Buscar

Lista de Exercícios para Avaliação Teórica Inorgânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios – Prova 2
Lista de exercícios dos slides de aula
Por que o flúor não se solubiliza em água?
Descreva as reações de obtenção do Flúor a partir da fluorita. Quais as dificuldades deste processo?
Escreva uma reação balanceada de obtenção de cloro gasoso (sem eletrólise). Escreva a reação desse gás com a água e com uma solução diluída de NaOH
Flúor e Cloro são gases, Bromo é um líquido e Iodo é um sólido à temperatura ambiente. Faça um breve relato sobre esta afirmação e explique o porquê.
Por que o HF apresenta ponto de fusão menor quando comparado com HCl, HBr e HI? Explique também o porquê dele apresentar maior valor de pKa (menos ácido).
Por que os elementos do grupo 18 são gases monoatômicos?
Mostre, por estruturas de Lewis, as estruturas dos seguintes compostos de Xe. i) XeF2 ii)XeF4 iii)XeF6 iv)XeO3 v) XeO4
Mostre por meio de reações e descreva o método de obtenção do Titânio pelo método van Arkel de Boer. Por que esse método é realizado em atmosfera inerte?
Por que os estados de oxidação mais estáveis para os grupor 4 e 5 são o IV e V respectivamente?
Explique o porquê das configurações eletrônicas do Cromo e do Cobre não respeitarem as regras de Linus Pauling.
Justifique o grande poder OXIDANTE dos íons Cr6+ e Mn7+.
Escreva as reações de obtenção de Cloro e Oxigênio a partir do dióxido de manganês. Qual o estado de oxidação de manganês que é produto das reações?
Escreva as três principais reações – reação do vulcão, combustão ao ar e aquecimento de CrO3 - de obtenção de Cr2O3 (óxido de cromo III) 
Monte um esquema (figuras e reações catódicas e anódicas) mostrando o funcionamento de um reator de Cromagem com CrVI e CrIII. 
No processo de obtenção de ferro-gusa várias reações entre o mineral de ferro, coque e calcário ocorrem simultaneamente. Escreva a reação global de obtenção de Ferro metálico via redução por coque em alto forno e a reação de produção de escória. Cite algumas finalidades da adição de calcário.
Faça uma tabela mostrando todos os estados de oxidação (desde o zero) e as respectivas configurações eletrônicas dos elementos do Grupo 8 (ferro, rutênio e ósmio). Explique sucintamente a afirmação: Rutênio e Ósmio podem ser vistos em estados de oxidação VIII e o Ferro pode, no máximo, chegar a VI.
Com relação ao grupo do Cobalto, responda: Por que, mesmo com nove elétrons disponíveis, esses elementos não existem em Estados de Oxidação maiores que VI?
Descreva o processo MOND de obtenção de níquel.
Zinco de alta pureza é obtido pelo aquecimento de ZnS. Este aquecimento leva a formação de ZnO e SO2. Este óxido formado é colocado em um forno e reage com CO para formar Zn gasoso e CO2. Esta reação do óxido com monóxido de carbono é reversível. Cite duas medidas para prevenir a reversibilidade dessa reação.
Mostre, por meio de reações, o processo de obtenção do Cobre a partir da calcopirita. Qual é o gás formado como subproduto e para que finalidade ele pode ser utilizado?
Explique, com suas palavras, o porquê do Mercúrio ser o único metal líquido a temperatura ambiente.
Caso eu tenha uma solução aquosa de Ouro (Au1+) e, acidentalmente, jogue Zinco metálico dentro do recipiente que contém a solução, o que vai ocorrer?

Outros materiais