Buscar

(Discursiva) Estatística e Indicadores Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta Estatística e Indicadores Ambientais 
QUESTÃO:
1. Quando analisamos os ambientes que são alvos de estudo, além dos índices de diversidade e de riqueza, podemos calcular também o Índice de Dominância de Simpson. Quando esse índice é calculado, seu resultado varia apenas entre 0 e 1. O que podemos concluir com a análise do índice de Dominância de Simpson?
RESPOSTA ESPERADA:
Este índice nos indica a possibilidade de dois indivíduos escolhidos na amostra serem da mesma espécie. Assim, quanto maior for a diversidade, menor será a dominância. Quanto mais próximo de 1, maior a diversidade de espécies. Quanto mais próximo de 0, menor a diversidade de espécies.
QUESTÃO:
2. Geralmente, os dados obtidos em uma pesquisa são trabalhados e convertidos em valores estatísticos. A estatística oferece, de certa forma, suporte para que as conclusões de diversos estudos possam ser confirmadas. Essa importância foi reconhecida devido à evolução e ao aprimoramento da estatística com o passar do tempo, elevando sua complexidade e capacidade de contribuição. Qual a importância da estatística?
RESPOSTA ESPERADA:
A estatística fornece valores e indicadores para comparação dos estudos realizados com outros já desenvolvidos. Ela pode e deve ser utilizada por praticamente qualquer área de conhecimento ou profissão, visto que se preocupa com a análise e a interpretação de dados.
QUESTÃO:
3. As hipóteses são o que esperamos encontrar em nossos resultados. Assim, quando uma hipótese é desenvolvida, ela é uma suposição do resultado que os dados poderão expressar após serem devidamente analisados. Contudo, existem duas possibilidades: a hipótese é aceita ou rejeitada, e quem decidirá isso serão os dados e as análises efetuadas. Explique o que significa aceitar a hipótese Ho e rejeitar a hipótese Ho.
RESPOSTA ESPERADA:
Aceitar a hipótese Ho significa dizer que os dados não possuem variação significativa e assim a hipótese nula foi comprovada. Já rejeitar a hipótese Ho significa dizer que os testes encontraram diferenças significativas nos conjuntos de dados, e a hipótese nula é rejeitada indicando que há uma diferença.

Outros materiais