Buscar

Ascaridíase: Doença Parasitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ascaridíase
A ascaridíase é uma doença parasitária causada pelos parasitos Ascaris lumbricoides e Ascaris sunn, popularmente conhecido como “lombriga”, sendo o A. lumbricoides a espécie mais prevalente no mundo todo. A frequência da infecção aumenta conforme as condições climáticas, ambientais e de acordo com o nível de escolaridade da população. 
Classificação Cientifica/ Agente Etiologico:
	Filo
	Nematoda
	Classe
	Secernentea
	Família
	Ascarididae
	Subfamília
	Ascaridinae
Epidemiologia: Fonte de infecção: os próprios humanos; Forma de transmissão: OVOS contendo larva infectante dentro; Veiculo transmissor: alimentos contaminados,mãos sujas,água,poeira,etc.; Via de penetração: boca.
Transmissão: veiculo:
A transmissão acontece após a ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos do parasito contendo a larva rabditoide infectante (L3). A contaminação pode acontecer através do solo, da poeira, de aves e insetos (moscas e baratas), que são capazes de veicular mecanicamente ovos do parasito.
OBS: Para eliminar os ovos do parasito A. lumbricoides dos alimentos, como verduras, legumes e frutas que são ingeridos crus, é necessário utilizar um agente desinfetante como o hipoclorito de sódio.
Morfologia e Habitat:
Os vermes adultos são grandes, sendo que o macho mede cerca de 20cm e a femea 35cm de comprimento. Vivem no intestino delgado humano,produzindo grande quantidade de ovos, os quais são cobertos por uma película mamilonad, de cor castanha (semelhante a um abacaxi). Esses ovos possuem uma massa de células quando são eliminados nas fezes.
 
Ciclo Biologico:
O ciclo biológico do A. lumbricoides é monoxênico, ou seja, o ciclo completo ocorre em um único hospedeiro, o homem, em seu intestino delgado. A primeira larva L (rabditoide) se forma ainda dentro do ovo, e após 15 a 30 dias essa larva se transforma em L3 infectante (larvas filarioides) . Esses ovos infectantes são ingeridos por nova pessoa, no intestino da qual as larvas eclodem (surgem),penetram na mucosa do intestino grosso e caem na corrente sanguínea ;passando pelo fígado e depois se dirigem para o coração e alcançam os pulmões;perfuram os alvéolos,sobem a arvore brônquica e chegam até a faringe,onde podem ser expelidas(arremessado) junto com o muco(catarro)produzido ou ingeridas;chegam ao intestino delgado. Essas, então, tornam-se adultos jovens 20 a 30 dias após a infecção e, ao atingir a maturidade sexual, copulam (acasalar). Consequentemente, as fêmeas começam a liberar os ovos, os quais podem ser encontrados nas fezes do hospedeiro. São necessários em média de 4 a 8 dias para completar o ciclo vital do parasita.
Sintomatologia (Sintomas):
Geralmente a ascaridíase é assintomática e sua gravidade está relacionada com a quantidade de vermes parasitando o indivíduo. No entanto, em casos onde há manifestações de sintomas, pode ocorrer :
Pulmonar : ocasiona pela passagem das larvas, causando manifestações semelhantes ás dos helmintos que possuem ciclo pulmonar: tosse produtiva, febre, Sindrome de Lofler(uma afecção na qual há o acúmulo de eosinófilos no tecido pulmonar).
Intestinal: depende da quantidade de vermes(de 100 mais vermes ),os pacientes apresentam : depauperamento(enfraquecimento) físico,magreza, palidez, tristeza e barriga aumentada de volume.
As complicações da doença estão relacionadas com a obstrução intestinal (consequência da quantidade de vermes).
Diagnostico: O diagnóstico não pode ser feito baseado apenas na sintomatologia do paciente. É necessário fazer o exame parasitológico de fezes. Os métodos parasitológicos utilizados são o de sedimentação espontânea (método de Hoffman, Pons e Janner) e o Kato-Katz modificado.
OBS: É importante frisar que em infecções por vermes do sexo feminino, os ovos eliminados nas fezes são inférteis e em infecções com vermes masculinos o exame será negativo para ovos, porém nos dois casos os vermes estarão presentes.
Tratamento: 
Mebendazol = 100mg (2x/3dias);
Albendazol 400mg dose única;
Ivermectina= 200mg dose única.
Profilaxia(prevenção): consistem em tratar os indivíduos de áreas endêmicas (durante três anos), saneamento básico (construção de redes de esgoto, com tratamento e/ou fossas sépticas), educação para a saúde e proteção dos alimentos contra insetos e poeira.

Outros materiais