Buscar

ENTRANDO NO CLIMA ATIVIDADE ESTRUTURADA NERIAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PEDAGOGIA 
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A) TUTOR (A): MAURO LEÃO
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: “ENTRANDO NO CLIMA”, UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.
 
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: NERIAN BRITO DA ROCHA SABÓIA DE ARAÚJO
DATA: 07/05/2017
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho iremos abordar a importância de preservarmos o meio ambiente, e abordar os impactos que o lixo mal descartado podem refletir no nosso dia a dia.
JUSTIFICATIVA:
Desde o início dos tempos, o meio ambiente foi deixado ao homem para que ele pudesse plantar e colher seu alimento. Deus nos deu a terra, com a intenção de que cuidássemos dela, para termos uma fonte de sustento e de vida. Então temos que dar valor a esse bem tão precioso que nos foi dado, mas que a cada dia tem sido mais desvalorizado.
E com a indústria e o consumismo avançando a cada dia, temos o maior problema, o lixo. Que por falta de consciência das pessoas, acaba muitas vezes sendo descartado de forma inapropriada, como é o caso dos lixões a céu aberto. Muitas vezes encontrados em beiras de estrada ou até mesmo em vias públicas, assim como no município de Sena Madureira, localizado à 145kM da cidade de Rio Branco AC (capital). Pelo simples fato da cidade não possuir um aterro sanitário, o lixo acaba sendo descartado a céu aberto, como podemos ver nas imagens a seguir:
 Como consequência disso, podemos destacar o mau cheiro relatado pelos moradores, como também, os riscos aos motoristas que trafegam pela BR 364, devido a quantidade de urubus que sobrevoam o local. Além disso, as pessoas ficam expostas às doenças transmitas por ratos, baratas, entre outros animais transmissores que acabam sendo atraídos pelo lixo.
Diante das reclamações da comunidade afetada com os problemas causados pelo lixo, o Ministério Público fiscalizou o lixão para acompanhar os serviços paliativos executados pela prefeitura do município. O Secretário de Obras Tião Lucena e o prefeito do município, Mazinho Serafim, acompanharam a visita da Promotora de Justiça Patrícia Pula, que percorreu parte do terreno onde foi aberta uma pequena estrada. De acordo com Tião Lucena, a primeira medida foi remover todo o lixo acumulado à margem da rodovia. A promotora disse que as ações, apesar de necessárias, não resolvem por completo o problema ambiental causado pelo lixão. O Ministério Público por sua vez, cobra na justiça a implantação por parte do município de um aterro sanitário para a acomodação legal e ordenada do lixo doméstico e hospitalar. 
Se existisse em áreas ou municípios afastados, um programa ou órgão que fizesse um trabalho de sustentabilidade que proporcionasse um nível de educação ambiental sustentável às pessoas que residem nesses locais, isso impediria que o problema se alastrasse, e facilitaria a resolução do mesmo, pois a culpa não é só dos empresários, e sim de todos. 
METODOLOGIA:
-Palestras sobre a preservação do meio ambiente nas escolas;
-Conscientização sobre os benefícios da reciclagem e sustentabilidade;
-Mostrar para a população que muitas das coisas que pensamos que já não tem mais utilidade, podem nos trazer benefícios, como por exemplo: Tapetes com sacolas de supermercados, Puffs feitos com garrafas pet, brinquedos, etc.
CONCLUSÃO:
 Concluímos que, a falta de conhecimento e educação ambiental das pessoas, podem dificultar e muito a resolução de um dos maiores problemas do nosso planeta, o descarte inapropriado do lixo. Mas se fosse proporcionado o conhecimento necessário a todos, poderíamos refletir sobre os nossos atos, e ver que um simples plástico que jogamos na rua, pode influenciar na atitude de outra pessoa, que pode fazer o mesmo, que o costume de descartar restos de comida em um local, pode incentivar a moradia de vários animais transmissores de doenças, e que a falta de ação e atitude do governo para beneficiar a população, pode tornar interminável, um problema como o citado no desenvolvimento do trabalho. Então estamos à mercê dos nossos representantes parlamentares, que fecham os olhos para os problemas sociais citado e que não entendem o drama vivido pela sociedade, e se preocupam apenas em desviar a verba que seria usada, para o próprio bolso. 
BIBLIOGRAFIA:
GOOGLE; SUAPESQUISA.COM; JORNALATRIBUNA.COM.BR; SENAMADUREIRA.AC.GOV.BR; AGENCIA.AC.GOV.BR; NAVEGADORCULTURAL.XPZ; OUL.COM.BR e AC24HORAS.COM.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes