Buscar

AVALIDANDO O APRENDIZADO CIVIL 1

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201603071889)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da eficácia da lei no tempo e no espaço, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Caso uma lei cujo prazo de vigência não se tenha iniciado seja novamente publicada para correção de erro material constante da publicação anterior, o prazo da vacatio legis será contado a partir da primeira publicação, salvo se outra data nela vier expressa.
	
	No que se refere à eficácia espacial da lei, o ordenamento pátrio adotou o sistema da territorialidade moderada, de forma a permitir a aplicação de lei brasileira dentro do território nacional e, excepcionalmente, fora, sem, contudo, admitir a aplicação de lei estrangeira nos limites do Brasil.
	
	A contagem do prazo para a entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância deve ser feita nos termos da regra geral do direito civil, de modo a se excluir a data da publicação da lei e se incluir o último dia do prazo.
	
	O direito brasileiro veda o denominado efeito repristinatório das normas, mesmo que previsto expressamente, de modo que uma lei nova não pode prever a recuperação da vigência de lei já revogada.
	 
	Em razão da denominada ultratividade da norma, mesmo revogado, o Código Civil de 1916 tem aplicação às sucessões abertas durante a sua vigência, ainda que o inventário tenha sido proposto após o advento do Código Civil de 2002.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602966013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No vagão X do trem W da linha vermelha do metrô estão diversas pessoas, que não se conhecem e buscam destinos diversos e objetivos incomuns. Entre elas está Maria, com quinze anos de idade; Emerson, com trinta anos de idade, que em razão de um derrame cerebral não pode, momentaneamente, exprimir a sua vontade; Duda, com vinte anos de idade, excepcional sem desenvolvimento mental completo, e Breno, dezessete anos de idade. De acordo com o Código Civil brasileiro, com relação às pessoas mencionadas, são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer
		
	
	Maria e Breno, apenas
	 
	Duda e Breno, apenas
	
	Duda, Emerson e Breno
	
	Duda e Emerson, apenas
	
	Maria e Emerson, apenas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603050817)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa CORRETA. I. A recepção de lei ordinária como lei complementar pela Constituição posterior a ela só ocorre com relação aos seus dispositivos em vigor quando da promulgação desta, não havendo que se pretender a ocorrência de efeito repristinatório, porque o nosso sistema jurídico, salvo disposição em contrário, não admite a repristinação. II. Em nosso ordenamento jurídico, é vedada a aplicação retroativa da lei, salvo em relação às leis penais mais benéficas. III. O pseudônimo goza da mesma proteção que se dá ao nome quando adotado para atividades lícitas, e, por isso, quando notório, o seu uso sem autorização do titular implica perdas e danos. IV. A desconsideração da personalidade jurídica denominada "inversa" não tem sido admitida pelo Superior Tribunal de Justiça à míngua de disposição legal que a preveja. V. É anulável o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.
		
	 
	Estão corretas apenas as assertivas I e III.
	
	Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
	
	Estão corretas apenas as assertivas II, IV e V.
	
	Estão corretas todas as assertivas.
	 
	Estão corretas apenas as assertivas I, III e V.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602981021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV - Exame de Ordem 2013.1) Gustavo completou 17 anos de idade em janeiro de 2010. Em março de 2010 colou grau em curso de ensino médio. Em julho de 2010 contraiu matrimônio com Beatriz. Em setembro de 2010, foi aprovado em concurso público e iniciou o exercício de emprego público efetivo. Por fim, em novembro de 2010, estabeleceu-se no comércio, abrindo um restaurante.Assinale a alternativa que indica o momento em que se deu a cessação da incapacidade civil de Gustavo.
		
	 
	No momento em que contraiu matrimônio.
	
	No momento em que colou grau em curso de ensino médio.
	
	No momento em que se estabeleceu no comércio, abrindo um restaurante.
	
	No momento em que iniciou o exercício de emprego público efetivo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603076528)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Os tutores de José consideram que o rapaz, aos 16 anos, tem maturidade e discernimento necessários para praticar os atos da vida civil. Por isso, decidem conferir ao rapaz a sua emancipação. Consultam, para tanto, um advogado, que lhes aconselha corretamente no seguinte sentido:
		
	
	José poderá ser emancipado via instrumento público, sendo desnecessária a homologação judicial.
	 
	José poderá ser emancipado em procedimento judicial, com a oitiva do tutor sobre as condições do tutelado.
	
	José poderá ser emancipado via instrumento público ou particular, sendo necessário procedimento judicial
	
	José poderá ser emancipado por instrumento público, com averbação no registro de pessoas naturais.

Continue navegando