Buscar

comunicação social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
Os primeiros registros do exercício do jornalismo, remontam dos tempos da Roma Antiga no ano de 59 A.C, quando o seu imperador Júlio Cesar criou a Acta Diurna, atribuído como o primeiro jornal da história, tratava-se de uma espécie de diário do Império, trazendo notícias sobre as conquistas, avanços científicos e sobre política. 
A profissão de jornalista surgiu em meados do século XV, juntamente com a criação da prensa por Gutenberg. Ao longo de todo esse tempo, por mais estranho que nos possa apresentar, o jornalismo não esteve direto ou indiretamente ligado à liberdade de expressão, divulgação e informação, haja vista o controle total do Estado. Não buscaremos aqui uma narração histórica do jornalismo, mas, sim relaciona-lo com a manifestação do pensamento, com a criação, expressão e informação, abordado pelo Art.220 da CF/88, dentro do contexto da comunicação social e suas implicações, principalmente, o não acolhimento do Decreto-Lei n. 972/69 que delimitava o exercício da profissão de jornalista, exigindo diploma de curso superior para seu efetivo desempenho, decidido pelo STF.
 Apesar de ser admitido que a não exigência de diploma da referida profissão, não ensejar possibilidade de dano ou risco a sociedade no geral diretamente, é notório que qualquer pessoa tem garantido a livre manifestação do pensamento e o direito de resposta, nos termos dos incisos IV e V do Art.5º da CF/88, respectivamente. Chegando o questionamento: A exigência do diploma para jornalistas fere mesmo a liberdade de expressão? Ou até, A exigência já impediu que outros profissionais colaborassem com meios jornalísticos? Sendo a resposta negativa, abriremos aqui precedentes para a análise dessa questão.

Continue navegando