Buscar

Mata do Bugio - Enfoque Didático de Ecologia da Conservação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
LICENCIATURA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E EDUCAÇÃO. 
PRÉ-PROJETO.
MATA DO BUGIO E SUA BIODIVERSIDADE.
O IMPACTO DA URBANIZAÇÃO EM MATA NATIVA. 
ÍTALO LIMA E SILVA, ÍNGRID MARQUES,
Pré-projeto apresentado à disciplina de Estudos e Desenvolvimento de Projeto IV do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas.
Orientadores (as): Prof. ª Mariângela Tambellini, Profº Tiago Marinho e Profª Katia Hiroki. 
UBERABA
2017.
	
	1.Introdução.
	Durante o desenvolvimento histórico e científico do processo de ensino e aprendizagem, se estabeleceram práticas, conceitos e diferentes observações sobre métodos e resultados obtidos. Com o avançar da tecnologia e todas as ferramentas proporcionadas por ela em vários setores da sociedade, muitas possibilidades de comunicação surgiram e dentro da educação não foi diferente. 
	Após transformar a maneira como as pessoas se comunicam, realizam empreendimentos e negócios, e utilizam para diversas finalidades dentro das relações sociais, a rede mundial de computadores (Internet), e todas tecnologias que a envolvem também trouxeram impactos e transformações na relação ensino-aprendizagem. Por consequência disto, é inevitável a transformações na elaboração e apropriação de materiais educacionais desenvolvidos para quem está dentro do processo de ensino. (WILLEY, 2000.). 
 	No dizer de Moraes (2010), para que se alcancem os objetivos desejados através de uma atuação sábia e competente num ambiente de aprendizagem é preciso que se reconheça a multiplicidade das realidades presentes no contexto do projeto e a clareza das suas perspectivas ontológicas e epistemológicas, além de se ter a preocupação com o desenvolvimento de práticas educativas que se adéquem a essas realidades. 
	Na intenção de abordar especificadamente o ensino de ciências biológicas e abrangendo temas que envolvam botânica, zoologia e ecologia é que o projeto de atuação na conservação da “Mata do Bugio’’ foi criado, procurando criar novas maneiras de interação dentro da educação formal e não formal.
	Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." 
	Neste sentido é de grande importância se apropriar de recursos didáticos e de tecnologia virtual, as chamadas ferramentas didáticas virtuais ou objetos de aprendizagem. Sabendo da sua importância para a manutenção e desenvolvimento de princípios de coletividade e construção de habilidades que podem resultar numa efetiva mudança de comportamento. 
	A sustentabilidade e educação ambiental, neste projeto mais especificadamente no que tange a proteção de áreas nativas, corredores ecológicos e locais de rica biodiversidade, procura através de mídias virtuais e o desenvolvimento de aulas e experiências que proporcionem propagar o conhecimento da fauna e importância ecológica da área da Mata do Bugio, Uberaba/MG. 
	A prática de uma ecologia didática junto as necessidades de conservação de áreas ricas em biodiversidade e ao mesmo tempo inseridas na paisagem das cidades, pode potencializar o interesse social e pedagógico de comunidades, escolas e outras entidades e iniciativas atuantes na educação e conscientização ambiental. 
2.Objetivos.
	
	O objetivo geral deste projeto didático se consolida em:
Aplicar a educação ambiental de maneia efetiva, inovadora e diversificada com ferramentas práticas e interativas. 
Trabalhar dentro da educação como mediador entre o meio ambiente e o indivíduo em formação inserido no processo de ensino.
Valorizar o processo ensino-aprendizagem de ecologia e dentro disso outras disciplinas das ciências biológicas, com a utilização de objetos de aprendizagem para que conceitos sobre importância e conservação sejam melhores absorvidos.
Proporcionar informações e conceitos sobre a importância de preservação de áreas verdes e o impacto de sua degradação. 
Trabalhar no eixo pesquisa-ensino-extensão e unir universidade, escolas e espaços que possam atuar como local para educação não-formal.
	3. Material e métodos. 
	Metodologia Teórica.
De acordo com, Dias (2014): O cotidiano educacional nos remete constantemente a tomadas de decisões na perspectiva da ampliação da consciência da sua realidade. Dessa forma, o educador estará confrontando produções teóricas com as suas próprias condutas e, na condição de crítico do seu próprio trabalho, estar caminhando rumo à aquisição de novos conhecimentos para a teoria e a prática do ensino.	
	Buscando a aquisição de novas práticas que tragam a reflexão e possíveis novas ações dentro da educação ambiental esse projeto pode vir a ser eficaz no propósito estabelecido pois alia a interação tecnológica e comunicação virtual com conceitos e informações sobre ecologia e educação ambienta. Além disso, propicia conhecimento sobre áreas regionais que necessitam de ações preventivas de conservação e ressalta a biodiversidade local que muitas vezes não é conhecida mesmo presente no cotidiano urbano e social.
	Utilizando softwares que auxiliam na criação de slides animados, que tragam imagens reais (fotografias devidamente autorizadas de exibição) da fauna e flora existente na denominada “Mata do Bugio” (Figura 1.) uma região recém desmatada para construção de empreendimentos imobiliários na região periférica do município de Uberaba. 
	O conteúdo temático será disponibilizado com a utilização do software Prezi ©, (Figura 2.) com guia e catálogo de espécies da Mata do Bugio bem como exploração das secções referentes a ecologia, problemas ambientais e conhecimento da página em rede social (Figura 3.) do projeto de preservação da mata. O guia contará com espécies que ocorrem no local e vivem na região, indo desde insetos, répteis, pássaros até mamíferos e a diversidade de flora também na região. Cada espécie, assim como seções de perigos e importância da mata e link para a página virtual do projeto “SOS MATA DO BUGIO’’ estarão disponibilizados em janelas individuais que se abrem ao clicar na foto ou símbolo em questão.
Figura 1.
Legenda: Mata do Bugio, localizada após o cruzamento da Av. Filomena Cartafina com a rodovia federal BR-050, situa-se à 7 quilômetros do centro de Uberaba/MG.
	Com um layout de fácil compreensão utilizando imagem real da mata em vista panorâmica é que se inicia o processo de ensino aprendizagem deste objeto de aprendizagem. Retratando realidades de antes da intervenção antrópica e depois do processo de urbanização esperasse despertar o interesse dos alunos que interajam com o aplicativo educacional.
	 Ícones disponibilizados ao redor a imagem principal citada ao serem clicados levarão a outras páginas do objeto de aprendizagem com conteúdo referentes as imagens que estarão disponibilizadas. Distribuindo os conceitos:
Importância ecológica.
Efeitos da interferência da urbanização.
Possíveis medidas preventivas e de educação ambiental.
Informações sobre fauna e flora da região.
	Com cerca de 8 a 10 ícones distribuídos com conteúdo referentes a fauna, diversidade ecológica do ambiente, problemas ocorrentes, entrevistas e imagens diversas da área, exercícios sobre educação ambiental, ações possíveis para preservação dentre outros temas relevantes é que procura tratar o tema de maneira lúdica com o uso de imagens e vídeos do local e sua diversidade e problemas ecológicos. (Anexo 1.). Ao se clicar em cada ícone em formato de foto uma nova janela se abrirá. O aluno poderá encontrar maiores informações e fotos sobre a imagem ou tema que foi escolhido. (Figura 2.)
Figura 2.
Legenda: exemplo básico do layout principaldo aplicativo, com ícones referentes a fauna local que quando clicados abrem uma nova janela com fotos e informações sobre cada espécie ali referenciada.
Figura 3.
Legenda: Imagem do facebook (rede social) do projeto de educação ambiental SOS MATA DO BUGIO.
	Metodologia prática...
	
	5. Referências Bibliográficas.
AUDINO, Daniel Fagundes; DA SILVA NASCIMENTO, Rosemy. Objetos de Aprendizagem–diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, 2012.
BRASIL. Lei nº Lei nº 9795, Art 1º. 1999. Disponível em:
http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 17 de outubro de 2016.
BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização, espiritualidade: a emergência de um novo paradigma. Editora Ática, 1993.
CAMPOS, Luciana M. Lunardi; DA SILVA DINIZ, Renato Eugênio. Practice as source of learning and knowledge that comes from experience: what science and biology teachers say about. Investigações em Ensino de Ciências, v. 6, n. 1, p. 79-96, 2001.
CAPRA, Fritjof; EICHEMBERG, Newton Roberval. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
DIAS, Juçara dos Santos Ferreira et al. Objetos de aprendizagem: seu potencial de reuso na prática da educação ambiental para a população negra. 2014.
PEDRANCINI, Vanessa Daiana et al. Saber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2008, vol.14, n.1, pp.135-146.
TRIGUEIRO, André. Meio ambiente no século 21. 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Autores Associados, 2005.
	6.Anexos.
	Anexo 1.
Legenda: Imagens que serão utilizadas como ícones e demonstrativos sobre as explicações de fauna, flora e ecologia dentro do objeto educacional de aprendizagem.

Continue navegando

Outros materiais