Buscar

Equilibrio Químico Quimica Licenciatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Equilíbrio Químico – Química Licenciatura
O metanol (CH3OH) é produzido comercialmente pela reação catalisada de monóxido de carbono e hidrogênio: CO(g) + 2H2(g) ↔ CH3OH(g). Após análise da composição do sistema em equilíbrio foi constatado que a mistura contida no recipiente de 2L a 500K era: 0,170mol de CO, 0,302mol H2 e 0,0406 mol de CH3OH. Calcule o valor da constante de equilíbrio Keq para a reação a 500K.
Como as seguintes variações afetam o valor da constante de equilíbrio para uma reação exotérmica na fase gasosa? A) Remoção de um reagente ou produto; b) diminuição do volume; c) diminuição da temperatura ; d) adição de um catalisador.
Suponha que você trabalhe no Departamento de patentes e chega um pedido de patente em sua mesa reivindicando que um catalisador recentemente desenvolvido era muito superior ao catalisador de Haber para síntese da amônia. A justificativa utilizada diz que este catalisador leva a uma conversão de N2 e H2 em amônia (NH3) no equilíbrio muito maior do que o catalisador de Haber. Qual sua análise frente a justificativa apresentada ? Você aceitaria o pedido?
Considere a reação hipotética A(g) ↔ 2B(g) Um recipiente é carregado com 0,55atm de A puro e após atingir o equilíbrio a 0oC a pressão parcial de A é 0,36 atm. A) Qual o valor da constante de equilíbrio? b) Qual a pressão total no interior do recipiente?

Outros materiais