Buscar

Relatório FUNCIONAMENTO DO BICO DE GÁS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS – DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO: QUÍMICA BACHARELADO
LEIDIANE SILVA VASCONCELOS RA: 103222
 LORENA KRUGER RA: 103715
LUCAS PIANA VENDRAMELL RA:103662
MILENA ARRAES DOS SANTOS RA: 103307
FUNCIONAMENTO DO BICO DE GÁS 
 
MARINGÁ – PR
2017
LEIDIANE SILVA VASCONCELOS
 LORENA KRUGER
LUCAS PIANA VENDRAMELL
MILENA ARRAES DOS SANTOS
FUNCIONAMENTO DO BICO DE GÁS
Relatório realizado de acordo com o experimento “Funcionamento do Bico de Gás”, executado no Departamento de Química, Bloco E78, sala 105, segundo o programa da disciplina de: Química Geral Experimental, 1º ano do Curso de Graduação em Química Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá. Maringá – PR.
Professor Vagner Roberto de Souza
MARINGÁ – PR
2017
1. INTRODUÇÃO
O bico de gás é um instrumento utilizado nos laboratórios destinado à queima de gás combustível geralmente GLP (gás liquefeito de petróleo), já o comburente que é mais utilizado é o O2 para efetuar aquecimentos. Os queimadores de gás fornecem chamas muito mais quentes e intensas do que até mesmo lamparinas de álcool. É para o aquecimento de maiores volumes de líquidos, mas para líquidos inflamáveis se usa placas de aquecimento. Eles também são usados na análise de substâncias por via seca. Dos bicos de gás clássicos normalmente encontrados em laboratório estão o bico de Bunsen e o bico de Meker. No entanto, utilizamos mais o de Bunsen. 
	A chama possui regiões diferentes:
Zona Oxidante: é a parte “quente” da chama, podendo alcançar até 1560oC; de coloração azulada, é a parte onde há mais contato ente o combustível e o comburente, tendo assim uma combustão completa. Tem como produtos principais H2O e CO2. 
 Zona Redutora: a parte “fria” da chama, podendo alcançar até 530oC; de coloração amarelada, é caracterizada pela combustão incompleta, pois falta oxigênio p ara que a completa ocorra. Em consequência desta falta de comburente, a chama apresenta pequenas partículas de carbono (fuligem); tem como produtos principais CO, C e H2O. 
Zona Interna: como o nome já diz, é a parte mais interna da chama. Ali não há combustão, pois o combustível tem muito pouco contato com o comburente. Esses gases, ainda não inflamados, formam a mistura comburente.
Imagem 1: Bico de Bunsen aceso mostrando as zonas de uma chama oxidante
2. OBJETIVO
Aplicação do método cientifico na observação da reação de combustão.
3. PROCEDIMENTO
3.1 Materiais 
Palitos de fósforo
Grafite (utilizado em lapiseiras)
3.2 Experimento
	Inicialmente abriu-se o registro do laboratório, depois o da bancada, fechou a entrada de ar no bico, ateou fogo utilizando o palito de fósforo. Observou-se a chama e suas zonas de coloração. Depois colocou o grafite em cada zona da chama para observar o que acontecia em cada uma.
4. DISCUSSÃO
 Reação de combustão necessita de combustível e comburente. Os gases geralmente usados são o butano e o propano (foi usado pra acendermos o bico de Bunsen). Os produtos da reação de combustão são: CO2(gás carbônico), H2O(água) e energia em forma de calor, tendo também a fuligem. 
A chama amarela é indicadora da zona redutora da chama, ou seja, é a parte em que a combustão é incompleta, resultando assim na fuligem. Ela é mais presenciada quando as janelas do bico de Bunsen estão fechadas, o que dificulta a entrada do comburente (O2 do gás atmosférico).
C3H8(g) + O2(g) CO(g) + H2O + C(s) + luz (energia)
Reação da chama amarela
	O carbono liberado na cor amarela é a energia absorvida por este quando volta ao seu estado natural por isso essa chama é mais luminosa, com uma temperatura menor, libera bastante fuligem com a presença de uma fumaça escura, tem forma irregular e menor luminosidade. Em relação ao grafite ao se aproximar da chama ficava luminoso de cor laranja, e diminuía de tamanho.
Tal chama não é a ideal para o uso no laboratório, onde se deve utilizar a chama azul, a zona oxidante, pois é onde ocorre a queima total do combustível, justificando, assim, sua temperatura mais elevada. 
C3H8(g) + 5O2(g) 3CO2(g) + H2O(g) + luz (energia)
Reação da chama azul
 Observou-se que ela é obtida em maior quantidade quando as janelas do bico de Bunsen estão totalmente abertas, ou seja, quando há maior entrada e contato com o comburente. Sua chama tem formato definido de cone, e regiões diferentes. Em relação ao grafite, ao se aproximar da chama ele não brilhava apenhas diminuía o tamanho.
5. CONCLUSÃO
Diante disso chega -se à conclusão de que o objetivo do experimento foi alcançado: Aplicação do método cientifico na observação da reação de combustão. Vemos que combustão é uma reação de oxirredução onde a chama amarela é redutora e a azul é a oxidante, além do que a azul é preferível seu uso em laboratório.
6. REFERÊNCIAS
RIBEIRO, Daniel. (2012), WikiCiências, Disponível em: http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Bico_de_g%C3%A1s – Acesso em: 22 de Abril de 2017.
UEM – CCE – DQI – Apostila de Química Geral Experimental para o curso de Bacharelado e Licenciatura em Química, 2013. 7 – 8 p

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais