Buscar

Trabalho/Pagamento indevido

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE- UNIVALE
Nicholas Miguel
Pagamento indevido
Governador Valadares
2017
Introdução
No código civil, fala que todos que receberam o que lhe não era devido fica obrigado a restituir a quantia. Isso se encaixa no pagamento indevido.
Desenvolvimento
O pagamento indevido ocorre quando alguém recebe o que não era devido e isso faz com que a pessoa tenha que restituir o valor, pode acontecer de receber de boa fé, mas também tem os casos de enriquecimento sem causa. Mas ambos devem restituir o pagamento, de acordo com o princípio que ninguém pode aumentar seu patrimônio em detrimento do patrimônio de outrem.
Conforme o caput do art. 876 do CC ‘’Todo aquele que receber o que lhe não era devido fica obrigado a restituir; obrigação que incumbe àquela que recebe dívida condicional antes de cumprida a condição. ‘’. 
Quem pagou o indevido deve falar que realizou o pagamento e cometeu um erro, porque a ausência deste irá presumir uma liberalidade ‘’doação’’. 
Há duas formas de pagamento indevido:
Pagamento objetivamente indevido: quando há erro a existência da obrigação.
Pagamento subjetivamente indevido: quando um não devedor pagará a um não credor, nesse caso o pagador tem o direito de reaver a prestação paga indevidamente.
Conclusão
Para concluir o pagamento indevido é um ato ilícito que faz com que crie uma falsa ideia, gerando ao credor de boa fé a prestação que lhe não é devida ‘’ accipiens’’ o dever de devolver a prestação, uma vez que mostre a não obrigação, ou quando o devedor não é aquele que assumiu a obrigação de pagar ‘’ solvens’’. 
Referências 
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/320072/imposicao-legal
https://www.jusbrasil.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=1MutTp9tr5w

Continue navegando