Buscar

Gabarito da atividade 03 - Direito Constitucional e Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

g a b a r i t o – 11 de abril de 2015.
ATIVIDADE III – 5º SEMESTRE – DP – DIREITOS HUMANOS
Consta do material de estudos que “...deduzido esse brevíssimo conceito, tem-se que considerar que os direitos do homem emergiram em um cenário onde o pano de fundo era o surgimento da classe burguesa, tendo sido influenciados pelo respectivo contexto ideológico. Nada obstante a crítica marxista a eles, afirmando serem a manifestação dos interesses e do ideário burguês, tem-se, de fato, que a chamada primeira dimensão dos direitos humanos, erigida pelo pensamento liberal, constitui-se em direitos individuais, como os direitos de participação política, as garantias processuais e o direito de propriedade”. PERGUNTA-SE: “DIREITOS INDIVIDUAIS” PODEM SER CONSIDERADOS COMO SINÔNIMOS DE “GARANTIAS CONSTITUCIONAIS”? Responder em pelo menos cinco linhas.
NÃO SÃO SINÔNIMOS.
Clássica e bem atual é a contraposição dos direitos fundamentais, pela sua estrutura, pela sua natureza e pela sua função, em direitos propriamente ditos ou direitos e liberdades, por um lado, e garantias por outro lado. Os direitos representam só por si certos bens, DECLARADOS NO TEXTO CONSTITUCIONAL E NOS TRATADOS INTERNACIONAIS. As garantias destinam-se a assegurar a fruição desses bens. A comunhão entre “DIREITOS e GARANTIAS” é que dão segurança à pessoa humanos e à sociedade em geral. Por exemplo: de um lado tem-se o direito em ir, permanecer e vir (art. 5º, XV); se esse direito for violado de qualquer maneira por meio injusto, arbitrário, ilegal, pode ser utilizada uma GARANTIA PROCESSUAL, no caso o HABEAS CORPUS (art. 5º, LXVIII, CF). Sem as GARANTIAS processuais ficariam estacadas no texto da lei ou da CF, não teria efetividade; as GARANTIAS são estão os remédios/processos constitucionais que se prestam à concretização dos DIREITOS, em geral pela via judicial.
Se um direito assegurado pela lei foi arbitrariamente sonegado, pode ser utilizada uma correspondente garantia, o MANDADO DE SEGURANÇA (art. 5º, LXIX, CF). Se o direito à informação for negado, pode ser utilizada a garantia do Habeas Data.

Continue navegando