Buscar

HELMITOS Tricuríase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tricuríase
É uma infecção humana provocada pelo Trichuris trichiura. É um parasito de distribuição geográfica mundial e sempre associado ás baixas condições sociais e sanitária das pessoas.Regiões com clima tropical,subtropical ou temperado, mas prevalente em área quentes e úmidas. Fonte de infecção HUMANOS. Forma de transmissão OVO CONTENDO LARVA INFECTANTE DENTRO; Veiculo transmissor são MÃO SUJAS,ALIMENTOS E AGUA CONTAMINADOS;Via de penetração BOCA.
A falta de esgoto, a falta de higiene pessoal, a falta de serviço de água potável e as baixas condições sociais são os fatores que mais influenciam na presença desse parasita intestinal.
Agente Etiologico: 
	Filo
	Nematoda
	Classe
	Sercenentea
	Familia
	Trichuridae
	Especie
	Trichuris trichiura
Morfologia e Habitat:
Vermes Adultos: Cor Branca; Aspecto característico de Chicote, extremidade posterior mais larga e extremidade anterior Afilada;
 Macho - 3 a 4.5 cm e Fêmea - 3.5 a 5 cm 
HABITAT:
Vermes adultos são parasitas do intestino grosso do homem, especialmente no ceco e cólon ascendente. Os ovos contem uma massa de células, as quais no meio exterior dão origem ás larvas L1,que permanecem infectante no solo cerca de 1 ano.
Ciclo Biologico: Monoxênico;
As fêmeas botam grande quantidade de ovos todos os dias, que saem para o exterior junto com as fezes,contendo apenas uma massa de células,no meio externo sombreado e úmido,essa massa de células dá origem a uma larva L1, dentro do ovo ,que permanece infectante por 1 ano. Os ovos podem ser igerido com água e alimento contaminados. Chegam ao intestino delgado onde liberam as larvas,que migram para o intestino grosso,onde penetram na mucosa. Nesse local,as larvas sofrem 4mudas e transfomam-se em adultos. Cerca de 2 a 3 meses após a ingestão dos ovos larvados,o pacinete inicia a eliminação dos ovos pelas fezes. Os vermes adultos vivem cerca de 2 a 3 anos.
Patogenese / SINTOMATOLOGIA (Diretamente ligado a carga parasitária):
< 1.000 opg: Leves/ 1.000 a 9.999 opg: Moderada/ > 10.000 opg: Grave.
Prejuízo na absorção de alguns alimentos,como sias minerais,especialmente zinco e ferro, anemia,desnutrição e comprometimento do desenvolvimento físico e cognitivo. Diarreia, Prolapso Retal( no caso grave).
DIAGNÓSTICO CLÍNICO: não específico, exceto, quando há prolapso retal com presença de vermes.
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL: Pesquisa de ovos nas fezes do hospedeiro. Metodo: sendimentação espontânea e por centrifugação,Kato-Katz(quantitativo),etc..
Tratamento: Mebendazol (100mg 2x /dia, durante 3 dias); Albendazol (400mg dose única); outras drogas com derivado do nitrotiazol recente).
Profilaxia: tratamento das pessoas infectadas,e na adoção de serviços sanitários,juntamente com a educação sanitária,cívica e ambiental.

Outros materiais