Buscar

Caso concreto Aula 2 Fundamentos das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Alisson Jones – Turma 3012 – Sala 31
Caso concreto AULA 2
Questão discursiva: 
Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a matéria-prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa complexidade. 
R.: O antropólogo está reportando a complexidade que se dá nos fenômenos sociais. Em sua obra ‘Relativizando: uma introdução a Antropologia’, o autor mostra que as Ciências naturais podem montar um ambiente ideal para suas experiências, reproduzindo as mesmas reações em épocas diferentes. Por exemplo, um formigueiro que pode estar em seu laboratório.
Nas relações sociais é muito mais complexo, pois não há exatidão, ainda que o cenário seja totalmente reproduzido em seus atores. Mesmo que se reproduza a parte física do experimento, jamais se consegue demonstrar a atmosfera, o clima daquele momento específico.
Matta diz: temos de enfrentar a nossa própria posição, história biográfica, educação, interesses e preconceitos (...) Desse modo, os resultados das ciências humanas são bem diferentes das ciências naturais.

Outros materiais