Buscar

1 Resenha Lakatos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Método da pesquisa de Lakatos 
João Vitor Alencar Rosa Ataide 
UFERSA, campos pau dos ferros,2016.2
SILVEIRA, Fernando Lang, A Metodologia dos programas de pesquisa: Epistemologia de Imre Lakatos, Instituto de Física, UFRGS- Porto Alegre RS 
A Epistemologia de Imre Lakatos está ligada diretamente, a apresentar um programa de pesquisa firme, que constitui um conjunto de hipóteses, questionando sempre os métodos apresentados e considerados corretos, definindo em dois tipos Progressivo e regressivo. A história da ciência é basicamente a história da concorrência sendo simplesmente um processo que tenta superar os outros e foi o que os dois Popper e Lakatos sendo ambos Racionalistas críticos.
Imre Lakatos criou uma nova ruptura etimológica, essa ruptura possui uma importante reflexão filosófica da ciência principalmente do século XX, sendo influenciado por Popper desde o seu ingresso no meio acadêmico. Popper era considerado um dos filósofos mais importantes da época e era criticado sempre pelos outros a exemplo de Kuhn e Feyerabend, e no texto ele questiona todas a hipóteses apresentadas criando para ele um caso de progresso racional sem nenhuma relevância religiosa a “metodologia dos programas de pesquisa científica" (MPPC).
	A ciência para Lakatos não tem importância se a mesma não possui uma filosofia para questionar os seus atos e posições, essa filosofia da ciência oferece um termo Etimológico, um método que tenta dissociar a história da ciência em relação a externa. E foi por questionar os métodos que criou para ele o melhor cumpridor dos objetivos MPPC.
Questionamento acerca da ciência deve ser definido como progressiva e regressiva dentro do programa de pesquisa, porem a ciência em si pode ser considerado um programa de pesquisa. Os programas de pesquisas são de um núcleo firme e consistente a exemplo das teorias de Newton, Gilbert e Swift, sendo que esses cientistas não descartariam a hipótese de um núcleo firme mesmo quando se tem fatos problemáticos.
	O próprio Lakatos afirma que a ideia de núcleo firme consiste em uma heurística negativa e que enfrenta qualquer problemática de refutação e anomia, e de cairá em um cinturão protetor que consiste em hipóteses e teorias auxiliares e também pelo método observacional, protegendo o núcleo firme. A exemplo do Newton da gravitação universao continha modelos do sistema solar, a forma e a distribuição de massa dos planetas e satélites, a ótica geométrica, a teoria sobre a refração da luz na atmosfera, etc. As anomalias levaram a modificações no "cinturão protetor", transformando-as em corroborações, algumas vezes espetaculares como no caso da previsão de Netuno.
	 Quando a ciência se depara com um fato incompatível ou incompreensível, coma as previsões de Anomia e refutação dar-se um nome de heurística positiva que consiste em um conjunto previamente questionado e desenvolvendo variáveis refutáveis no próprio programa de pesquisa. E como o próprio programa de pesquisa possui um oceano de anomias. A heurística positiva impede que os cientistas de confundam, indicando sempre os caminhos que poderão usar, e explicando futuramente.
	E é daí que surge as avaliações dos programas de pesquisas de uma forma regressiva e progressiva. Um programa progressivo é quando a modificação do cinturão leva a uma nova predição ou retrodições. É possível explicar um anomia pelas teorias do cinturão protetor. Por exemplo, sempre era possível no programa de Ptolomeu compatibilizar os dados astronômicos sobre os planetas pela introdução de um novo epiciclo. Estes ajustes são "ad-hoc" e o programa está "regredindo" ou "degenerando" quando eles apenas explicam os fatos que os motivaram, não prevendo nenhum fato novo, ou, se prevendo fatos novos, nenhum é corroborado. Um programa está "regredindo" ou "degenerando" se seu crescimento teórico se atrasa com relação ao seu crescimento empírico, Segundo Lakatos, o programa marxista é um exemplo de um programa regressivo pois, predisse alguns fatos novos que nunca se cumpriram: o empobrecimento absoluto das classes trabalhadoras; a ocorrência da revolução socialista em uma sociedade industrial desenvolvida; a inexistência de conflitos de interesses entre os países socialistas; a ausência de revoluções em sociedades socialistas. De maneira "ad-hoc" os marxistas explicaram os fracassos.
Para Kuhn a revolução científica é irracional, uma questão da psicologia das multidões, mas Lakatos diz que se constitui em um processo racional de superação de um programa por outro. A superação ocorre quando um programa tem em relação ao seu rival um excedente de conteúdo de verdade, no sentido de que prediz progressivamente tudo o que o seu rival corretamente prediz, e algumas coisas adicionais. Esse progresso de superação d programa não é uma coisa rápida e durante isso em um trabalho racional é trabalhado em qualquer programa. Um exemplo disso é quando o programa é formulado de uma maneira vaga e imprecisa, assim seus adversários criam de uma maneira rigorosa para encontrar suas fraquezas e critica-lo.
	Laktos insiste em dizer, que não existe um experimento crucial que possam acabar rapidamente com a teoria do outro e isso se deve a possibilidade de absorver qualquer fato do cinturão protetor da teoria. O MPPC coloca de maneira clara a ocorrência histórica e a necessidade do pluralismo teórico; nesse aspecto as ideias de Lakatos concordam com as de Popper e Feyerabend. O progresso do conhecimento depende da existência de programas concorrentes. O abandono de um programa somente poderá acontecer quando existir uma alternativa melhor (um outro programa melhor); a concepção de que fatos em conflito com uma teoria são suficientes para que ela seja rechaçada (refutacionismo ingênuo) é substituída por outra: o embate se dá entre, no mínimo, dois programas de pesquisa e os fatos; a superação de um programa por outro não acontece instantaneamente, constituindo-se em um processo temporalmente extenso. O pluralismo teórico, além de ser reconhecido historicamente pela MPPC, é condição necessária para o desenvolvimento do conhecimento.
	A etimologia do ensino da ciência dada por Lakatos e Popper As teses mais importantes desta epistemologia são a observação é a fonte e a função do conhecimento, o conhecimento científico é obtido dos fenômenos, a especulação, as teorias científicas não são criadas. Essa epistemologia são em dos braços da ideia de Lakatos e Popper criando uma serie de esses empíricas a exemplo de instruções no sentido de investigação, coletar várias medias com variáveis manipulada, construir um diagrama de dispersão e a mais importante a descoberta que introduz a lei a partir da descoberta. O aprendizado por descoberta que acentua o valor da investigação e experimentação em um conjunto de aplicações de conhecimento de modo empírica-indutiva. O que gera nos alunos um corpo de verdades inquestionáveis. O que não pode ser aceito em muitos casos e integrar completamente esse método no ensino, pois nenhuma ciência é inquestionável.

Outros materiais