão partindo para uma administração voltada a preservação do meio Ambiente.
 A falta de recursos e projetos impede que um maior número de empresas se engaje neste processo, para obter com isso uma maior parceria, com investimentos pontuais, podendo assim contribuir para a redução nos impactos ambientais. 
A prática da Politica de Meio Ambiente, está sendo encarada como uma forma criativa e inovadora de gestão empresarial, atualmente as dificuldades na utilização dos recursos naturais não são mais problemas exclusivos dos estados e governos, eles passaram a ser divididos com a iniciativa privada. Com o surgimento de novas normas onde a empresa precisa se adequar, para se tornar cada vez mais uma empresa conceituada no mercado empresarial.
Referências
http://www.mavalerio.com.br
www.sebae.com.br

Continue navegando