Buscar

Histologia do Intestino Grosso

Prévia do material em texto

1.11 – Diferenciar histologicamente o INTESTINO GROSSO de outras regiões intestinais:
O intestino grosso é constituído por: ceco (do qual se projeta o apêndice), os cólons ascendente, transverso e descendente, cólon sigmoide, reto e ânus.
A camada mucosa: Após a valva ileo-cecal não possui pregas, nem vilos (como no I. Delgado), o epitélio ainda é simples cilíndrico + enterócitos colunares e contêm microvilosidades curtas e irregulares + muitas células caliciformes + poucas células enteroendócrinas + criptas intestinais bem mais longas e profundas + Glândula tubulosa de Lieberkuhn + LP repleta de nódulos linfoides que se estendem até a submucosa, interrompendo a continuidade da muscular da mucosa.
A camada submucosa é típica do intestino delgado, assim sendo possível encontrar TCDNM altamente vascularizado.
A camada muscular: camada circular + longitudinal. Feixes da camada longitudinal externa se unem para formar três faixas longitudinais denominadas tênias do cólon. As contrações das tênias do colo formam as saculações durante o trajeto do colo. Nas porções livres do colo, a camada serosa possui protuberâncias pequenas com conteúdo adiposo dentro, os apêndices epiploicos, que junto à saculações representam características singulares do intestino grosso.
Apêndice
O apêndice é um divertículo do ceco e é caracterizado por um lumen irregular e estreito devido a abundantes nódulos linfoides em sua parede. Ele contém menos glândulas intestinais, sendo estas menores. Além disso, não contém tênias do cólon.
Reto e Canal anal
O reto é o único local do I. Grosso que possui pregas na mucosa. Ao nível do canal anal, as criptas vão desaparecendo e a serosa é substituída pela camada adventícia. O epitélio se torna estratificado pavimentoso não queratinizado, a camada circular interna de músculo liso espessa forma o Esfíncter Interno do Ânus e depois se tem o Esfíncter Anal Externo.
M
UCOSA
C
ircular
 interna
SubM
UCOSAINTESTINO GROSSO
Longitudinal
 
ex
ternaLÂMINAS

Continue navegando