SIMULADOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
9 pág.

SIMULADOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL


DisciplinaGestão Ambiental5.988 materiais35.816 seguidores
Pré-visualização4 páginas
SIMULADOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
AV1
	 1a Questão (Ref.: 201502187480)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:
		
	
	Todos os recursos naturais são infinitos e qualquer dano ambiental causado pelo homem é reversível.
	 
	Muitos recursos naturais são finitos e danos ambientais causados pelo homem podem ser irreversíveis.
	
	Os recursos naturais já estão praticamente esgotados e qualquer dano ambiental causado pelo homem é reversível.
	
	Os recursos naturais são suficientes para muitas gerações e todos os danos ambientais causados pelo homem são reversíveis.
	
	Os recursos naturais não são suficientes nem para a geração atual e os danos ambientais causados pelo homem são sempre irreversíveis.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502187489)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Atualmente, a maioria das decisões empresariais considera os aspectos socioambientais. Novos grupos aparecem preocupados com as causas relacionadas à ecologia, algumas bem conhecidas. Assinale a alternativa que NÃO está coerente com este pensamento e realidade:
		
	
	Atualmente, a maioria das decisões empresariais considera os aspectos socioambientais.
	
	A consciência cidadã cresce em torno da causa ambiental, estimulando novas associações e grupos cada vez mais fortes em defesa da biodiversidade.
	
	A busca pela sustentabilidade ultrapassa a preferência pelo luxo e pelo progresso a qualquer custo.
	 
	A economia capitalista tem como objetivo aferir lucro, com o estabelecimento de metas cada vez mais ousadas.
	
	Algumas dessas organizações não governamentais se tornam grandes e fortes, atuando inclusive na denúncia de atos e acidentes danosos ao meio ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502187441)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No impasse da escolha de um SGA, o empresário fica emparedado entre duas fortes ameaças: a queda do lucro e o prejuízo com autuações e ações judiciais de ordem ambiental. O pensamento correto, nesse caso a ser aplicado por um consultor ambiental para defender a implantação do SGA, é:
		
	 
	O foco entre o analista ou consultor ambiental e a alta cúpula da empresa deve ser ajustado, mostrando a redução de custos em médio prazo.
	
	O foco entre o analista ou consultor ambiental e a alta cúpula da empresa deve ser ajustado, mostrando a redução de custos em longo prazo.
	
	O foco entre o analista ou consultor ambiental e a alta cúpula da empresa deve ser ajustado, mostrando o aumento de custos em médio prazo.
	
	O foco entre o analista ou consultor ambiental e a alta cúpula da empresa deve ser ajustado, mostrando o aumento de custos em curtíssimo prazo.
	
	O foco entre o analista ou consultor ambiental e a alta cúpula da empresa deve ser ajustado, pois a redução de custos em médio prazo não é possível.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502208263)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como é obtida a eficiência de um SGA?
		
	
	A partir da insatisfação das demandas não atendidas, dobrando-se às necessidades do mercado, independentemente de qualquer risco ambiental.
	
	Realizando ações de esforços balanceados, atendendo as demandas de mercado, comprometendo a qualidade em troca de um risco calculado.
	
	Oferecendo ao mercado oportunidade de preços independente da qualidade, porém de forma e risco balanceado.
	 
	É obtida através de um balanceamento que se inicia no fornecimento de bens e serviços a preços competitivos, satisfazendo as demandas impostas pelo mercado, mas que tragam qualidade de vida.
	
	Satisfazendo as demandas impostas pelo mercado, a preços competitivos, independente do balanceamento, já que não estão relacionados ao fornecimento de bens e serviços.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502755760)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para implantar um SGA. Assinale abaixo qual das alternativas não é um requisito encontrado na ISO 14001.
		
	 
	emissão de licença de instalação.
	
	ação corretiva
	
	planejamento de operação
	
	política ambiental
	
	planejamento da implantação
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502755205)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O que a ISO proporciona ao mercado internacional?
		
	
	Diminuição das exportações.
	
	Controle menos rigoroso de produtos.
	
	Menor qualidade dos produtos.
	
	Impedimento de entrada de produtos internacionais no Brasil.
	 
	Uma linguagem capaz de quebrar barreiras culturais e de comunicação
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502755882)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação ao detalhamento da ISO 14001, qual das opções abaixo NÃO é um item necessário para implantação desta norma ISO?
		
	
	Contratação de consultoria específica
	 
	Só contratar profissionais com mais de 10 anos de carreira.
	
	Diagnóstico ambiental
	
	Descrição dos impactos ambientais
	
	Definição da política ambiental
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502187466)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A certificação de qualidade ambiental pela ISO 14001 é cada vez mais utilizada pelas empresas que agem com responsabilidade ambiental. Com relação ao processo de certificação de sistemas de gestão ambiental das organizações no Brasil, assinale a afirmativa CORRETA.
		
	
	A certificação pela Norma ISO 14001 só pode ser obtida por empresas com mais de 1000 empregados, independente do segmento de atividade, seja ele industrial, comercial ou de serviços.
	
	A ISO 14001 é uma norma internacional cujo objetivo principal é apresentar diretrizes e princípios gerais para a condução de auditorias de Sistema de Gestão Ambiental.
	
	No Brasil, a obtenção da certificação de sistema de gestão ambiental pela Norma ISO 14001 é compulsória somente para as empresas que exerçam atividades consideradas potencialmente poluidoras do meio ambiente, após constatação feita em auditoria.
	
	No âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) é o organismo oficial credenciador de entidades de certificação de sistema de gestão ambiental.
	 
	Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14001, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, devidamente credenciada por organismo oficial credenciador.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502711256)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A implantação de um SGA consiste em uma mudança cultural significativa, de forma que todos os níveis de colaboradores estejam claramente comprometidos com as questões ligadas à sustentabilidade. Possuir um SGA traz algumas vantagens para as organizações, como por exemplo:
		
	
	Ausência da necessidade de obter licenças e autorizações ambientais.
	 
	Maior facilidade para exportação.
	
	Redução de quadro de funcionários.
	
	Economia de dinheiro na fase de implantação.
	
	Isenção de impostos.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502724379)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Política Ambiental é um dos documentos mais importantes no contexto do Sistema de Gestão Ambiental, possuindo características peculiares de elaboração e divulgação. São características da Política Ambiental:
		
	 
	Estar relacionada com os elementos de gestão existentes na estrutura organizacional da empresa.
	
	A Política Ambiental pode ser satisfatoriamente elaborada ainda que não estejam identificados os aspectos e impactos ambientais.
	
	Ser documentada