Buscar

Desmistificando a Surdez e a Língua de Sinais

Prévia do material em texto

O pensamento da autora no capitulo 2 do livro libras que lingua é essa é nos fazer pensar mas nas duvidas que temos em relação à surdez, formando assim um olhar diferente do mundo dos ouvintes para o mundo dos surdo , ou seja dois mundos desconhecidos entre si 
Surdo, Surdo-mudo ou deficiente auditivo? A maioria dos ouvintes desconhece a carga semântica que os termos mudo, surdo-mudo, e deficiente auditivo. Essa historia de que surdo não fala porque nao ouve é um mito , um surdo pode ser oralizado tanto quanto uma pessoa que ouve ou até melhor a palavra surdo para muitas pessoas gera um tom de estupidez pois ainda é grande o preconceito contra o surdo ,o termo deficiente-auditivo foi criado pelos medicos para o surdo acaba sendo um jeito estupido de se dizer , alem de ser errado de se dizer pois os surdos possuem uma linguaguem propria para se comunicar como qualquer outra pessoa considerada como normal.
O intérprete é a ‘voz do surdo? É muito importante que o surdo tenha um interprete , assim a interçao dele com o mundo ouvinte sera mais facil . No brasil nao temos formaçoes para esse profissionais .( Além disso, afirmar que o surdo precisa de intérprete em espações institucionais em que as pessoas não falam sua língua já é um direito reconhecido pela Lei nº 10.436, aprovada em 24 de abril de 2002. Então, escolas, universidades, repartições públicas, tribunais, hospitais etc. devem atender essa população específica assegurando-lhe o seu direito linguístico de poder ser assistido em sua própria língua.) Assim podemos dizer entao que não é verdade a concepção que temos de que o interprete é a voz do surdo.
O surdo vive no silêncio absoluto? Não , vendo muitos ouvintes vimos que muitos eles acreditam que o surdo vive em mundo silencioso totalmente sem barulho nenhum e de que esta com o surdo e é estar no mesmo mundo deles , os surdos possuem outros jeito de estar no mundo ouvinte , atraves da musica, dos olhos e uma grande capacidade de sentir emoções . Podemos afirmar entao que esse tipo de que eese tipo de afirmaçao que os surdos vivem no silencio absoluto é por sua vez uma dotrina enganada por pensar que o surdo usa a lingua de sinais vive no silêncio absoluto.

Continue navegando