Buscar

27832 5 - Hbd40 - Citologia e Embriologia - 20202 AB 2222

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

27832 . 5 - Hbd40 - Citologia e Embriologia - 20202.AB
Questionário 2
1.As vesículas desta organela, podem conter até 1.000 receptores de vários tipos com seus respectivos ligantes, perdem de forma muito rápida sua composição proteica e fundem-se ás membranas de compartimentos membranosos maiores. Como é denominada esta estrutura?
Endossomos iniciais ou endossomos periféricos;
2.Esta via é especializada na captação não específica de fluídos, membrana e partículas anexa as membranas plasmáticas.
Macropinocitose;
3.Os peroxissomos são organelas envolvidas por apenas uma membrana e não contém DNA e nem ribossomos; todas as suas proteínas devem ser importadas do citosol. Apresentam em seu interior um conteúdo granuloso fino e são geralmente arredondadas, medindo cerca de 0,5mm de diâmetro. No seu interior, é comum se observar a presença de uma porção fortemente eletrodensa, o nucleoide. Dentre as enzimas encontradas nos peroxissomos destacam-se a
Catalase e urato oxidase;
4.Segundo os pesquisadores “os filamentos intermediários possuem uma característica interessante, pois não são constituídos de monômeros precursores ou moléculas que se alongam e se encurtam”. Diante desta afirmação, qual característica podemos atribuir a este tipo de filamento?
São os filamentos mais duráveis e resistentes dentre todos;
5.Foi uma das primeira organelas a serem descobertas, devido ao seu tamanho relativamente grande. Possui uma polaridade entre suas membranas e estas formam-se em pilhas com duas faces distintas, como são denominadas estas faces distintas?
Cis e Trans.
6.“ As mitocôndrias contem uma pequena quantidade de DNA e possuem três variedades de RNA __________________. A maior parte dos lipídios são fosfolipídios, sendo o restante constituído por triacilglicerídeos e colesterol. As proteínas são na maioria enzimas. Assinale a alternativa que preenche corretamente esta lacuna.
RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico;
7.O seu interior é acidificado graças a existência de sistema de transporte ativo de prótons (H+) associada a membrana, na ocorrência de baixa de pH, muitos dos receptores são “desligados”, ou seja, sua afinidade diminui e com isso, seus ligantes são liberados da membrana, ficando livre no seu interior. Assim, estando livres, eles podem fundir-se novamente e podem ser reutilizados pela organela, tornando-se um processo de reciclagem. Podemos dizer que estamos relatando a função dinâmica de:
Endossomos;
8.Esta organela é fundamental para, a detoxificação de substâncias químicas e álcool, a segregação de porções de citoplasma ou organelas envelhecidas para sua reciclagem no processo de autofagia, armazenamento e regulação no uso do íon cálcio no metabolismo das células musculares e mobilização do glicogênio. De qual organela exatamente estamos falando?
Retículo endoplasmático;
9.As mitocôndrias apresentam uma molécula de DNA circular, semelhante daquelas encontradas nas bactérias. Além disso, contém todo mecanismo necessário para replicação e transcrição do DNA e tradução de proteínas. Entretanto, apenas uma pequena quantidade de proteínas é codificada pelo DNA mitocondrial. Com base nessas evidências, surge uma teoria da biogênese, podemos dizer que é a teoria de:
Endossimbiótica;
10.Esta organela é formada por redes proteicas presentes no citosol e está relacionada a diversas funções celulares. Dentre elas podemos citar: manter a forma da célula e dar suporte a membrana plasmática, permitir a adesão da célula ao substrato e sua locomoção, conferir resistência mecânica a célula, servir como vias para o tráfego e no posicionamento de organelas, atuar na contração muscular e ainda na segregação dos cromossomos durante a divisão celular. De qual organela estamos nos referindo?
Citoesqueleto;

Continue navegando