Buscar

BDQ IED

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702404033)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Estabelece o art. 9º da Consolidação das Leis do Trabalho: serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação de preceitos contidos na presente consolidação. A referida norma jurídica, de acordo com a espécie de sanção que a acompanha, há que ser classificada como:
		
	 
	Norma perfeita
	
	Norma imperfeita
	
	Norma anacrônica
	
	Norma ilegal
	
	Norma mais que perfeita
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703063915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O direito é, exceto:
		
	 
	conjunto de normas criadas pela sociedade
	
	conjunto de regras de caráter obrigatório que impõe penalidade aos infratores
	
	sistema de conhecimento jurídico
	
	preceitos obrigatórios cujo descumprimento gera sanção
	
	normas que emanam da vontade estatal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703051260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o normativismo, analise as assertivas abaixo e, em seguida, responda: I - Hans Kelsen foi responsável por desenvolver a Teoria Pura do Direito, atribuindo à Ciência do Direito método e objeto próprios. II ¿ Para essa escola de pensamento, o direito seria fruto da vontade política do Estado. III ¿ Para a Teoria Pura, o direito não tem relação com concepções morais, filosóficas ou sociológicas. IV ¿ Uma norma seria válida quando estivesse de acordo com as normas hierarquicamente superiores a ela.
		
	
	Todas as alternativas são falsas.
	
	As alternativas II, III e IV são corretas.
	
	As alternativas são I, III e IV corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As alternativas I, II e III são corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702640280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos conceitos jurídicos abaixo, assinale a opção correta:
		
	
	Direito natural é o conjunto das normas jurídicas vigentes em determinado lugar, ou seja, é o ordenamento jurídico em vigor em determinada época.
	
	No Direito Público há o predomínio do interesse de ordem particular, sendo este marcado pela característica da disponibilidade.
	
	Direito Privado é o destinado a disciplinar os interesses gerais da coletividade.
	
	O Direito positivo é composto de leis anteriores e inspiradoras do Direito, as quais, embora não escritas, estão na consciência dos povos.
	 
	Direito objetivo é a Norma de agir, estabelecendo as normas de conduta social, enquanto que o Direito subjetivo é a faculdade, que a ordem jurídica confere a alguém de agir e exigir de outrem determinado comportamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702985581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	Diz-se o direito bilateral porque autoriza o uso da força a fim de garantir o cumprimento da norma jurídica.
	 
	As regras de trato social constituem, segundo o mestre Paulo Nader, um dos mecanismos que possibilitam o controle social, vez que sua observância torna o ambiente social mais ameno e agradável, facilitando a convivência.
	
	Dentre as acepções do termo DIREITO, considerando que o mesmo é ambivalente, há aquela que o designa como sendo um sistema de regras autônomas.
	
	Desde os primórdios da história, existe a codificação de normas jurídicas assegurando a convivência harmoniosa e pacífica dos membros da sociedade.
	
	Direito e moral possuem, cada qual, campos de incidência bem particulares, porém, segundo Kelsen, na formulação da teoria dos círculos, ambos possuem também uma faixa de competência comum.

Continue navegando