Buscar

Mitocôndria resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mitocôndrias 
 São presentes em células eucariontes, são organelas que são envoltas por membranas e convertem energia em outra que possa ser usada nas reações celulares. 
 Age na glicólise, onde a glicose é convertida em piruvato e proporcionando no final 36 moléculas de ATP. 
 Uma característica morfologia importante na mitocôndria são as suas membranas lipoproteicas (externa que tem característica lisa e interna que tem inúmeras pregas para proteger o interior da organela), a membrana interna têm grande papel no processo de conservação de energia, por proporcionar um suporte ao transporte de elétrons. 
 Por contar com diversas espécies, a mitocôndria pode sofrer diversas mudanças de acordo com a sua função e localização, exemplo é a do tecido ou órgão, atividade funcional e fisiológica e outras. 
 A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas, além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas. 
Ultraestrutura 
 As mitocôndrias são descritas normalmente como cilindros alongados, com diâmetro de 0,5 a 1 μm e comprimento de 6 a 10 μm, assemelhando-se a bactérias. 
 As células são totalmente móveis e plásticas, podendo mudar sua forma e mesmo se juntar a outra mitocôndria e novamente se separar. 
 Já em certas células, permanecem fixas, fornecendo ATP diretamente aos locais onde se têm grande consumo. (Ex: flagelo dos espermatozoides, célula muscular cardíaca) 
 As mitocôndrias parecem ter ligações com os microtúbulos, que vão determinar suas possíveis orientações e distribuições. 
 As mitocôndrias são determinadas por duas membranas, cada uma com sua função vital. Juntas, elas definem dois compartimentos separados; o espaço interno da matriz e o espaço intermembranas, bem mais estreito. 
Estruturas 
 Membrana Externa 
 Espessura de 7nm, contém a proteína formadora de canais, porina, que torna a membrana externa permeável a moléculas. 
 Espaço Intermembrana 
 Contém várias enzimas que utilizam o ATP da matriz para fosforilar nucleotídeos. 
 Membrana Interna 
 Têm 5nm de espessura, e contém proteínas com 3 funções: As que conduzem as reações de oxidação da cadeia respiratória, um complexo de enzimas, chamado ATP sintetase, que produz o ATP na matriz e proteínas de transporte para moléculas específicas, que vão regular a passagem de metabólitos para dentro e fora da matriz. 
 As cristas que vão se projetar para a parte interna vão aumentar gradamente a área da membrana. O número de cristas é 3x maior nas mitocôndrias das células cardiacas, por conta da grande demanda de ATP.
 Matriz
 Contém centenas de enzimas, incluindo as necessárias para oxidação do piruvato e ácidos graxos. 
 Contém também grânulos elétrons-densos, sendo mais encontrados nos tecidos que transportam maiores quantidades de água e íons.
 Contém várias cópias idênticas do DNA mitocondrial, ribossomos especias e várias enzimas para a expressão dos genes mitocondrias.
GENOMA de mitocôndrias
 A geração de novas organelas citoplasmáticas é necessária para crescer e se dividir. Organelas que estão degradas também devem ser substituidas.
 A grande parte das proteínas mitocôndrias é codificada pelo DNA nuclear e importada pela organela, depois de serem sintetizadas pelos ribossomos citosólicos.
 O tráfego é unidirecional, Citosol para Organela
Crescimento e divisão das mitocôndrias
 As mitocôndrias nunca são formadas de novo, sempre se originam pelo crescimento e divisão das já existentes.
 As moléculas individuais de DNA aleatoriamente se replicam, ou seja, uma pode ser dividir constantemente e outras não vão se dividir.

Outros materiais