Buscar

Crítica da Razão PURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

epistemologia 
Você sabe o que é o conhecimento? Você realmente sabe o que acredita que sabe? Será que saber algo implica que você sabe que você sabe isso? Essas perguntas envolvem uma das mais antigas e prolíficas disciplinas da Filosofia, conhecida como Epistemologia – ou Teoria do Conhecimento.
O termo “Epistemologia” vem do grego e pode ser traduzido como “estudo do conhecimento” ou “teoria do conhecimento”. Em termos gerais, portanto, não há diferença entre Epistemologia e Teoria do Conhecimento. É muito comum encontrarmos quem acredita que Epistemologia (ou Teoria do Conhecimento) é a mesma coisa que Filosofia da Ciência. Isso parece acontecer porque Epistemologia vem do termo grego episteme, que podemos traduzir tanto como “conhecimento” como “ciência”. Todavia, o termo “ciência”, tal como usamos hoje, tem outro significado. Usamos “ciência” para designar um grande campo de estudo que trata de fenômenos naturais e humanos, como a Física, Química, Biologia, História, Sociologia, etc.
Mas então, o que seria Epistemologia? E o que diferencia ela da Filosofia da Ciência? Como o filósofo Michael Williams disse, em seu livro Problems of Knowledge: A Critical Introduction to Epistemology, podemos responder esta pergunta simplesmente dizendo que Epistemologia é uma área da filosofia que se ocupa do conhecimento humano. Mas, como ele mesmo nota, isso não nos diz nada de substancial. Portanto, a melhor forma de entendermos o que é epistemologia é compreender suas principais subáreas e os problemas centrais tratados por elas, que são:
 
O Problema da Definição do Conhecimento
O problema da Definição do Conhecimento trata de compreender o significado do conceito conhecimento e o que distingui conhecer algo de ter apenas uma opinião (ou crença) sobre algo.
O Problema das Fontes do Conhecimento
O Problema das Fontes do Conhecimento trata de compreendermos quais são as fontes confiáveis de conhecimento e quais são as circunstâncias seguras para usá-las.
O Problema da Possibilidade e Limites do Conhecimento
Por fim, o Problema das Fontes do Conhecimento trata se de fato podemos conhecer a realidade e, se podemos conhecer, quais são os limites do nosso conhecimento

Continue navegando