Buscar

UNID. 4 seção 4.3 preconceito e discriminação.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTENDA 
PRECONCEITO
DISCRIMINAÇÃO 
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
LEI DE COTAS 
MACHISMO
SOCIEDADE, EXCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS – seção 4.3 – preconceito e discriminação da população negra e indígena e outros segmentos marginalizados.
O preconceito se expressa no Brasil nos grupos considerados fora do PADRÃO estabelecido por nossa sociedade.
Assim dizemos que  PRECONCEITO é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude � HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o" \o "Discriminação" �discriminatória� perante pessoas, culturas, lugares ou � HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Tradi%C3%A7%C3%A3o" \o "Tradição" �tradições� considerados diferentes ou "estranhos".
É o ato de separar, injuriar e humilhar. Pode ocorrer em diversos contextos, porém o contexto mais comum é o � HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade" \o "Sociedade" �social�, através da discriminação social, cultural, étnica, � HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica" \o "Política" �política�, � HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Intoler%C3%A2ncia_religiosa" \o "Intolerância religiosa" �religiosa�, � HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Sexismo" \o "Sexismo" �sexual� ou � HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o_et%C3%A1ria" \o "Discriminação etária" �etária�, que podem, por sua vez, levar à � HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_social" \o "Exclusão social" �exclusão social�.
São formas de manutenção de privilégios de determinados grupos e de negação direitos básicos a outros tantos grupos. 
É assim chamada a Lei n.8.213/1991. A referida lei, em seu artigo 93, determina o preenchimento de 2% a 5% dos cargos das empresas com pessoas com deficiência. A porcentagem se modifica conforme o tamanho da empresa.
É o comportamento de um individuo que supervaloriza as características do sexo masculino, reconhecendo a superioridade dos homens em relação as mulheres e legando a estas posições de subalternidade e submissão em relação ao sexo masculino.

Outros materiais