Buscar

EXERCÍCIO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA E HISTÓRIA
ATD1
1) No Mito da Caverna, Platão se referia á condição humana em relação ao conhecimento e a educação, de como podemos sair da escuridão da ignorância, de coisas que acreditamos ser, mas não é, para a luz da verdade, do conhecimento, das descobertas, do saber, sermos livres pra usufruir de um mundo que não conhecemos que não nos foi revelado ainda.
No mito, os prisioneiros somos nós que só enxergamos e acreditamos apenas nas imagens criadas pela cultura, pelos conceitos e informações que recebemos durante a vida, através das religiões, daqueles que se julgam donos da verdade. Que cada um de nós possa ser qual o prisioneiro que descobriu a verdade, que correu atrás da luz e encontrou o inimaginável. 
2) Com Manifesto Antropófago, Oswald de Andrade quis dizer que devemos ingerir as ideias que fossem importantes e expelir o que fosse descartável.
Neste caso ele destacou a prática da Antropofagia na sociedade. Ele ironiza o comportamento de fachada do ser humano, as ações praticadas com a intenção de se autopromover, para Oswad, tanto o pensamento individual quanto o coletivo não são verdadeiros, o objetivo maior do homem é seu sucesso, nem que para isso ele tenha que passar por cima dos outros homens e devora-los, como fazem os antropófagos.
VAP2
De acordo com os PCNs, ao final do primeiro ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios.
Cite pelo menos um critério que deve ser utilizado pelo professor ao analisar a produção de um aluno nas aulas de Geografia e História no ciclo I.
Meu texto
A criança desde a mais tenra idade convive com as ideias do senso comum, cabe ao professor e a escola interferir nesta questão e conduzi-la ao entendimento do mundo em que ela vive e de tudo o que acontece a sua volta, leitura do tempo presente e passado, as questões urbanas e suas dominâncias sobre o rural. No final do primeiro ciclo, um dos critérios usados pelo professor na avaliação, além do enunciado, deverá ser breves comentários explicativos sobre o que foi ensinado, projeção de mapas e construção de maquetes.
ATD2
“-Tente não se divertir. Isso tem que ser educacional. ’
Logo temos a famosa ideia que o estudo e as visitas à espaços de cultura têm que ser atividades enfadonhas, cansativas. Por outro lado, esses espaços também são importantíssimos para nossa formação cidadã e identitária.
Que tal pensarmos um pouco sobre isso!
Vamos mudar essa ideia? Vamos escrever sobre cidadania e espaços de cultura.
Meu Texto
Cidadania & espaços culturais
Quando refletimos sobre cidadania, chegamos a conclusão de que os direitos e deveres estão interligados, não tem como praticar um e deixar de praticar o outro e o respeito e cumprimento dos dois contribuem para uma sociedade bem melhor. Sabemos que existem os deveres e direitos de cidadãos e entres eles está o dever de proteger os patrimônios públicos e o direito á educação e ao lazer, entre outros, então vamos pensar em educação e lazer, podemos unir os dois ao frequentarmos os espaços culturais. As visitas aos espaços culturais devem se transformar em momentos de aprendizagens e prazer, cabe aos familiares, escolas e professores trabalhar isso, incentivar, motivar as crianças, jovens e adultos a visitar com mais frequência esses espaços, como museu, teatro, oficinas, Patrimônios históricos, e outros. É necessário também fazer da cultura um canal para o desenvolvimento das potencialidades profissionais de adolescentes, jovens e adultos através de ações como: Escola aberta, Pontos culturais, Recreio de férias, oficinas, brinquedotecas e Bibliotecas comunitárias.
VAP4
1) Um professor de Geografia solicitou aos alunos que representassem, por meio de cartogramas, os resultados de um estudo sobre o bairro onde a escola está localizada. Foram colocadas à disposição dos alunos duas bases cartográficas com as seguintes escalas:
Cartograma 1 – escala de 1:25.000;
Cartograma 2 – escala de 1:500.000.
Considerando que devem ser representados no mapa, ruas, avenidas e outros componentes do bairro, qual dos dois cartogramas os alunos devem utilizar? Justifique a sua resposta.
Os alunos devem usar o Cartograma 1 – escala de 1:25.000.
Porque a escala é maior, pois quanto maior o cartograma melhor, assim possibilitará uma apresentação mais detalhada.

Continue navegando