Buscar

Hemostasia- causas de prejudiciais a hemostasia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hemostasia
Durante os procedimentos cirúrgicos a contenção de hemorragias é essencial para o sucesso do procedimento cirúrgico, alguns fatores podem dificultar este processo devido a distúrbios da coagulação, segue alguns deles
Doença de Von Willebrand (vWD)- A vWD é o distúrbio hemorrágico hereditário mais comum, com uma prevalência estimada em 0,1 a 1% da população em geral. É causada por uma deficiência ou defeito envolvendo o fator de von Willebrand (vWF). O vWF possui domínios específicos para ligação do fator de coagulação VIII, heparina, colágeno e glicoproteínas Ib e IIb-IIIa (GP-Ib e GPIIb-IIIa) de plaquetas.
Hemofilia A- A hemofilia A ocorre em cerca de 1 a cada 5.000 nascimentos e é caracterizada por uma deficiência ou defeito do fator de coagulação VIII, A severidade clínica da hemofilia A apresentam correlação significativa com os níveis medidos de atividade coagulante de fator de VIII. Em geral, níveis de fator VIII abaixo de 1% estão associados a sintomas hemorrágicos graves. Como a atividade coagulante do gene codificador do fator VIII é transportada pelo cromossomo X, a doença manifesta-se em indivíduos do sexo masculino hemizigotos. 
Deficiência de vitamina K: No fígado, existe uma carboxilase dependente de vitamina K que sintetiza o ácido gamacarboxiglutâmico, necessário à função biológica da protrombina e dos fatores VII, IX e X. Na ausência da vitamina K, há síntese de uma protrombina anômala que não possui os resíduos gamacarboxiglutâmicos. Os imunoensaios específicos realizados em casos de deficiência de vitamina K revelam a ocorrência de uma diminuição aguda dos níveis normais de protrombina e de um aumento concomitante dos níveis de desgamacarboxiprotrombina anormal.
Hemorragia fármaco-induzida: Anticoagulação excessiva após a administração de varfarina e subsequente à hemorragia induzida por varfarina. A superdosagem de varfarina ou a potencialização de sua ação por outros fármacos ou condições médicas sobrepostas (p. ex., má absorção, doença hepática) provoca uma anticoagulação excessiva, que pode ser acompanhada de hemorragia severa. O tempo de protrombina (TP), expresso em relação normalizada internacional (INR), está aumentado.

Outros materiais