Buscar

APOL3 Física Ótica e Princípios de Física Moderna NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Física - Ótica e Princípios de Física Moderna
Uma espaçonave se afasta da Terra com velocidade de 4,8×106m/s4,8×106m/s em relação à Terra e a seguir volta com a mesma velocidade. A espaçonave transporta um relógio atômico que foi cuidadosamente sincronizado com outro relógio idêntico que permaneceu na Terra. A espaçonave retorna a seu ponto de partida 365 dias mais tarde, conforme medido pelo relógio que ficou na Terra. Qual é a diferença entre os intervalos de tempo, em horas, medidos pelos dois relógios? Qual dos dois relógios indica o menor intervalo de tempo?
	
	A
	O relógio da espaçonave marca o menor tempo, com uma diferença de 1,12horas.
Questão 2/5 - Física - Ótica e Princípios de Física Moderna
Uma espaçonave da Federação de Comércio passa sobre o planeta Coruscant com velocidade de 0,6c. Uma cientista na superfície de Coruscant mede o comprimento dessa espaçonave e obtém um valor igual a 74m. A seguir, a espaçonave pousa na superfície de Coruscant e a mesma cientista mede o comprimento dessa espaçonave, que agora está em repouso. Qual é o valor que ela encontra?
	
	A
	92,5m
Questão 3/5 - Física - Ótica e Princípios de Física Moderna
Em relação a um observador na Terra, a pista de lançamento de uma espaçonave possui 3600m de comprimento. (a) Qual é o comprimento da pista medido pelo piloto de uma espaçonave que se desloca com velocidade igual a 4×107m/s em relação à Terra? (b) Uma observadora em repouso na Terra mede o intervalo de tempo desde o momento em que a espaçonave está diretamente sobre o início da pista até o instante em que está diretamente sobre o final da pista. Que resultado ela obtém? (c) O piloto da espaçonave mede o intervalo de tempo desde o momento em que a espaçonave passa diretamente sobre o início da pista até o instante em que ela passa diretamente sobre o final da pista. Que resultado ele obtém?
	
	A
	(a) 3567,86m (b) 90μs (c) 89,2μs
Questão 4/5 - Física - Ótica e Princípios de Física Moderna
Uma espaçonave passa por Marte com velocidade igual a 0,985c em relação à superfície desse planeta. Quando a espaçonave está passando pela vertical de um ponto na superfície, um pulso de luz muito forte é emitido nesse ponto e depois desligado. Para um observador na superfície de Marte, a duração de pulso de luz foi igual a 75μs. (a) Quem mede o tempo próprio, o observador em Marte ou o piloto da espaçonave? (b) Qual é a duração do pulso de luz medido pelo piloto da espaçonave?
	
	A
	(a) O piloto da espaçonave mede o tempo próprio (b) 12,94×10−6s12,94×10−6s 
Questão 5/5 - Física - Ótica e Princípios de Física Moderna
A radiação eletromagnética emitida por uma estrela é observada com um telescópio situado na Terra. A estrela se afasta da Terra a uma velocidade de 0,52c. Se a radiação possui uma frequência de 8,64×1014Hz8,64×1014Hz no sistema de repouso da estrela, qual é a frequência medida por um observador na Terra?
	
	A
	4,85×1014Hz4,85×1014Hz

Outros materiais