Buscar

TC A9.5 FSI

Prévia do material em texto

Disciplina: CCT0257 - FUND.DE SIST.DE INF. 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		(FGV 2009 MEC) UM WEB SERVICE É DEFINIDO PELA W3C COMO UM SISTEMA DE SOFTWARE PROJETADO PARA FORNECER INTEROPERABILIDADE ENTRE MÁQUINAS EM UMA DETERMINADA REDE. DENTRO DO CONTEXTO DOS WEB SERVICES ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
		
	
	
	
	
	A UDDI (UNIVERSAL DESCRIPTION, DISCOVERY, AND INTEGRATION) É UMA LINGUAGEM BASEADA EM XML QUE DESCREVE O QUE UM WEB SERVICE PODE FAZER, ONDE ELE RESIDE E COMO CHAMÁ-LO.
	
	
	A WSDL (WEB SERVICES DESCRIPTION LANGUAGE) É UMA ESPECIFICAÇÃO PARA PUBLICAR E LOCALIZAR INFORMAÇÕES SOBRE WEB SERVICES.
	
	
	SOA (SIMPLE OBJECT ACCESS) É UMA PLATAFORMA DE ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇOS, UTILIZADA COMO BASE PARA SUPORTAR OS WEB SERVICES.
	
	
	A INTEROPERABILIDADE ENTRE OS WEB SERVICES E APLICAÇÕES É GARANTIDA DEVIDO AO USO OBRIGATÓRIO DA LINGUAGEM JAVA NA IMPLEMENTAÇÃO DAS APLICAÇÕES.
	
	 
	SOAP (SIMPLE OBJECT ACCESS PROTOCOL) É UM PROTOCOLO, BASEADO EM XML, PARA TROCA DE INFORMAÇÃO ESTRUTURADA COM WEB SERVICES EM REDES DE COMPUTADORES.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O que é HTML (Hypertext Markup Language - Linguagem de Marcação de Hipertexto)? Assinale "VERDADEIRO" ou "FALSO" nas opções que respondem a pergunta anterior:
(   ) As páginas Web utilizam HTML para fazer a formatação dos dados a serem exibidos.
(   ) HTML não é uma linguagem de formatação, mas sim de programação.
(   ) As imagens exibidas pelas páginas são armazenadas em arquivos, em separado, nos navegadores.
(   ) Cabe ao navegador a tarefa de  trazer a imagem do servidor e exibi-la na página.
		
	
	
	
	 
	V, F, F, V
	
	
	V, F, F, F
	
	
	F, V, V, F
	
	
	F, V, F, V
	
	
	V, F, V, F
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A premissa do Data Mining é uma argumentação ativa, isto é, em vez do usuário definir o problema, selecionar os dados e as ferramentas para analisar os dados, as ferramentas do Data Mining pesquisam automaticamente os mesmos a procura de anomalias e possíveis relacionamentos, identificando assim problemas que não tinham sido identificados pelo usuário. Nesta abordagem, pode-se afirmar que as ferramentas de Data Mining:
I. Analisam os dados, descobrem problemas ou oportunidades escondidas nos relacionamentos dos dados.
II. Diagnosticam o comportamento dos negócios, requerendo a mínima intervenção do usuário, trazendo, assim, mais vantagens competitivas. 
III. Facilitam e auxiliam o trabalho dos analistas de negócio, ajudando as empresas serem mais competitivas e a maximizarem seus lucros.
		
	
	
	
	
	Apenas I.
	
	 
	Todas corretas.
	
	
	Apenas I, II.
	
	
	Apensas III.
	
	
	Apenas II, III.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Assinale qual das alternativas abaixo mostra o fluxo do processo de compilação e execução da linguagem Java.
		
	
	
	
	
	Processador => Compilador => Bytecode =>JVM
	
	
	Processador => Bytecode => Compilador => JVM
	
	 
	Compilador => Bytecode => JVM => Processador
	
	
	Bytecode => JVM => Compilador => Processador
	
	
	Compilador => JVM => Bytecode => Processador
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Em relação à classificação dos tipos de sistemas de informação, é correto afirmar que a definição abaixo é de um sistema: "são utilizados na tomada de decisões e no monitoramento de atividades e processos".
		
	
	
	
	
	Sistemas de Nível Operacional
	
	 
	Sistemas de Nível Estratégico
	
	
	Sistemas de Trabalho do Conhecimento
	
	
	Sistemas de Nível de Conhecimento
	
	 
	Sistemas de Nível Gerencial
	
	
	
		6.
		O lado oposto do debate da privacidade é o direito das pessoas de saberem sobre assuntos que outras podem desejar manter reservados (liberdade de informação), o direito das pessoas de expressarem suas opiniões sobre esses assuntos (liberdade de discurso) e o direito das pessoas de publicarem essas opiniões (liberdade de imprensa). O problema pode surgir quando um determinado cometário passa dos limites e passa a ser uma difamação. Analise a definicão a seguir e marque o item que preenche a lacuna corretamente. "É a prática de enviar mensagens de e-mail extremamente críticas, detrativas e, muitas vezes, vulgares, para outros usuários na internet ou serviços online. O ______________é, principalmente, dominante em alguns grupos de discussão de interesses especiais na internet.
		
	
	
	
	 
	flaming
	
	
	phishing
	
	
	sniffers
	
	
	loading
	
	 
	spamming
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		São comuns as principais características da linguagem JAVA:
1. Orientada ao objetivo - Implementa todas as características e funcionalidades da orientação ao objeto, tais como: conceito de classe, herança e todos os tipos de polimorfismo.
2. Portabilidade - Devido a sua concepção, Java permite que uma aplicação desenvolvida em ambiente Linux, por exemplo, possa ser executada em máquinas com ambiente Windows.
3. Aplicações em Rede - Facilita o desenvolvimento de aplicações em rede, disponibilizando recursos que cooperem com protocolos TCP/IP, HTTP e FTP, por exemplo.
4. Aplicações Concorrentes - Suporta aplicações concorrentes, como implementação de multithreads (várias instâncias, vários processos executando no processador do computador) e monitores (mecanismo de controle de concorrência de mais alto nível do que semáforos  (variáveis que permitem sincronização entre processos).
 
		
	
	
	
	 
	Todas as opções estão corretas
	
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	
	Apenas a sentença III e IV estão corretas
	
	
	Apenas a opção I e II estão corretas
	
	
	Apenas as sentenças I, III estão corretas
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Java é uma linguagem de programação (desenvolvida por uma pequena equipe de pessoas na Sun Microsystems) que, inicialmente, foi criada com o objetivo de integrar equipamentos eletrodomésticos, mas que tornou-se popular por seu uso na internet. Hoje em dia, vemos aplicações escritas em Java rodando em navegadores Web, mainframe, celulares, palmtops e em sistemas operacionais. É uma referência em linguagem de programação no contexto de desenvolvimento de software.
Analise cada item abaixo, classificando-os como V (verdadeiro) ou F (falso).
I. Concebida para desenvolver software orientado ao objetivo. Desta forma, implementa todas as características e funcionalidades da orientação ao objeto, tais como: conceito de classe, herança e todos os tipos de polimorfismo.
II. Portabilidade, ou seja, devido a sua concepção, Java permite que uma aplicação desenvolvida em ambiente Linux, por exemplo, possa ser executada em máquinas com ambiente Windows.
III. Tal portabilidade pode ser não só no sistema operacional, mas também em diferentes plataformas de hardware.
IV. Facilita o desenvolvimento de aplicações em rede, disponibilizando recursos que cooperem com protocolos TCP/IP, HTTP e FTP, por exemplo. Suporta aplicações concorrentes, como implementação de multithreads e monitores.
Assinale a única opção correta que caracteriza a correta classificação em Verdadeiro ou Falso de cada questão.
		
	
	
	
	
	I-V; II-V; III-F; IV-V
	
	
	I-V; II-F; III-F; IV-V
	
	 
	I-V; II-V; III-V; IV-V
	
	
	I-V; II-F; III-V; IV-FI-F; II-F; III-V; IV-F
	 Gabarito Comentado

Continue navegando