Buscar

Questionário Unidade III (2017/1) Princípios de Sistemas de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Unidade III (2017/1) Princípios de Sistemas de Informação
Pergunta 1 
A estrutura de comunicação entre vários processadores é um “arranjo topológico” ligado por enlace físico e organizado por regras claras de comunicação, ou seja, os protocolos. Esses enlaces são as linhas de comunicação, a topologia de rede pode ser:
b. Lógica e física.
*Comentário: topologia física é a que consideramos na aparência e na distribuição dos enlaces e topologia lógica é o fluxo de dados na rede.
Pergunta 2 
A integração entre computadores e os sistemas de redes e telecomunicações é fundamental para que as empresas possam coordenar melhor suas atividades e:
Resposta Selecionada: 	
e. Expandir além da sua posição geográfica. 
*Comentário: a integração de computadores com redes e telecomunicações é muito importante na expansão geográfica das empresas.
Pergunta 3
As empresas buscam vantagem competitiva quando analisam as condições de mercado. Segundo Porter, existem cinco forças que interagem entre si e que fazem com que as empresas busquem sua vantagem competitiva em relação ao mercado. São elas:
e. Concorrência, ameaça de novos entrantes, fornecedores, clientes e produtos substitutos.
*Comentário: segundo Porter, a análise das cinco forças possibilita às empresas alcançar uma vantagem competitiva mais duradoura.
Pergunta 4
As organizações não dependem da informação para:
a. Não tomar decisões.
*Comentário: as organizações dependem de informações confiáveis para tomar decisões, definir metas e objetivos, reavaliar e controlar os processos e também obter vantagem competitiva.
	
	
	
	
	
	
Pergunta 5
Informação ocorre quando uma mensagem ou informação, transportada por um meio de transmissão, é enviada por um transmissor (origem) e recebida por um receptor (destino). A forma como os dispositivos se comunicam pode assumir dois modos: simplex e duplex. A característica principal do modo simplex é:
c. Comunicação unidirecional.
*Comentário: na transmissão simplex, A será sempre o transmissor e B, o receptor. É uma comunicação unidirecional.
Pergunta 6
Quando todos os dispositivos estão conectados a um único meio físico de transmissão e somente um dispositivo realiza transmissão por vez, enquanto os outros apenas a “escutam”, é um tipo de topologia:
e. Barramento. 
*Comentário: na topologia de barramento, todos os dispositivos estão conectados a um único meio físico de transmissão. Somente um dispositivo realiza transmissão por vez, enquanto os outros apenas a “escutam”.
Pergunta 7
Segundo Stair e Reynolds (2006), o resumo das características principais da qualidade da informação:
a. Precisas, completas, econômicas, flexíveis, confiáveis, relevantes, simples, verificáveis, acessíveis e seguras.
*Comentário: toda a informação deve ter as características citadas para ser realmente aproveitadas pelos indivíduos e pessoas de uma organização.
Pergunta 8
Uma informação, para ter qualidade e ser valiosa para a empresa, precisa ter uma série de características que dão credibilidade e precisão à informação para uso em uma tomada de decisão. Podemos também dizer que:
c. A qualidade da informação é um dos alicerces para a sobrevivência e maior competitividade das organizações.
*Comentário: a qualidade da informação é um dos alicerces para a sobrevivência e maior competitividade das organizações e norteia a determinação da vantagem competitiva de uma empresa.
Pergunta 9
______________é a comunicação à distância, ou seja, os sinais são transmitidos da origem para o destino por meio de recursos eletrônicos, vencendo barreiras geográficas da origem do sinal:
a. Telecomunicações.
*Comentário: telecom nada mais é que é a comunicação a distância, ou seja, os sinais são transmitidos da origem para o destino por meio de recursos eletrônicos, vencendo barreiras geográficas da origem do sinal.
Pergunta 10
____________ é uma rede dentro de uma organização que utiliza tecnologias da internet para criar um ambiente como o daquela rede dentro da empresa, possibilitando o intercâmbio de informações, comunicações, colaborações e suporte aos processos de negócios.
c. Intranet.
*Comentário: uma intranet é protegida por medidas de segurança como senhas, criptografia e firewalls, podendo, assim, ser acessada apenas por usuários autorizados na internet.
Atividade TeleAula III (2017/1) Princípios de Sistemas de Informação
Pergunta 1
A estrutura de comunicação entre vários processadores é um “arranjo topológico” ligado por enlace físico e organizado por regras claras de comunicação, ou seja, os protocolos. Esses enlaces são as linhas de comunicação. Qual topologia se adapta plenamente às necessidades de cada local por ser flexível?
c. Híbrida.
Pergunta 2
As organizações dependem da informação para tomar decisões, definir metas e objetivos e reavaliar seu processo operacional. As organizações usam as informações de 3 formas:
b. Como recurso, ativo e produto.
Pergunta 3
Segundo Porter, existem 5 forças que interagem entre si e que fazem com que as empresas busquem sua vantagem competitiva em relação ao mercado. O que é vantagem competitiva?
e. É um benefício significativo e idealmente de longo prazo de uma empresa perante seus concorrentes.
Pergunta 4
Telecomunicação é a comunicação a distância, ou seja, os sinais são transmitidos da origem para o destino por meio de recursos eletrônicos, vencendo barreiras geográficas da origem do sinal. Podemos definir meio de comunicação como:
a. Qualquer entidade capaz de carregar um sinal eletrônico e servir de interface entre 
Exercícios III (2017/1) Princípios de Sistemas de Informação
Questão 1. (ENADE 2008) A técnica de encapsulamento utilizada em arquiteturas de redes tem como objetivo prover a abstração de protocolos e serviços e promover a independência entre camadas.
PORQUE
O encapsulamento esconde as informações de uma camada nos dados da camada superior.
Analisando as duas afirmações, conclui-se que:
C) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
Justificativa: a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
Questão 2. Ao ligar o computador, um usuário comum tem a impressão de que o primeiro software (programa) executado é o Sistema Operacional. Isso não é verdade. O hardware (parte física do computador, formado por componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam por meio de barramentos) sofre uma checagem geral pela BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída), esse sim o primeiro software executado. Se não houver nenhum problema com os diversos dispositivos, o processo de inicialização do computador poderá continuar, sendo que o segundo software, denominado bootstrap, será executado. A função do bootstrap, além de atualizar alguns registradores, é permitir ao usuário a seleção do sistema operacional que deverá ser executado/carregado pelo computador. Nos computadores com um único sistema operacional, o bootstrap e a BIOS passam despercebidos. Porém, no caso da Ana, que instalou no seu computador os sistemas operacionais Windows XP, Windows 7, Linux e Solaris, após a checagem do hardware pela BIOS, o GRUB (bootstrap do Linux) apresenta uma interface com uma lista contendo todos os sistemas operacionais disponíveis. Após a seleção pelo usuário, o sistema operacional será executado/carregado. Apesar de ser somente o terceiro software a ser executado/carregado no computador, o sistema operacional tem sua importância. 
Qual a função do sistema operacional? Assinale a alternativa correta.
A) Gerenciar todos os recursos do sistema computacional e esconder do usuário a complexidade do hardware, funcionando como um intermediário entre o usuário e o computador e oferecendo um conjunto mais conveniente de instruções. Trata-se de um software de sistema.
Justificativa: a função básica dos sistemas operacionais é esconder dos usuários a complexidade do hardware.

Outros materiais