Buscar

resenha crítica Reflexões sobre ética e pesquisa.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Santa Cruz
RESENHA
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Reflexões sobre ética e pesquisa. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Belo Horizonte. V. 5, n. 1, p. 43-61, 2005.
Wilyans Oliveira Pereira¹
Reflexões sobre ética e pesquisa traz um conjunto de reflexões acerca da questão ética quando se elabora um projeto de pesquisa científica e quando o mesmo conta com a participação de “seres humanos” (p. 2). Como argumenta Vera, refletir sobre ética na pesquisa é de grande importância na medida em que muitos livros brasileiros analisados por ela ensinam tão somente a elaborar os projetos e obter sucesso na execução dos mesmos, ou seja, simplesmente se ignoram as questões ligadas à ética no “processo de desenvolvimento de uma investigação científica”. (p. 3)
Neste texto, a autora, apresenta quatro considerações que asseguram o ético à pesquisa, formuladas por Duff e Early (1996, p. 22) sendo elas: privacidade e confidencialidade para os colaboradores da pesquisa que por ventura possam ser identificados, segurança dos pesquisados que comentaram contrariamente o sistema, integridade da pesquisa que ela não beneficie quem a financiou e a metodologia que os autores afirmam não ser “justo recusar aos grupos de controle tratamentos experimentais - inovadores que o pesquisador entende como benéfico ao grupo de pesquisa” (p. 7). 
Segundo a autora, outros percalços no contexto da Lingüística Aplicada levam-nos a outros tipos de reflexões compreendidas por dois aspectos: relação entre pesquisadores e relação entre pesquisador e pesquisado ou participante de pesquisa. 
No primeiro aspecto são levantadas cinco questões as quais são discutidas as interações mútuas entre pesquisadores e suas respectivas pesquisas: respeito ao trabalho do colega, autoria e coautoria, pareceres sobre o trabalho dos colegas, citações de trabalhos de outros pesquisadores e cooperação com outros pesquisadores sendo este último em particular importante uma vez que a ética pode ser manifestada através da responsabilidade e solidariedade.
Já o segundo aspecto discuti a relação entre pesquisador e pesquisado mediante sete questões: A coleta é feita sem alterar o ritmo e o planejamento da Instituição? , A instituição e os informantes/participantes estão devidamente informados sobre os objetivos da pesquisa? , A forma de transcrição de dados coloca o informante em situação constrangedora? , O pesquisador se preocupa em dar retorno aos seus informantes? , O pesquisador omite informações sobre o pesquisado de forma a ressaltar o foco do seu trabalho? , No caso dos experimentos e pesquisação, as interferências propostas são benéficas às pessoas quês estão contribuindo para a pesquisa? Nos experimentos, haverá algum prejuízo para o grupo de controle? e Ao usar questionários e entrevistas, o pesquisador respeita as preocupações do informante? Em todos esses questionamentos vemos que o ético faz-se presente seja respeitando o dia a dia do ambiente pesquisado, esclarecendo os participantes acerca da coleta de dados, assegurando ao pesquisado que não se deturpe o que foi dito, apresentando os resultados a quem lhe abriu as portas, ressaltando aspectos positivos do que foi pesquisado mesmo que estes não sejam o foco da pesquisa, não insistindo em repentinas mudanças metodológicas o que acabaria tornando o pesquisador antiético e também não fazendo uso de perguntas às quais as respostas podem ser dadas de modo vago não contribuindo com os objetivos propostos para a pesquisa científica. 
Nas considerações finais, a autora segue afirmando que ética, integridade e profissionalismo, garantem a segurança daqueles que estão envolvidos no projeto de pesquisa e que o exercício da ética deve partir de nós mesmos levando em conta que “sem os outros não há ética” (p. 16), ressaltando também que se a responsabilidade e solidariedade nos guiarem serão possíveis assegurar privacidade, segurança e cordialidade as questões que o pesquisador pretende investigar.
Após a leitura do artigo de Vera Lúcia, conclui-se diante dos objetivos propostos pela autora que a mesma fez uma boa argumentação, introduzindo-nos em uma discussão crítica sobre as relações éticas em projetos de pesquisa científica, levando em consideração uma série de fatores e não somente o foco do pesquisador. Esta obra apresenta especial interesse para estudantes e pesquisadores que pretendem iniciar um projeto científico e entender como as questões éticas relacionam-se com a pesquisa. 
¹ Aluno de Graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz. Email: oliver_will@hotmail.com

Continue navegando