Buscar

Gêneros e Formatos no Radio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UESC - Of. de Redação para Rádio – 26/08/2014
Docente: Eliana Albuquerque 
Discente Wilyans Pereira
Explique a diferença entre nota e notícia e dê um exemplo para cada.
Nota é um relato feito de forma simples de um fato sobre a forma de um texto breve de trinta a quarenta segundos, onde ainda não se sabe o desfecho e por isso não contém dados apurados. Já a notícia é um relato integral de uma informação apurada, que diferente da Nota possuí informações completas.
EXNOTA: O Supremo Tribunal Eleitoral decide cassar a candidatura da canditada a presidência Marina Silva. O partido da candidata diz que recorrerá da decisão.
EXNOTICIA: O Supremo Tribunal Eleitoral decide cassar a candidatura da canditada a presidência Marina Silva. O TSE alega ter provas que a candidata desviou dinheiro público para financiar sua campanha a presidência da república. O partido de Marina diz que as provas não comprovam o desvio do dinheiro e que recorrerá da decisão.
Diga o que é e dê exemplo de: 
a) pauta - é instrumento que facilita o trabalho do repórter e, está intimamente ligada a notícia e o jornalismo. Nela dever conter o resumo do fato ocorrido, a posição do veículo, as fontes, o que já tem apurado e, o que ainda pode ser apurado. Ex. O medo das autoridades de que a epidemia do vírus ebola alcance o Brasil. Falar com as autoridades do que está sendo feito para que o vírus não entre no país já que recebemos um grande número de imigrantes africanos. Consultar Ministro da Segurança Nacional Juvenal dos Santos e o Ministro da Saúde Marciano Antunes para saber a posição do país em relação ao tratamento contra o vírus. 
b) boletim- programa informativo de um a cinco minutos de duração transmitido ao longo da programação e sendo veiculado ao vivo. No boletim o repórter precisa ser imparcial situando as causas, fatos e consequências os interessados envolvidos não devem emitir opinião. Ex. Estamos ao vivo do Plenário Nacional onde ministros estão reunidos para votar a Lei Maria da Penha que protege as mulheres da agressão doméstica. A sessão está prevista para acabar por volta das oito horas e, então, saíra à decisão se a lei entrará em vigor no território nacional. 
c) comentário- espaço reservado para a opinião, deste modo pode conter comparações, jogo de palavras, ironia; etc., contudo, existe uma técnica de inicio, meio e fim para que prenda o espectador. EX: O medo que muitas mulheres têm de denunciar seus agressores seja por vergonha ou por ameaças de morte não pode continuar a existir. Os dados do Núcleo de Atendimento a Defensoria Pública aqui na Bahia são alarmantes, nos seis primeiros meses do ano ocorreram 2.381 casos de violência contra mulheres baianas, uma média de 13,2 por dia. Há oito anos de Maria da Penha os casos continuam crescendo e, poucos são os condenados por este tipo de violência. Isto é uma vergonha. 
d) flash- semelhante ao boletim o flash possuí média de trinta segundos de duração e, se caracteriza por ser uma inserção rápida do repórter trazendo informações curtas, rápidas e objetivas. EX: Um avião caiu sobre duas casas em Curitiba duas pessoas morreram de acordo com informações de uma testemunha ocular, mas essa informação ainda não foi totalmente confirmada. 
e) síntese noticiosa - informativo onde as noticias são organizadas por ordem de importância. Cada acontecimento equivale a uma nota escrita em lauda individual. O tamanho de cada noticia gira em torno de 3 a 6 linhas, mas quanto menor e completa a informação melhor. EX: Governo brasileiro legalizou a união civil entre pessoas do mesmo sexo. 
f) edição extraordinária- de estrutura simples e o essencial é contextualizar o fato, que sempre é de algo relevante que merece ser noticiado. A edição extraordinária tem o privilegio de interromper a programação permanecendo no ar enquanto necessário. EX: Um grande incêndio atinge neste exato momento um galpão de pneus aqui na Avenida ACM na cidade de Itabuna é possível ouvir a todo o momento explosões e uma grande nuvem de fumaça preta está tomando conta do local. Segundo informações da polícia o incêndio começou depois de um curto circuito dentro do galpão. Os bombeiros não estão conseguindo controlar o incêndio e os moradores estão sendo orientados a deixarem suas casas. 
3.	 O que é texto corrido e do texto manchetado e quais as características de cada um? Dê um exemplo de cada utilizando conteúdo igual para os dois tipos textuais
O texto corrido como o nome já diz traz informações sequenciadas por forma de importância. Sua principal característica é a ausência do ponto parágrafo, ou seja, apresenta frases emendadas para facilitar a narração do locutor. Já o texto manchetado os períodos são curtíssimos sem muitos complementos. As informações principais são escritas na forma de manchetes lida por um ou mais locutores.
EXCORRIDO:
 Alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz receberam o prêmio de melhor vídeo minuto no Festival de Curtas de Taubaté./ A entrega do prêmio aconteceu na terça-feira./ O evento contou com a presença de grandes nomes da televisão brasileira, como Valter Carvalho e o diretor da Rede Globo./ Após a entrega do prêmio o grupo de estudantes voltaram imediatamente ao hotel onde foram recebidos com um banquete.//
EXMANCHETE: 
Loc 1 + Alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz recebeu o prêmio de melhor vídeo minuto no Festival de Curtas de Taubaté.//
Loc 2 + O evento contou com a presença de grandes nomes da televisão brasileira.//
Leia a apostila sobre gêneros e formatos e depois procure na internet (emissoras de rádio) pelo menos cinco dos formatos vistos. Copie e os identifique para exibição na sala na próxima aula.
�PAGE �

Outros materiais